Ao contrário do que a maior parte da classe média ainda pensa ter cartão um variado (um só é demais) número de cartões de crédito deixou de ser demonstração de status financeiro. Pelo contrário: é prejuízo na certa.
Cartão de crédito faz comprar o que não se pode pagar e, o que é pior, cobra juros extorsivos que geralmente deixam o consumidor enredado em uma teia de dívidas sem fim. A nova mania é ter cartões oferecidos por grandes lojas que apenas serve par fazer compra hoje o que não poderá pagar amanha. Lojas passaram a distribuir cartões de fidelidade que não oferecem crédito, mas sim a suposta facilidade de ter desconto na compra. Os descontos nunca passam de míseros quatro reais, mas os cartões fazem de uma maneira ou de outra o consumidor mirar sua preferência na loja da qual é supostamente um cliente preferencial e fiel. Não serve para nada a não ser para fazer a loja vender mais. De qualquer maneira o consumidor “enroscado” pelos cartões. São armadilhas do capitalismo. (Eli Halfoun)
sexta-feira, 10 de junho de 2011
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