domingo, 21 de setembro de 2014

Crianças são mestres que nos ensinam o mundo e algria de sorrir sem mentir


Um dos maiores enganos do homem (ou seria pretensão?) é o de acreditar que são os adultos que ensinam as crianças. Dependendo da situação não é bem assim: estamos confundindo dar educação, que é obrigação dos pais com ensinar. Regras de educação são básicas, mas muitas vezes são confundidas: é comum ouvir pais e mães comentando que “a professora não está educando meu filho”. Não deve estar mesmo simplesmente porque professores não para educar, mas sim para alfabetizar. Quem dá educação em casa são os pais. Educação nada tem a ver com ensinar. É a vida que ensina as crianças que em na verdade são quem ensinam cada vez mais aos adultos.
A sinceridade e a ingênua visão infantil nos enchem de lições diárias. Pense quantas vezes os adultos não aprendem grandes lições com as naturalmente sábias crianças em casa e nas ruas. Crianças conseguem ter um comportamento inteiro e sincero que os adultos limitam na medida em que a vida lhes impõe obrigações, cuidados e um sem número de regras muitas vezes absolutamente desnecessárias. Mesmo também seguindo as regras determinadas pelos adultos as crianças preservam um mundo próprio – um mundo de fantasias quer ainda viajam por todos os sonhos e todas as ilusões - que os adultos tentam sempre tirar das crianças apenas porque não sabem aprender a brincar e viver as brincadeiras de aprender e a brincar de ensinar.
É brincando, agindo natural e ingenuamente que as crianças se permitem nos mostrar e ensinar como o ser humano é maior, muito maior do que percebe. As crianças percebem essa grandeza e se fazem maiores no sentimento na verdade e em seus gigantescos momentos de vida, mesmo quando a infância não lhes é socialmente das mais agradáveis.  Essa é, aliás, uma lição que a garotada nos ensina todos os dias: crianças têm sempre uma visão otimista da vida e sabem que o ruim de hoje será o bom amanhã. São as crianças que nos ensinam também sempre com sincera alegria, que é sempre possível transformar qualquer falta ou perda em ganho em vida feliz: crianças são criativas e se não podem brincar com os eletrônicos brinquedos modernos aprendem a fazer de qualquer caixa de sapato uma feliz casinha uma feliz casinha e de qualquer lata de sardinha o mais luxuoso carro do mundo. Crianças nos ensinam que viver é ter o poder da transformação e que só assim é permitido e adequado aprender a transformar não exatamente objetos, mas essencialmente em brinquedos de felicidade a vida.

As lições que as crianças distribuem diariamente mostram que não é necessário marcar no calendário um dia. Todo dia é dia da criança porque são sempre dias de alegria, felicidade e lições. Crianças são a vida sorridente que o mundo precisa aprender a enxergar e a viver com elas. (Eli Halfoun) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário