segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Crônica - O DESCRÉDITO ESTÁ NAS FILAS

Esperar na fila faz parte do cotidiano do brasileiro que já considera esse tipo de espera normal no dia a dia. Enfrentamos todo tipo de fila: tem longa espera pra isso, para aquilo e até (ou principalmente) no banco: para sacar o dinheiro que depositamos e que, portanto, é nosso só nos entregam se esperarmos na fila, uma espera que geralmente pode durar uma hora de muita impaciência com muita reclamação e conversa jogada fora.
Parece que, infelizmente, estamos nos acostumando com certas coisas e por isso mesmo já nem damos tanta importância ao que nos cerca e incomoda. Um exemplo está nos assaltos a transeuntes: muitos são praticados à vista de muita gente, mas ninguém faz nada porque acha que isso é comum e, lamentavelmente, já faz parte da triste rotina do cotidiano. Reclamamos das filas, mas a impressão é que nos acostumamos com elas e, o que é pior, começamos a gostar de padecer nelas, as filas.
São enormes também as filas que se formam nos postos de saúde em busca de vacinas contra isso e aquilo, mesmo que em alguns casos a vacina recomendada não seja necessária. Filas. Não adianta alertar a população: as filas se formam de qualquer maneira e isso só acontece porque o povo não acredita - e tem justificados motivos para isso – no que as autoridades dizem. Nossas autoridades, sejam quais forem, perderam a credibilidade e assim a população pode até ouvir (entra por um ouvido e sai pelo outro), mas não confia em uma única palavra. Resultado: vai ao posto de saúde permanecer horas nas filas, mesmo que não necessite do medicamento.
A mesma coisa têm acontecido todos os anos em relação às matrículas escolares: a cena se repete em vários colégios onde pais, mães, avós, seja quem montam até barracas em busca de uma vaga para que o filho possa estudar, receber a educação que o governo tem obrigação de dar, mas que tem sido colocada como se um favor fosse para uma população que paga vários impostos e pouco recebe em troca. As autoridades sempre afirmam que as vagas estão sobrando, que não é preciso dormir nas filas porque haverá lugar para todos. Como acreditar em quem tanto já prometeu e nada cumpriu. Resta entrar na fila e esperar que pelo menos através dela nos seja dado o que é de direito. Sem favor.
A politicagem, incluindo a corrupção, desacreditou os políticos e em hipótese alguma se pode culpar a população por não acreditar em avisos, alertas ou qualquer outra orientação que venha da política, da administração ou de qualquer pessoa que carregue o rótulo de autoridade. Só o rótulo.
A única maneira de fazer o povo sofrer menos nas filas é devolver a remota possibilidade de que ele, povo, possa voltar a acreditar nas autoridades. A cada dia essa crença é apenas um conto de fadas. Todo dia os políticos, a administração pública e as chamadas autoridades ficam mais desacreditados.
* Toda hora nos dão mais e mais motivos para isso

Nenhum comentário:

Postar um comentário