terça-feira, 21 de outubro de 2014

A curiosidade como alimento da vida e dos sonhos.Sem exageros


A curiosidade é na maioria das vezes preciosa: através do desenvolvimento de uma cada vez maior curiosidade é que colecionamos conhecimentos e aprendizados. É a curiosidade que nos alimenta oi desejo de ler, viajar e de conhecer o mundo novo que nos é oferecido sem é claro esquecer e enterrar o passa do que através da curiosidade nos permitiu reunir uma penca de experiências acumuladas através das buscas do novo ou simplesmente do curioso que faz a vida mais colorida e mais intensa. A curiosidade é fundamental para desenvolver e concretizar sonhos. Sonhos são sempre pedacinhos da grande curiosidade que nos acompanha no dia a dia. Sem curiosidade não temos sonhos e o que é pior limitamos nossa vidas.
Como tudo na vida a curiosidade também tem seu lado negativo: deles é sem dúvida é a de buscar curiosidades que só nos levam a aumentar os pontos de interrogação também sempre presentes em nossas vidas. Exemplo: quando a informática se fortaleceu fazendo do computador uma fundamental ferramenta de buscas e de ensinamentos achávamos que nunca aprenderíamos a conviver com a nova, moderna e complicada e poderosa “    máquina”.
Mais uma vez a curiosidade não nos permitiu fugir da vontade de aprender com o novo caminho e aprender a vida.Sabemos todos que através da internet a informática nos abre as portas do mundo. Tambm pode ser um perigo: a partir das facilidades de buscar informações do,por exemplo, Google, acabamos desenvolvendo uma doentia curiosidade: quando sentimos uma dor ou uma doença se apresenta a primeira coisa que fazemos é buscar informações no Google, Atitude completamente errada ainda mais quando se trata de saúde. Muitas vezes mal entendemos as explicações e diagnósticos que o Google nos oferece e o resultado é que acabamos criando uma doença ainda maior que é a de conviver com um mal ainda não confirmado pelo médico e determinado por informações via internet, nem sempre muito precisas e sempre muito complicadas para nosso leigo entendimento. Uma simples dorzinha de cabeça pode se transformar em uma “doença grave” simplesmente porque também com uma curiosidade fantasiosa “viajamos” por problemas de saúde que mal conhecemos e que queiramos ou não acabam nos afetando e amedrontando emocionalmente.

Nem tudo o que a internet informa, principalmente nas questões de saúde é absolutamente confiável e a má interpretação que damos a esse tipo de informação científica criou um novo fenômeno nos consultórios médicos. Já chegamos ao consultório com um diagnóstico praticamente pronto e geralmente absolutamente errado. Quantas vezes corremos para um atendimento de emergência por conta de uma dor qualquer quando acreditamos nas informações reveladas via internet.  A utilização do computador é fundamental nos modernos dias atuais, mas é importante saber lidar com a curiosidade em todos se momentos e sentidos para não cometer exageros. A curiosidade só nos alimenta a vida quando uma curiosidade de vida e não de morte.    (Eli Halfoun)

Nenhum comentário:

Postar um comentário