quinta-feira, 15 de março de 2012

Visão exagerada só ajuda a aumentar o preconceito. Qualquer preconceito

Não adiante nos enganarmos: o Brasil é sim um país preconceituoso (alimenta e exerce principalmente o preconceito social) e com a desculpa de combater o preconceito às vezes comete exageros como, por exemplo, o de enxergar preconceito onde ele nem existe. É o caso do azeite Galo, que está retirando do ar um comercial no qual diz que é rico e que a garrafa escura é segurança. Pronto: bastou essa frase para que entidades que defendem o fim do preconceito contra os negros vissem um subjetivo preconceito onde ele realmente não existe e muito menos vindo de um produto português (portugueses sempre endeusaram o casco escuro de nossas belas negras). Procurar atitudes preconceituosas em tudo é mais do que um exagero. É uma maneira de perpetuar o preconceito, qualquer tipo de preconceito. A luta contra o preconceito só será inteiramente vitoriosa quando pararmos de procurar (como se estivéssemos com uma lupa nas mãos) preconceito em tudo o que se faz, se diz, se escreve e se ouve. Esse tipo de conduta só faz aumentar o preconceito porque chamas atenção para ele até onde não existe e jamais foi sequer insinuado. Estão fazendo uma salsada com o azeite que não escorregou em seu criativo anúncio. (Eli Halfoun)

Nenhum comentário:

Postar um comentário