sábado, 17 de dezembro de 2011

CRÔNICA ---- Viver é um sonho

Viver é acima de tudo um mistério que nos surpreende a cada instante. Aparentemente tudo pode estar muito bem, mas mesmo assim não é raro qualquer pessoa sentir-se desanimada, sem perspectivas e “cansada da vida”. Engano: ninguém cansa da vida e se cansasse seria um cansaço de prazer pelo simples fato de se estar vivo até para poder reclamar da vida, que é, aliás, o que as pessoas mais gostam de fazer.
Não percebemos que esse desânimo, a falta de vontade de realizar-se e realizar coisas mostra que estamos sem sonhos. Os sonhos são os movimentos do cérebro, do corpo e quase sempre da vida. A vida é um grande sonho do qual algum dia não acordaremos. Continuaremos sonhando eternamente.
Repare que quando estamos sem sonhos estamos sem vida. É como se apenas carregássemos o corpo em qualquer direção. Geralmente para chegar a lugar nenhum. Portanto, sonhar, seja qual for o sonho, é fundamental para manter-se vivo e plenamente ativo.
Os mais céticos e menos sonhadores, ou seja, os que não conseguem entender a necessidade de sonhar e muito menos o quanto o sonho é bom e faz bem, costumam dizer que os sonhos são frustrantes porque na maioria das vezes não se realizam, não se concretizam.
Não importa: o sonho é fundamentalmente uma ilusão, um delicioso prazer de passear pela vida. Sonhos não precisam ser concretizados como se fosse um edifício em construção. Simplesmente precisam estar em nós porque estão sempre e de alguma forma construindo mais vida para os que não perdem a fundamental capacidade de sonhar. Não perdem a capacidade de viver perseguindo o sonho e assim alimentando a vida de fantasias e principalmente de alegrias.
Afinal, o que é o amor se não um grande sonho? Sonhar é amar. Amar principalmente a felicidade de continuar sonhando, de seguir buscando, de permanecer vivendo.
A realidade é o sonho que podemos transformar e melhorar através de outros sonhos. Sonhar é que nos dá capacidade de mudar a cada dia, de enfrentar e vencer qualquer obstáculo.
Não é preciso dormir para sonhar. Sonhos não acontecem apenas quando fechamos os olhos. Pelo contraio: é de olhos abertos e bem abertos que sonhamos muito mais. Sem medo de que o sonho (não confundir com planos) não se realize.
Viva e sonhe em todos os momentos. Sonhar é viver acordado. É estar desperto para a vida. Sempre. (Eli Halfoun)

Nenhum comentário:

Postar um comentário