Não se pode culpar a má qualidade do futebol (o recém encerrado Campeonato Brasileiro foi um dos melhores, mais disputados e mais emocionantes dos últimos anos e, portanto, a Globo terá de encontrar outra desculpa para justificar a queda de audiência de suas transmissões esportivas. Na coluna que assina no jornal “Folha de São Paulo” o bem informado jornalista Ricardo Feltrin escreve: “Em dez anos de medição na Grande São Paulo, principal mercado econômico do país e “termômetro” da publicidade, o ibope das partidas do campeonato brasileiro caiu em torno de 20% na TV aberta. Na última década cerca de 1 em cada 5 telespectadores “clicou-se” da Globo e deixou de assistir às pelejas da emissora. Foram atrás de outros afazeres.”
São muitos os motivos que estão provocando essa debandada: opções esportivas nas emissoras por assinatura, participação mais ativa do esporte da Bandeirantes na televisão aberta ou simplesmente a descoberta do público de que há mais e melhores coisas a fazer do fica assistindo televisão nas tardes de domingo, mesmo que seja com futebol. O fato é que a Globo tem mais uma preocupação e precisa encontrar uma fórmula que dê às suas transmissões esportivas o algo mais que atraia novamente o público.
O fato é que a Globo parece estar cansando o telespectador em tudo: sua queda de audiência acontece também em programas, novelas e noticiosos. Ou a Globo se renova ou as concorrentes continuarão comendo sua audiência pelas beiradas do farto prato que a Globo sempre se orgulhou de ter em seu banquete de audiência. (Eli Halfoun)
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário