sexta-feira, 4 de maio de 2012
CRÔNICA -------- Fome da consciência
Não faz muito tempo um programa de televisão (desses ditos de auditório) mostrou um orgulhoso casal que mesmo enfrentando dificuldades, o que ainda é comum no país, incentivou os filhos a estudar porque a educação é a única arma que pode realmente melhorar as coisas para todos. A família exposta no programa não era exatamente uma atração, mas sim o exemplo de como o Brasil esconde verdades que não queremos enxergar, simplesmente porque não ousamos enxergar a realidade.
Imagens assim revelam como o povo ainda é sofrido e abandonado. Mesmo assim é forte e cheio de esperança para enfrentar e superar qualquer obstáculo: milhares de brasileiros lutam diariamente para conquistar o direito de estudar, de alimentar-se também de cultura, além de comida que deveria ser sempre farta em todas as mesas.
O casal exibido na televisão é um exemplo do quanto se fez importante planejar o futuro dos filhos. Apesar das dificuldades o casal não perdeu a consciência da importância e necessidade de dar os jovens a oportunidade e o entusiasmo para estudar.
A fome dói no estômago, dói no físico, mas mesmo assim não deve matar a fome de aprender e muito menos a consciência de que educar-se é a melhor maneira de enfrentaras injustiças sociais que o mundo impõe.
Talvez a presença do casal exemplo tenha despertado em muita gente uma consciência adormecida, quase sempre sufocada pelas dificuldades e necessidades. Às vezes a televisão nos faz pensar e acordar para ver a triste realidade de um país que é mais verdadeira quando descobrimos que existe muita gente desprezada e faminta. Bem pertinho de cada um de nós.
O Brasil está melhorando sim, mas ainda existe uma verdade que não queremos ver e da qual apenas fingimos saber.
Brasileiros corajosos e orgulhosos (como o casal exposto na televisão) mostram o quanto se faz cada vez mais importante lutar. Lutar e vencer sem nunca perder a consciência. A consciência é a vida na verdade mais profunda e inteira (Eli Halfoun)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário