quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Criatividade da nossa TV é comprar ou copiar o que é de fora
A criatividade da televisão brasileira ficou em segundo plano desde que se instalou nas emissoras a desnecessária mania de comprar formatos de programas no exterior ou copiar o que tem dado certo por lá e que na maioria das vezes não tem qualidade. O resultado é que as idéias de nossos produtores não conseguem mais sair do papel, sufocadas pelos formatos adquiridos de outros países. .Um rápido levantamento mostra que estamos copiando muito mais do que criando. A televisão brasileira exibe hoje uma variedade de programas dos quais compra os direitos ou simplesmente copia as fórmulas, entre os quais Esquadrão da Moda, Topa ou não Topa e Supernanny (no SBT); BBB, Hipertensão, Maratoma, Dança dos Famosos, Primeiro e Último, Sufoco (no Domingão do Faustão) Faustão), Pulsação (no Caldeirão do Hulk), Show de Babá e Melhor de Dois) (TV Xuxa), todos na Globo. A Record também tem direitos adquir4idos com O Aprendiz, Ídolos, A Fazenda e Extreme Makeover. Na Bandeirantes reinam o CQC, A Liga, O Formigueiro, Polícia 24 horas e Busão do Brasil, enquanto a Rede TV paga pelos direitos de Mega Senha e O Ultimo Passageiro. Os programas estrangeiros têm sido usados também em cópias de livre inspiração como acontece em Qual é o seu talento, Ciência em show e Beleza Renovada no SBT, mais precisamente no Programa da Eliana), Lar Doce Lar e Lata Velha (no programa Caldeirão) na Globo; Dr. Pet, Legendários, Sonhar mais um Sonho (Programa do Gugu), A Verdadeira Idade e Giro pelo Brasil (no Tudo é possível) na Record. Resumindo: a televisão brasileira está jogando no lixo a sua criatividade para comprar um lixo maior no exterior.
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