quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

COM ABOBRINHA TAMBÉM SE FAZ LASANHA. EXPERIMENTE

Você, leitor, que gosta de brincar de chef nos finais de semana fica em um “avental justo” quando uma abobrinha cai em suas mãos na cozinha. O que fazer com um legume que não costuma permitir muitas variações? Certamente já pensou em apenas refoga-la no azeite ou rechear com carne e queijo. Já pensou em fazer uma lasanha de abobrinha? Quem indica a receita é a chef Patrícia Abonadanza. Olha só como é simples. Os ingredientes são 500g de massa para lasanha, 300g de queijo ementhal fatiado, 300g de abobrinha fatiada no sentido do comprimento, l litro de molho bechamel, 250ml de molho pesto, 100g de queijo parmesão ralado. Para início de conversa cozinhe a massa da lasanha até que fique “al dente”; grelhe as fatias de abobrinha e monte a lasanha alternando camadas: molho bechamel, massa de lasanha, molho pesto, abobrinha e queijo ementhal. Quando terminar a montagem salpique o parmesão ralado e leve ao forno médio até que a lasanha fique bem dourada.
Já sei, complicou com os molhos. Pode “descomplicar” que são de fácil preparo. Anote: para o molho bechamel você precisa de ½ cebola, 2 cravos da índia, 1 folha de louro, l litro de leite, 50g de farinha de trigo, 500g de manteiga e sal, pimenta do reino e noz moscada ralada na hora. Vamos preparar: leve a manteiga ao fogo e quando derreter jogue a farinha de uma só vez e mexa por 30 segundos. Agora adicione a cebola com os cravos e a folha de louro. Reduza o fogo e cozinhe por mais ou menos 10 minutos, mexendo de vez em quando. Ta pronto: é só temperar com sal pimenta, noz moscada e coar.
O molho pesto também é “moleza”. Use 4 dentes de alho, 1 xícara de manjericão, 2 colheres de chá de pinolli ou nozes, 100g de queijo pecorino ou parmesão ralado, 200ml de azeite de oliva e como sempre sal e pimenta do reino. Agora basta bater tudo no liquidificador e conservar na geladeira. Se tiver amigos e amigas de origem italiana não deixe de convidar. Até os italianos morrerão de inveja da lasanha de abobrinha. Em tempo: nunca mais fale que abobrinha não serve pra nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário