sábado, 18 de setembro de 2010

Jornal do Brasil sai do papel para dobrar o número de leitores na internet

O que no início era uma imposição econômica para escapar da falência e para muitos uma temeridade e uma incógnita acabar com a edição impressa e transformar o Jornal do Brasil no primeiro jornal 100% digital do país está se transformando em uma agradável e até surpreendente realidade: ao mesmo tempo em que perdeu seu tradicional espaço nas bancas, o JB ganha mais leitores. Dados do Google Analytics publicados no próprio JB revelam que no primeiro dia ocorreram cerca de 650 mil visualizações de páginas, o que representou aumento de 92% de visualizações de suas páginas digitais, quase o dobro do dia anterior (31 de agosto). Confesso que nem com minha longa experiência jornalística estou convencido que o jornalismo virtual tem ou terá em curto espaço de tempo maior (ou pelo menos igual) importância e repercussão do que o jornal (e as revistas) de papel. Em jornalismo ainda vale não só o que está escrito, mas também e o que está impresso. Não tenho dúvidas de que o jornalismo virtual já é uma realidade e será muito forte daqui para frente: muitos outros veículos seguirão esse mesmo e pioneiro caminho do Jornal do Brasil que está escrevendo em sua bela história de 100 anos de jornalismo mais um importante capítulo: o da coragem e da audácia que só os pioneiros têm. Para conhecer o JB digital, que continua bem editado, basta fazer (jb.com.br) uma assinatura (R$ 9,90 mensais, o equivalente a 20% do preço da antiga assinatura).

Nenhum comentário:

Postar um comentário