domingo, 1 de janeiro de 2012

CRÔNICA ---- Colorindo o ano

Hoje é o primeiro dia do ano. Talvez você tenha acordado de ressaca, mas sem dúvida cheio de esperança e de planos que ajudarão a deixá-lo livre das muitas outras dores de cabeça que o roteiro da vida nos coloca diariamente. É uma dor de cabeça que não se cura, como a da ressaca (não precisa ser necessariamente alcoólica) que você deve estar sentindo, com analgésico. São dores de cabeça que mesmo incômodas fazem com que na maioria das vezes a vida ganhe mais sentido e mais dinamismo porque é enfrentando obstáculos e dores de cabeça que podemos seguir em frente na e com vida. Viver seria muito desagradável se todo dia tudo fosse sempre igual, se tudo acontecesse direitinho e não nos permitisse nenhum avanço e nenhuma conquista. Viver é conquistar alguma coisa diariamente. É principalmente reconquistar-se a cada momento.
Abra o computador no word (se preferir use uma folha de papel em branco) e simplesmente escreva os planos para o ano que se inicia. Escreva sua verdadeira emoção (não importa que sejam frases feitas porque as emoções nunca se repetem da mesma forma). A partir das emoções que encherão o espaço do computador ou a folha de papel de letras e palavras você estará se abastecendo de sentimento e coragem. Escrever talvez seja a melhor maneira der refletir e de desejar que a vida seja muito mais do que um sonho, mais, muito mais do que apenas planos.
É nesse espaço (ou papel em branco) que nesse primeiro dia do ano você pode colorir seu coração não apenas de vermelho, mas com todas as cores que possam alegrar sua vida e muitas outras vidas. Experimente escrever sem egoísmo. Experimente não pensar apenas naquilo que você deseja, mas sim e principalmente em tudo o que pode proporcionar aos outros, de familiares a pessoas que você nem conhece. A partir do momento em que colocar ponto final no texto, estará colocando ao mesmo tempo um parágrafo inicial para a vida que se apresentará no ano que começa. Textos como esse que provavelmente você está fazendo podem ter sempre um ponto final. Emoções não têm ponto final, ponto e vírgula ou vírgula: emoções seguem em frente sem que nada interrompa o caminho ou diminua a sua pressa. No primeiro dia de 2013 releia o que escreveu (ou está escrevendo) e descubra que a verdade da emoção será sempre a mesma, sai ano, entra ano. Importante é que nesse primeiro dia de 2012 você perceba que o melhor projeto para o ano que se inicia não é ganhar dinheiro, conquistar méritos profissionais, realizar tantos e tantos sonhos. O melhor projeto do novo ano é viver. Com a emoção explodindo a cada dia como certamente explodirá no espaço ou papel em branco que você está preenchendo agora. Com emoção. (Eli Halfoun)

Nenhum comentário:

Postar um comentário