sábado, 11 de junho de 2011

CRÔNICA --- Amor e construção

Para início de conversa tomemos como base um exemplo simples e direto: toda vez que falamos em construir uma casa, por menor que seja, é preciso levantar parede colocando um tijolo em cima do outro e só depois fazer o resto. Embora muita gente repita, geralmente por medo de seguir em frente, que a vida é complicada, não é não. O mesmo simples exemplo vale para ela: a vida é construída e erguida (cada vez mais alto) com o mesmo e básico princípio de colocar um tijolo de amor em cima do outro. Até acumular amor suficiente para seguir em frente e abrir a “casa" da vida para receber todas as visitas, todas as pessoas. Em uma casa construída com e de amor de cabe todo mundo. Cabe o mundo porque ela nunca será uma casa pequena demais para receber, afagar e perceber todas as pessoas.
Popularmente costuma-se dizer que “um dia a cada cai”. A casa do amor jamais desmorona: sempre haverá amor para alicerçá-la. Onde existe amor, existe uma forma indestrutível.
Costuma-se dizer que só o amor constrói. E a mais absoluta verdade: sem amor não se ergue absolutamente nada. O amor é o alicerce maior da vida e somente através dele é possível construir outras vidas. Não é um amor qualquer e sim o sentimento que precisa ser vivido inteira e intensamente. Para ser distribuído também inteira e fartamente, entre todas as pessoas. Amar não é dedicar-se com atenção, carinho, solidariedade e responsabilidade, somente aos filhos, netos e familiares de uma maneira geral. Assim como podemos aprender a colocar e fixar um tijolo em cima do outro podemos e devemos aprender a empilhar o amor que nasce todos os dias. Para todos os dias ser farta e fundamentalmente distribuído. Amor é a água que mata a sede, o pão que alimenta, É o sorriso que faz sorrir, é a dor que se faz esquecer.
Amor é o sentimento mais intenso na e da existência humana, o mais completo. O único que nunca machuca (o que machuca é a falta dele). Só é possível construir a vida com amor. Não só o amor por parentes e amigos, mas o amor maior que cabe em todas as pessoas. É o amor que constrói a existência, como é o saber existir que constrói o amor. Sem amor não existem sonhos, planos, saudades, presenças e ausências. Sem amor não existe vida. (Eli Halfoun)

Nenhum comentário:

Postar um comentário