segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

VÂNDALOS ESTÃO DESTRUINDO NOSSA CULRTURA

Uma passagem está marcada na memória de meus muitos anos de jornalismo: eu era ainda um “foca” (repórter em início de carreira) quando fui escalado pela Ultima Hora para a cobertura da viagem que o então ministro dos Transportes faria da Central até a última estação para devolver ao público os trens reformados, quase novos. Eu sabia que o ministro iria de trem, mas voltaria de carro. Decidi retornar no mesmo trem para colher mais informações, especialmente sobre o comportamento dos usuários que estavam ganhando mais conforto na condução que utilizavam diariamente. Quando na volta o trem parou na estação Central do Brasil fiquei perplexo:o trem que mal acabara de entrar em circulação novinho em folha, já estava riscado, sujo e com algumas portas e janelas quebradas. Não entendi, aliás, não entendo bate hoje como o usuário tem prazer em destruir o que é, no caso o trem, para seu próprio uso e conforto. Essa passagem me vem à memória quando leio no Jornal do Brasil que a estátua de Dorival Caymmi, uma merecida homenagem plantada ali no Posto 6 de Copacabana, está sendo destruída, como aconteceu também com a de Carlos Drumond de Andrade e com muitas outras que deveriam enfeitar as nossas praças. Que tipo de prazer mórbido alguém pode ter ao destruir uma estátua que faz parte de seu próprio patrimônio cultural? O Rio que tem “cariocas” de todos os estados brasileiros não merece e nem precisa conviver com esse tipo de vândalos. Entendo QUE É PRAticamente impossível colocxar um vigia 24 horas ára tomsr conta de csda um de nossps históricos monumentos. Portwanto, csabe ao cariocas comnsciente da importância da presertvçãpo ciukltural ser o pr´[oprio vigia de seu patromônia. aNTES que elke seka complretamente destruído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário