segunda-feira, 12 de março de 2012

CRÔNICA ----- De fé, camarada

O medo do desconforto de ficar só e a necessidade de ser gostado, admirado e de alguma forma elogiado é o que nos faz confundir conhecimento com amizade. Os quase amigos são muitos e os colecionamos no trabalho, nas ruas. O jornaleiro da esquina é um conhecido diário, o português da mercearia também, assim como outros (muitos outros). Mas amigos, aqueles de fé, irmãos camaradas como Roberto Carlos canta, são raros. Às vezes nem os temos ou os temos e nem sabemos.
O homem está sempre buscando alguma coisa e essa busca inclui tentar encontrar e fazer amigos. Geralmente só fazemos conhecidos. Não é possível eleger um amigo (como no amor a amizade também tem que ser recíproca), mas é possível reconhecer um. Tem gente quer nasceu para ser amigo, mesmo que às vezes a convivência não seja tão intensa. O verdadeiro amigo se revela inteiro sincera e intensamente.
Meu amigo Marcus Vinicius, o Marquinhos, é uma dessas pessoas que nasceu para ser amigo. Brincalhão, elétrico (dá sempre a impressão de que acabou de trocar a pilha), é acima de tudo um exemplo de como é e estar sempre de bem com a vida. Com ele não tem hora ruim: está sempre alegremente sorridente e brincalhão.. Tudo para ele está sempre bom. É pura e completa emoção em qualquer situação. É fisicamente uma versão masculina da Olívia Palito: corpo esguio, sorriso farto, presença cativante que rapidamente conquista a simpatia até das pessoas mais rabugentas e não são poucas as que encontramos..
É também um exemplo de como o brasileiro é autodidata e aprende tudo com facilidade. Marquinhos é assim. Não desperdiçou a oportunidade que a vida ofereceu e aprendeu com entusiasmada alegria e intensa humildade (a humildade de quem realmente quer e sabe aprender tudo) tudo sobre marketing, promoção e produção de espetáculos. Hoje é na área de eventos e um profissional da melhor qualidade, de grande experiência e de muitos amigos.
Mesmo quando os problemas pessoais possam estar afetando (ninguém está livre deles) Marquinhos se faz maior em sua capacidade de ser feliz, de mostrar-se feliz, de estar sempre sorrindo para e com a vida. Se fez, com o aprendizado na vida, bom pai, bom filho,bom profissional. É um boa vida,mas não daqueles que não querem trabalhar e sim, dos que aprenderam a fazer do trabalho um prazer e uma enorme e renovadora alegria.
Meu amigo Marquinhos é um exemplo raro do que é ser amigo E é também o exemplo maior de que amigos podem existir e estão por aí. Cabe a nós enxerga-los e reconhece-los. (Eli Halfou)

Nenhum comentário:

Postar um comentário