sábado, 26 de fevereiro de 2011

CRÔNICA - - - O sexo das lágrimas

O menino de não mais do que 5 anos corria de um lado para o outro no espaço livre do shopping, transformado em quintal que as casas já não tem e os apartamentos menos ainda. Alegre com a liberdade de=e ir e vir em um espaço que raramente lhe é oferecido, o menino escorregou, caiu e começou a chorar, muito mais pelo susto do que por qualquer ferimento. Imediatamente pai e mãe correram ao encontro da criança chorona e em uníssono praticamente ordenaram: “pára com isso, pára de chorar. Homem não chora”.
Nesse exato momento me dei conta de como crescemos ouvindo besteira, filosofias de vida que ninguém sabe exatamente de onde vieram e verdades que não fazem e não tem o menor sentido, como essa de que “homem não chora”. Chora sim e são raros os homens que conseguem conter as lágrimas: choram sempre, seja de dor ou de alegria.
Lágrimas são sempre gotas cristalinas de emoção. Lágrimas não têm sexo: nenhuma lágrima é masculina ou feminina e, portanto, lágrimas não são homem ou mulher, jovem ou velhas. Podem escorrer dos olhos domais rude dos homens e da mais fria das mulheres.
Tem sempre um momento que leva qualquer pessoa a chorar baixinho e disfarçadamente. Ou escandalosamente: sem medo de ao esconder as lágrimas, esconder também a emoção. Como tantos outros, sou uma “manteiga derretidas” que chora até com anúncio na televisão, com cena de filme ou novela, com música bonita, coma beleza de mais um dia amanhecendo, como sorridente frescor das florescendo, com o sofrimento infantil (criança não devia sofrer nunca), com a vida sendo recuperada a cada dia.
Também cresci ouvindo dizer que “homem não chora”, mas aprendi que para viver chorar é fundamental. Porque chorar é vida (é o choro que anuncia uma nova vida). Chorar é o que uma criança faz quando troca o calmo mundo da barriga da mãe por esse mundo que o fará chorar muitas vezes por toda a vida. Até a morte. Já vi muitos homens chorando. Só os de bom caráter choram copiosa e sinceramente.
Meu mineiro amigo Uéber é desses que não tem vergonha de chorar por qualquer motivo e nem na frente de ninguém. Ele não tem medo ou vergonha da emoção. Quem não tem medo nada tem a esconder. Muito menos lágrimas sinceras.
Os homens não admitem que choram e precisam chorar porque acham que lágrimas são uma demonstração de fragilidade. Um dia aprenderão que chorar é só uma demonstração de sensibilidade. Não se pode esconder isso da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário