segunda-feira, 13 de junho de 2011

TV a cabo prova que o Brasil é o rei das cópias

Uma das finalidades da televisão por assinatura é oferecer alternativas de programação, ou seja, de lazer para o público. No Brasil a chamada TV a cabo ainda esta longe de ser uma boa alternativa: vende caro um péssimo serviço e um festival de reprises. Só é boa alternativa na hora de fugir do repetitivo bla-bla-bla da propaganda eleitoral obrigatória e gratuita (o telespectador é que paga caro) das emissoras ditas convencionais. Quem adquire uma assinatura em busca de alternativas acaba mesmo é descobrindo que por mais criativa que seja nossa televisão também é a rainha das cópias (como, aliás, também acontece nas revistas semanais). Nas emissoras a cabo é possível encontrar os programas exibidos por aqui como se fossem nossas grandes criações. É fácil, por exemplo, da de cara com programas ou quadros como “Dança dos Famosos”, “Lata Velha", “Show do Milhão”, “Ídolos”, “Todos contra um” “A Fazenda”, “Esquadrão da Moda”, “Troca de Família”, todos os de reconstrução ou decoração de casa, os de culinária os reality shows e seriados - todos copiados com a maior cara de pau e geralmente na mão grande de emissoras de outros países, principalmente americanas. Tudo bem que copiar o que é bom pode até ser louvável. O problema é que se copia o que não é bom. Nem lá nem aqui. (Eli Halfoun)

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