sábado, 10 de março de 2012

CRÔNICA -------- Dia de renascer

Todo dia é dia de renovar-se. De renascer e RENASER (ser no renascimento). A vida é um exercício diário de ressurreição, renascendo para um tempo melhor na busca do encontro e reencontro mais inteiro, emocional e espiritualmente. É a ressurreição o sentido maior da Páscoa, que é mais, muito mais, do apenas saborear ovos de chocolate que adoçam a boca e fazem também mais doce aquele coração que renasce diariamente para o amor. Para o viver de amor.
Não há quem não tenha momentos felizes para recordar na Páscoa: todos os sonhos infantis viveram (e revivem) nos ovos escondidos no quintal e na alegria que era e é encontrá-los, a nos mostrar que a vida renasce na alegria da festa. Quase não há mais quintais, mas os sonhos infantis de todos nós, inclusive adultos-crianças, continuam alimentando a vida: o que é a vida sem sonhos, sem o prazer da esperança de sonhar acordado?
A escolha do ovo como símbolo da Páscoa é a existência da vida intimamente ligada ao ovo como representação do nascimento É a vida fazendo da Páscoa a maior e mais importante festa da Cristandade. Festa do homem. Festa de dizer sim ao amor e investir na solidariedade por um mundo mais fraterno.
A Páscoa cristã tem origem no Pesach judaico, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito. Para os cristãos a Páscoa é a celebração da ressurreição de Jesus Cristo (uma vitória sobre a morte) depois da crucificação que teria ocorrido nessa época do ano em 30 ou 32 D. C.
Outra tradição da Páscoa é o coelho que simboliza a fertilidade, e, portanto, o nascimento e o renascimento. A ressurreição é o motivo maior da festa que os franceses chamam de Pâques, os espanhóis de Pascua e os italianos de Pasqua. O idioma se modifica, o sentido não: é o mesmo no alemão Ostern, no árabe Idu-l-Fish, no basco Bazco, no inglês Easter. Em qualquer idioma o amor da Páscoa é sentimento que não precisa de tradução, especialmente quando mostra a vida e a ressurreição “daquele que morreu para nos salvar”.
Quando abrir seu colorido ovo de Páscoa e saborear o chocolate lembre docemente que Páscoa é reencontro. É renascer. É acima de tudo ficar frente a frente com o melhor a oferecer e receber, viver e reviver. Páscoa não é morte. É ressurreição. É renascimento. Feliz vida para você. (Eli Halfoun)

Nenhum comentário:

Postar um comentário