terça-feira, 20 de dezembro de 2011

CRÔNICA ---- Caminhando e pensando

As muitas informações científicas que nos chegam diária e exageradamente através principalmente da mídia estão fazendo com que de repente aprendamos a querer e a gostar de viver mais. A preocupação com a saúde e em conseqüência com a longevidade e uma melhor qualidade de vida ficou frequente no cotidiano de todos nós. Todo dia estamos em busca de exercícios físicos que nos façam mais saudáveis, com mais disposição para viver e sonhar.
É por isso que os “calçadões” estão cheios de pessoas caminhando: os médicos e outros profissionais de saúde recomendam caminhar diariamente. Caminhar - está comprovado cientificamente- é fundamental para uma melhor qualidade física de vida.
Se for para ir até a esquina comprar alguma coisa ou até o ponto de ônibus todo mundo reclama, mas a caminhada praticada como exercício de vida é prazerosa, com um prazer transparente na fisionomia cansada dos que buscam uma forma de prolongar a existência saudavelmente.
Caminhar, principalmente com a orientação de profissionais, não é só um santo remédio para o físico. É também um bom e indispensável exercício para a mente: quando e caminha solitariamente por locais adequados não há muito para então nos resta pensar. Não é difícil imaginar que caminhando e pensando livremente muita gente tenha encontrado soluções para problemas que pareciam insolúveis, tenha feito novos planos, sonhado novos sonhos. No mínimo tenha pensado em si próprio fazendo uma reflexão a conduta diária diante da vida. Não perca tempo: faça isso agora e caminhe para dentro do seu próprio eu e descubra um pouquinho mais do que você é e como é.
Caminhar e pensar é percorrer um caminho nós mesmos e assim encontrar mais, muito mais do que apenas a melhora física. É encontrar uma melhora psicológica que ajuda a entender melhor a nós mesmos e os outros.
Toda vez que encontrar uma pessoa caminhando (não por obrigação, mas por prazer) perceba que mesmo cansadas elas parecem mais tranquilas. É caminhando e pensando que encontramos a melhor oportunidade de refletir - refletir sozinhas e perdidas no tempo porque não há nada nem ninguém para distrair os pensamentos mais concretos, mais profundos e mais importantes.
Caminhar e pensar essa sim é nossa maior e mais necessária liberdade. Não há nada mais importante e saudável e em todos os sentidos do que ser livre. Inclusive para caminhar e pensar. (Eli Halfoun)

Nenhum comentário:

Postar um comentário