quinta-feira, 29 de março de 2012

CRÔNICA ------ Tempo de renascer

É comum ouvir pessoas dizendo (na verdade reclamando) que a vida é difícil, muito difícil de ser entendida. Não é não: basta perceber que a vida é um exercício diário de ressurreição e de um renascer constante para um tempo melhor na busca do reencontro mais completo e do encontro mais inteiro do amor físico e espiritual.
Esse renascer é também um “renasSER” no sentido de estar, fazer e viver é, embora poucos percebam é o verdadeiro sentido da Páscoa. A Páscoa é sim uma festa, a mais importante festa do cristianismo. Não é apenas tempo de saborear ovos de chocolate que adoçam a boca e devem fazer o coração (qualquer coração) mais doce para renascer diariamente na ressurreição da vida. Para o viver docemente só de amor e do bem.
Até o mais sofrido, o mais cético e o mais frio dos seres humanos traz na memória lindos momentos de Páscoa para recordar. São sonhos infantis que como pintinhos vivem e revivem nos ovos escondidos no quintal e na alegria que foi encontrá-los. Por isso mesmo devem continuar a sendo procurados nos quintais floridos de nossa memória. O mais cético certamente dirá que nesses tempos modernos não há mais quintais. Não importa: os sonhos infantis continuam alimentando a vida das crianças e dos adultos. Afinal, o que é a vida sem sonhos e sem o prazer da esperança de sonhar inclusive e principalmente acordado?
Na hora de dar e receber seu ovo de Páscoa não limite esse momento a apenas uma troca de presentes. O ovo de Páscoa é muito mais do que isso: a escolha do ovo como símbolo da Páscoa representa como símbolo a existência da vida. O ovo é a representação do nascimento e do renascimento. É vida fazendo da Páscoa a maior e a is importante festa da cristandade. Do homem que renasce para fazer o bem. É o mais importante momento de dizer sim ao amor e investir na solidariedade por um mundo mais fraterno.
Historicamente a Páscoa cristã tem origem no Pesach judaico, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito. Para os cristãos a Páscoa é a celebração da ressurreição de Jesus Cristo. Uma vitória sobre a morte depois da crucificação que teria ocorrido nessa época do ano em 30 ou 32 D. C (não há registros corretos)
A Páscoa também é simbolizada pelo coelho que representa a fertilidade e, portanto, o nascimento e renascimento. A ressurreição é considerada o motivo maior da festa que os franceses chamam de Pâques, os espanhóis de Pascua e os italianos de Pasqua. Não importa o idioma. Importante é que o sentido da festa é o mesmo para todos, ou seja, no alemão Ostern, no árabe Idu-I- Fish, no basco Bazco, no inglês Ostern. Em qualquer idioma a Páscoa é a festa do amor e amor é sentimento que não necessita de tradução, especialmente quando mostra a vida e a ressurreição “daquele que morreu para nos salvar”.
Quando abrir seu colorido ovo de Páscoa para saborear o doce chocolate lembre docemente que a Páscoa é reencontro. É renascer. É acima de tudo ficar frente a frente com o melhor a oferecer e receber. O melhor a viver e reviver. Páscoa não é morte. É a rressureição. É renascimento.É a vida. (Eli Halfoun)

Nenhum comentário:

Postar um comentário