quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Tom Jobim ensinou André Rieu a tocar com o coração


“Jacques Klein, compositor e pianista brasileiro, era meu amigo. Ele me apresentou Tom Jobim, a quem amo muito. Eu sabia tocar violino, mas tocar com o coração foi ele quem me ensinou. Morei no Rio por seis meses, na década de 70. Amo a música brasileira e falo um pouco de português, muito musical e sensual. Também sou fã de capoeira”.
“Os puristas da música clássica dizem sistematicamente que faço uma perversidade, mas isso tem mudado. Se tem uma coisa que odeio é gente esnobe. Meu pai também não gostava que eu tocasse valsas e achava que eu tinha de tocar música clássica. Só depois que ele presenciou o que eu fazia é que entendeu. Amo as músicas populares. Por que deveria tocar algo que ninguém quer ouvir? Alguns acham que, só porque uma música é popular, a qualidade da peça deve ser ruim”.

As declarações são do violonista André Rieu, que tem se apresentado frequentemente no Brasil e foram dadas para o jornalista Bruno Astuto da revista Época. Rieu mostra que música boa é aquela que é tocada para todos e entendida por todos. Só assim se consagra um sucesso. (Eli Halfoun)

Nenhum comentário:

Postar um comentário