terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Crônica: NADA É TUDO

A capacidade de superar-se é que garante ao homem a busca de novos desafios, sejam físicos ou emocionais, e a sobrevivência em cada momento por mais cruel que esse momento possa ser ou ter sido. O homem está sempre mostrando que é capaz: está sempre superando qualquer tipo de dificuldade e com verdadeiras lições de otimismo e de vida. Sem desafios ou obstáculos viver não costuma ter a menor graça. Afinal viver é superar-se dia a dia.
Não são poucas as pessoas que preferem reclamar de tudo e não fazem o menor esforço para seguir em frente, lutar (e vencer) os obstáculos. Tem gente que reclama muito e não faz nada; tem gente que faz muito e não reclama nada e são esses sempre os verdadeiros vitoriosos.
Às vezes nada é tudo, especialmente quando o nada em questão é do verbo nadar. Quem quiser ter lições de otimismo, esperança e vida precisa passar algumas horas na piscina do Tijuca Tênis Clube para perceber que, com esforço, dedicação e, evidentemente, ajuda é possível deixar de ser um peixe fora da água para ser, na vida e na água, um “peixe” que desliza normalmente, com dignidade e sem nenhum medo ou vergonha de ser o que é. Pelo contrário: são saudáveis heróis que podem orgulhar-se de ter vencido desafios físicos e conquistado literalmente um merecido lugar ao sol. E não só no verão
Vítimas de paralisia cerebral, paralisia infantil, acidentes vasculares e outras limitações físicas fazem diariamente com que a piscina do Tijuca Tênis Clube seja a confirmação de que é sempre possível vencer obstáculos emocionais e físicos.
Fico olhando entusiasmado para pessoas que saem de uma cadeira de rodas para mesmo com limitações físicas recuperarem na água o entusiasmo pela vida. Para elas nada, do verbo nadar, é realmente tudo porque é da água da piscina que essas pessoas seguem em frente com menos problemas físicos e, certamente, com mais, muito mais prazer e alegria.
São pessoas dão um verdadeiro banho de vida, mas isso só é possível graças ao trabalho heróico de um dedicada equipe que com competência profissional e carinho por seus alunos especiais, transformam algumas raias da piscina do Tijuca Tênis Clube ( que tem o mérito de ter acreditado e aberto espaço, coisa rara, para esse tipo de trabalho) em um novo e maravilhoso caminho para quem nem andar direito podem. Ainda. São profissionais assim que fazem alunos especiais darem um verdadeiro e novo mergulho para a vida.
* Com ou sem água

Nenhum comentário:

Postar um comentário