Ao contrário do que a Globo esperava
o “Jornal Nacional” não teve ganho de audiência durante a última Copa mesmo
concentrando um grande noticiário ao vivo sobre a nossa seleção. A queda de
audiência não aconteceu somente depois da derrota de 7 a 1 para a Alemanha.
Agora também com o farto noticiário sobre a corrida eleitoral presidencial o JN
vem perdendo audiência - – uma audiência que tem migrado para os telejornais concorrentes.
Um das causas da queda de audiência é não tenho dúvidas os horários alterados provocados
pelos jogos da Copa e agora pela propaganda eleitoral. O telespectador tem
hábitos e um deles é o de estar acostumado é o de estar acostumado com o mesmo
horário há anosa. Mudou tudo fica diferente p ara ele, telespectador que também
encontra na mudança geralmente rejeitada, um bo9m motivo para procurar novas
opções jornalísticas ou não. Também é preciso levar em conta que embora ainda
seja o telejornal mais visto do país o JN continua com o mesmo e desgastado
formato faz muito tempo e o telespectador anda sempre em busca de novidades e
as encontra no jornalismo que praticam um jornalismo tão bom e até melhor do
que o do JN, o seja, muitas vezes com mais agilidade e com um noticiário que
mesmo sendo o mesmo é apresentado de forma diferenciada. Portanto, não se deve
responsabilizar somente a dança de horários para a fuga do telespectador: o JN
precisa ficar atento para o dado mais importante: O público quer mudanças e se elas
não vierem urgentemente o JN acabará perdendo totalmente a sua força, audiência
de credibilidade. (Eli Halfoun)
segunda-feira, 1 de setembro de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário