segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

CRÔNICA ------ Paz e amor

Pena que na maioria das vezes palavras sejam apenas palavras. Algumas pequenas palavras costumam ter um grande e profundo significado, embora nem sempre isso seja levado ao pé da letra. Paz e amor, por exemplo, formam uma perfeita união de letras (pequenas-grandes palavras) que parecem ter perdido o verdadeiro e intenso significado e nos faz perder aquele que deveria ser o sentido maior da vida.
Paz não é só aquela que acaba com as guerras (nem acaba mais), mas sim a que nos dá a certeza de que é permitido viver sem pavor da violência, sem medo das pessoas. Sem medo de nós mesmo que muitas vezes somos nossos maiores inimigos.
Amor não é só aquele que une casais e que procuramos intensamente como se fosse ou pudesse ser apenas um encontro de carinho e desejo entre um homem e uma mulher, entre duas pessoas, independente de sexo.
O amor carnal tem sido a nossa busca maior e assim estamos esquecendo e deixando de lado o sentido mais inteiro e completo do amor - amor que deve (deveria) unir todas as pessoas. Parece que isso ficou impossível nesse momento em que cada um olha egoisticamente mais para si do que para todos.
Paz e amor são palavras que se completam e deveriam caminhar sempre juntas. Não há amor sem paz. Não existe vida saudável e completa sem amor e paz. Vida saudável nesses tempos modernamente cruéis tem sido só aquela que tenta nos livrar de doenças e impõe uma alimentação supostamente de qualidade, além de uma vida repleta de exercícios físicos. O verdadeiro significado de vida saudável é o exercício diário da prática do amor coletivo. Em consequência da paz.
Estamos vivendo um mundo no qual a ignorância afetiva se faz cada vez mais freqüente e presente: a televisão nos mostra em horário nobre todo o tipo de violência.É como se a ignorância sem amor quisesses (e vai) acabar com o mundo - um mundo que construímos a cada dia mais ignorante simplesmente porque estamos esquecendo de erguê-lo e alimenta-lo com amor.
A sabedoria popular (sempre ela) diz quer é nos pequenos frascos que se encontram os melhores perfumes.Paz e amor são pequenos frascos. Que bom se os fizéssemos mais, muito mais, do que apenas bons perfumes. (Eli Halfoun)

Nenhum comentário:

Postar um comentário