sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CRÔNICA --- Os anjos

Estamos cada vez mais pessimistas e quase nunca nos damos conta disso: parece que diante de tudo o que acontece no mundo o pessimismo passou a ser ingrediente de forte tempero nessa salada da vida. Toda vez que se fala no nascimento de um bebê, de uma nova vida, o pessimismo se impõe diante da alegria e o pensamento comum é o mesmo: para que colocar mais uma criança nesse mundo absurdo e cruel, um mundo que de pessimismo em pessimismo estamos construindo.
Nenhuma preocupação pessimista consegue ser mais forte – ainda bem – do que a emoção quase divina que se apossa de nós quando mais uma criança chega para mesmo sem abrir direito os olhos nos fazer ver que a vida é inteira e seguirá em nós e nessa vida que acabou de florescer. Crianças saindo do adubo da mãe são, sim, como flores que fazem todos os caminhos parecerem arco-íris.
Sem palavras os recém nascidos nos dizem que o mundo está aí e que se podemos povoá-lo cada vez mais é porque temos também a capacidade de mudar aquilo que por ganância, medo ou covardia impusemos a esse mundo que é nosso. Quem está nascendo agora nos faz renascer. Bebês são anjos e os anjos estão descendo todos os dias para nos alimentar de vida, de sonhos e das mais completas emoções.
Os anjos recém nascidos chegam para nos fazer entender que enquanto houver novas vidas, novos anjos descendo do céu, haverá possibilidade de recriar o mundo e de perceber que o pessimismo é um veneno fatal para a alegria, o otimismo e a felicidade.
Nada pode justificar o pessimismo: qualquer justificativa é mais um dose amarga de pessimismo. Não é isso o que os anjos que estão descendo todos os dias nos dizem sem palavras e com uma pureza que até as palavras costumam destruir na sua contundência.
É doloroso e amedrontador: um anjo-menino foi arrastado preso ao cinto de segurança de um carro até a morte, outro menino-anjo foi baleado na favela. Muitos anjos-meninos são vítimas diárias da violência que nós, que também já fomos anjos-meninos, criamos. Esses anjos-meninos voltarão em forma de outros anjos. Vai ver passaram por aqui rapidamente só para que possamos ver o quanto nos fizemos cruéis e pessimistas e o quanto é preciso mudar. Antes que não dê mais tempo.
Os anjos chegam todos os dias para ensinar a redescobrir a vida. É por isso que eles não chegam chorando. Chegam cantando. Nós é que achamos que é choro. Não é não. É uma sinfonia. De vida.
A mais bela sinfonia de esperança e de mudança que se possa ouvir

Nenhum comentário:

Postar um comentário