sábado, 19 de dezembro de 2009

MAIS DO QUE NUNCA É PRECISO SONHAR

Mais do que nunca é preciso sonhar
Não há nada mais gratificante e saudável do que o prazer de sonhar. Sonhar acordado. É esse tipo de sonho que nos permite planejar, desejar, esperar por melhores momentos, melhores dias, uma vida mais feliz e completa. Sonhar acordado tem o poder de nos injetar esperança, força e capacidade de perceber que é preciso sempre perseguir o sonho.
Mas em compensação talvez não haja nada mais dolorido do que descobrir que o que era um sonho virou um pesadelo. Um amargo pesadelo que na maioria das vezes nos tira até a capacidade de continuar sonhando, mesmo sabendo que sonhar é fundamental.
Um sonho interrompido num cruel acordar para uma nova realidade é o que nos têm mostrado muitos brasileiros que daqui partiram em busca do sonho de dias melhores em outro países, principalmente os Estados Unidos. Agora, por conta de uma realidade que jamais imaginaram os sonhadores viajantes estão sendo obrigados a voltar para o Brasil, interromper um sonho que como disse um dos retirantes os está fazendo voltar para a realidade com uma mão na frente e outra atrás.
Foi bom enquanto durou (tudo na vida só é bom enquanto dura, incluindo a própria vida). É mesmo assim: sonhos interrompidos podem transformar-se em uma dura realidade, em uma decepção que acaba sufocando a necessidade de sonhar. Sonhar diariamente e cada vez mais.
A volta de brasileiros das cidades dos sonhos acaba também nos desanimando diante de nossos sempre muitos e necessários sonhos. Até os que fazem questão de repetir que “tem os pés no chão” não escapam, mais dia, menos dia, da necessidade de sonhar. É o sonho que nos mantém alertas diante da vida e nos fortalece diante dos problemas. Sonhar é manter viva a esperança. Pode-se dizer tranquilamente que assim como a esperança o sonho é o último que morre.
O fato de perceber que muitos sonhos estão sendo interrompidos pode até desanimar, mas é fundamental, apesar de tudo, jamais perder o desejo, a capacidade e o prazer de sonhar. Os homens não são nada sem os seus sonhos.
Os mais céticos podem argumentar que os sonhos quase nunca se realizam. É um argumento forte, mas nem assim qualquer sonho deve ser bruscamente interrompido: afinal, a capacidade maior do homem é o privilégio de dar a volta por cima e sonhar tudo outra vez. Sonhos podem até ser cruelmente interrompidos, mas nunca acabam.
Viver emocionalmente bem é jamais perder a capacidade de sonhar e de ir em busca de qualquer sonho, de uma realização que mesmo em sonho (e talvez só em sonho) nos coloca cara a cara com a felicidade. A capacidade de sonhar é o que de mais individual o homem tem: ninguém e nada pode interferir no sonho de cada um de nós, mesmo que por circunstâncias esse sonho precise ser modificado. Modificado, sim. Abandonado nunca.
* Afinal, viver é acima de tudo um sonho

Nenhum comentário:

Postar um comentário