terça-feira, 13 de março de 2012

CRÔNICA ----- Ficção real

O brasileiro, sempre em busca de alguma coisa que o faça esquecer as muitas decepções do dia a dia, é um apaixonado, o que prova que prova que, ainda bem, é movido por amor, único combustível que ainda o faz otimista, cheio de esperança e sempre pronto para seguir em frente, mesmo não sabendo aonde chegará.
Futebol e carnaval são disparadamente as maiores paixões dos brasileiros que ultimamente incluiu também as novelas entre seus amores arrebatadores. Brasileiro, seja de qualquer classe social, não vive mais sem novelas e deve orgulhar-se delas: o Brasil pode não ser o maior, mas é sem dúvida o melhor produtor de novelas do mundo. Nossos folhetins fizeram escola e conquistam respeito e platéias de emissoras de vários países.
A questão aqui não é discutir a qualidade (ou falta de) das novelas e sim o que elas nos mostram e quanto devem nos preocupar. Os autores (e os temos competentíssimo) costumam dizer que embora novela seja uma obra de ficção eles, autores, procuram aproximar-se o mais possível da realidade. É, aliás, na realidade que estão sempre as mais incríveis e inacreditáveis dos capítulos diários das novelas da vida real.
Até por falta de opções de lazer (ninguém mais tem dinheiro ou coragem para sair de casa) assistir novela virou quase uma obrigação com horário determinado. Quem as assiste diariamente, ou mesmo esporadicamente, tem muitos motivos para preocupar-se com a total falta de caráter, a maldade, o subir na vida a qualquer preço. Pelas novelas desfilam diariamente personagens que por absoluta falta de caráter chegam a ser assustadores até quando se mostram bonzinhos para conseguir o que desejam. Há quem argumente que novelas são apenas uma obra de ficção, mas nem por isso deixam de ter o poder de influenciar a conduta de muitos telespectadores.
Se é, como garantem alguns autores, da vida real que vem o “gancho” para a ficção das novelas o desfile de personagens sem escrúpulos e sem caráter fica mais acentuados e mais, muito mais, preocupantes porque nos mostram que a realidade inspiradora das novelas está cheia de pessoas que deveriam ser apenas personagens: - personagens tem tempo de duração e na ficção, ao contrário da realidade, os ruins e sem caráter acabam sempre pagando pelos crimes que cometeram durante, às vezes, incontáveis capítulos.
Quando ficção e realidade se mostram e se misturam nas novelas é preciso uma urgente reflexão: está na hora de mudar as novelas ou mudar, principalmente a vida real. Antes que seja tarde. Muito tarde. (Eli Halfoun)

Nenhum comentário:

Postar um comentário