terça-feira, 28 de setembro de 2010

CRÔNICA -- Cidadão fila

A manhã de primavera estava com um sol quente de verão, mas mesmo assim lá fui eu andando pelas ruas nas até um posto do Tribunal Regional Eleitoral para a mudança do domicílio eleitoral . Quando estava chegando avistei de duas imensas filas (uma para cada lado) que certamente teria que enfrentar. Qualquer pessoa que tivesse passado os olhos num jornal saberia que as filas nos postos do TRE estariam enormes ( a gente deixa tudo pra cima da hora e acaba tendo que enfrentar maiores dificuldades).
Não desanimei: melhor esperar agora do que no dia da eleição ter que me deslocar de um bairro para outro. A fila nem me impressionou tanto assim (afinal, como todo brasileiro também sou um cidadão-fila nos bancos, nas caixas dos supermercados, nos hospitais públicos, nas repartições. Em tudo.
Era geral o descontentamento de quem era obrigado a estar ali. Só alguns jovens uniformizados e aparentando não ter mais do que 16 anos enfrentavam tudo com bom humor. ( afinal para eles é ,na maioria doas casos, a primeira vez de votar... e a primeira a gente nunca esquece).
As reclamações formavam um coro de muitas vozes e a espera não era o motivo maior das reclamações. O que fica claro é a descrença e o descontentamento de qualquer cidadão com a política e os políticos. Todo mundo reclamava de ter que “votar nesses caras que não fazem nada e só querem pegar uma boa mamata”. Os políticos estão cada vez mais desacreditados.Se votar não fosse obrigatório o eleitor nem passaria perto dos postos de votação.
Torço para que as pessoas aproveitem o tempo de fila para tomar consciência de que é preciso, sim, votar. Mas é necessário acima de tudo pensar muito na hora de fazer isso: as escolhas erradas que temos feito através do voto é que tem nos levado a enfrentar mais e mais problemas. Agora vamos eleger vários deputados e senadores vereadores: mas é importante analisar, principalmente entre os que buscam a reeleição, o que fizeram para que, na maioria dos casos, não continuem ali apenas enriquecendo com o dinheiro do povo. Tem muita gente nos enganando e é hora de reagir contra isso. É verdade que tem muita gente boa e trabalhando e na hora de votar é bom não esquecer que o voto e a maior arma do povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário