quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Vamos praticar o bem maior e coletivo


ALTRUISMO - Não são muitas as pessoas que conhecem o exato significado dessa palavra e como ela foi criada e mais do que uma palavra passou a ser um ensinamento para a forma mais saudável de viver com amor total. Não importa muito que a palavra não seja assim tão conhecida. Palavras só ganham intensidade quando compreendemos o que querem dizer. No caso de altruísmo o que importa mesmo é praticar o que ela significa: solidariedade, respeito, ajuda e atenção com o próximo e o aprendizado maior de perceber e praticar cada vez mais o amor plural.
A maioria das pessoas acredita que altruísmo e solidariedade estão representados apenas na suposta solidariedade da esmola e das doações que são materiais que são importantes sim, mas bem menos o que fazer o bem distribuindo para e entre todos o amor da atenção do carinho e principalmente da compreensão. Só quem cultiva esse tipo de aprendizado desenvolve a facilidade e a importância de não olhar apenas para a própria barriga e não permitir fazer do egoísmo a única e incompleta maneira de viver. Mais do que pão e água o quer as pessoas realmente necessitam é do olhar carinhoso fácil der receber e principalmente distribuir e que talvez isso mesmo sejas menos praticado do que deveria ser.
A palavra altruísmo foi criada em 1831 pelo filósofo francês Augusto Comte para caracterizar o conjunto de disposições humanas individuais e coletivas que levam os seres humanos a se dedicarem aos outros sobrepondo-se ao egoísmo.
Parece complicado, mas não é. Pelo contrário é tão simples como a simplicidade que só a verdadeira compreensão do amor permite e ensina. Qualquer gesto de amor é enorme e vale a pena quando é repartido com sinceridade e com o desejo de realmente entregar ao próximo o que ele mais necessita para seguir em frente: o sorriso do amor, o gesto de afeto, o olhar com os olhos e com o coração. Essa é a verdadeira essência do amor e o verdadeiro altruísmo que ao mesmo tempo em que ajuda a todos nos ajuda muito mais. Não há nada que no alimente de vida do que o amor, a solidariedade, o encontro dos olhares, as palavras de amor, o carinho acentuado no sorriso. Altruísmo representa como dizem os jovens é “dar uma força” e essa força simples distribuir que pode nos fazer mais inteiros no encontro plural do coletivo. A primeira coisa a aprender é não permitir que as pessoas que nos cercam (e no coletivo do amor são todas) nos reservam momentos de paz de alivio e felicidade através de nossas palavras. Conjugar o verbo amar ainda é o que movimenta na roda do mundo a plena certeza de que viver não é ser um só. É ser de todos.

Talvez o mundo esteja cada vez menos altruísta, mas isso só acontece quando fazemos da solidariedade apenas um ato de doação material. Altruísmo verdadeiro é um simples ato de amor que se fosse praticado mais intensa e coletivamente faria o mundo respirar apenas o bem. Pensemos nisso para aprender mais e mais que o amor, a solidariedade , a ajuda e a compreensão podem estar em uma simples palavra e principalmente no olhar. Afinal, é sempre com o olhos que dizemos muito mais porque só refletimos amor.  (Eli Halfoun)

Nenhum comentário:

Postar um comentário