Você, leitor, que gosta de brincar de chef nos finais de semana fica em um “avental justo” quando uma abobrinha cai em suas mãos na cozinha. O que fazer com um legume que não costuma permitir muitas variações? Certamente já pensou em apenas refoga-la no azeite ou rechear com carne e queijo. Já pensou em fazer uma lasanha de abobrinha? Quem indica a receita é a chef Patrícia Abonadanza. Olha só como é simples. Os ingredientes são 500g de massa para lasanha, 300g de queijo ementhal fatiado, 300g de abobrinha fatiada no sentido do comprimento, l litro de molho bechamel, 250ml de molho pesto, 100g de queijo parmesão ralado. Para início de conversa cozinhe a massa da lasanha até que fique “al dente”; grelhe as fatias de abobrinha e monte a lasanha alternando camadas: molho bechamel, massa de lasanha, molho pesto, abobrinha e queijo ementhal. Quando terminar a montagem salpique o parmesão ralado e leve ao forno médio até que a lasanha fique bem dourada.
Já sei, complicou com os molhos. Pode “descomplicar” que são de fácil preparo. Anote: para o molho bechamel você precisa de ½ cebola, 2 cravos da índia, 1 folha de louro, l litro de leite, 50g de farinha de trigo, 500g de manteiga e sal, pimenta do reino e noz moscada ralada na hora. Vamos preparar: leve a manteiga ao fogo e quando derreter jogue a farinha de uma só vez e mexa por 30 segundos. Agora adicione a cebola com os cravos e a folha de louro. Reduza o fogo e cozinhe por mais ou menos 10 minutos, mexendo de vez em quando. Ta pronto: é só temperar com sal pimenta, noz moscada e coar.
O molho pesto também é “moleza”. Use 4 dentes de alho, 1 xícara de manjericão, 2 colheres de chá de pinolli ou nozes, 100g de queijo pecorino ou parmesão ralado, 200ml de azeite de oliva e como sempre sal e pimenta do reino. Agora basta bater tudo no liquidificador e conservar na geladeira. Se tiver amigos e amigas de origem italiana não deixe de convidar. Até os italianos morrerão de inveja da lasanha de abobrinha. Em tempo: nunca mais fale que abobrinha não serve pra nada.
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário