Mesmo que o medo da violência não esteja mais impedindo que as pessoa saiam para divertir-se em boates e restaurantes a verdade é que a noite carioca de hoje não oferece tantos atrativos como há alguns anos. Em uma época chamada de ouro os irmãos Flávio e João Ramos ajudaram a escrever a charmosa história da animada, feliz e sofisticada noite carioca. Aqui meu amigo João Ramos, que fez da boate Jirau uma presença inesquecível diz (com a ajuda do irmão e parceiro Flávio) o que pensa da atual noite carioca e de sua possível revitalização que com ele seria sem dúvida melhor e mais fácil. Fala Joãozinho.
1- Com a boate Jirau você foi um bem sucedido empresário da vida noturna do Rio. Agora como espectador e frequentador, o que acha que mudou para pior e para melhor na vida noturna?
R-Na nossa época os homens e as mulheres andavam muito mais bem vestidos, hoje vale até bermudas e sandálias havaianas. As músicas eram mais românticas e mesmo as bem alegres te levavam, a um rosto colado maravilhoso. Isso sem contar com a implantação da música eletrônica em troca com a música acústica
2 - Acredita que a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016) ajudarão a melhorar o movimento das casas noturnas de uma maneira geral ou só as que trabalham com garotas de programa é que serão beneficiadas?
R-É evidente que esses dois eventos ajudarão em muito a todos os empresários da noite e sem dúvida aos proprietários dos chamados “inferninhos”, serão os mais beneficiados.
3 - Anuncia-se para breve a inauguração de uma nova boate em Copacabana para freqüentadores com 40 ou mais anos que não aguentam mais a barulheira das chamadas boates jovens. O público maduro ainda tem fôlego para frequentar a noite e garantir o sucesso de uma nova boate?
R – Tenho cá minhas dúvidas. A casa é linda, decoração Gilles Jacquard de muito bom gosto. O ponto razoável, serviço impecável, música, claro, as dos velhos tempos, muito Sinatra, muito Aznavour e Fred Bongusto. Será que “os velhinhos” estão com esse fôlego todo?
4- Ser dono de casa noturna ainda é um bom negócio ou hoje é apenas ilusão?
R - Essa eu deixo pro Rique Amaral responder, pois como o pai sabe de tudo das noitadas de hoje
5- Acredita que ainda existe espaço para casas noturnas com música ao vivo como as que existiam há anos?
R- Tenho a mais absoluta certeza que um piano bar aconchegante, com boa música, bons crooners, boa comidinha (picadinho do Jirau) como que lembrasse o antigo Vogue e o Sachas não teria erro
6 - Que conselho você dá para quem planeja montar uma boate
R – Mesmo a noite sendo uma surpresa, com bastante amor, muita dedicação pra lidar com ela eu diria: o importante é não visar só o faturamento,tem que gostar da “noi0te”. Vai em frente
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Saiba o que se diz por aí
Um rápido passeio pelos portais informativos da internet permite recolher rapidamente declarações que mostram o que se anda pensando e dizendo no Brasil. Leia e veja se concorda:
“Para o crime justiça, para o pecado a penitência, para a doença o tratamento” (Padre Antonio Aparecido sobre a posição da igreja caso surjam novas denúncias de pedofilia de padres católicos).
“Em, todo início de governo é proibido nomear, gastar e falar; daqui a pouco estão todos nomeando, gastando e falando. É assim desde Prudente de Moraes que presidiu o Brasil em 1894” (do senador Francisco Dornelles).
“É cedo para julgar que não tenho de ouvir o Lula todo dia no rádio e na televisão. Já é alguma coisa” (do ex-presidente - e pelo visto saudoso - Fernando Henrique Cardoso).
“Para o crime justiça, para o pecado a penitência, para a doença o tratamento” (Padre Antonio Aparecido sobre a posição da igreja caso surjam novas denúncias de pedofilia de padres católicos).
“Em, todo início de governo é proibido nomear, gastar e falar; daqui a pouco estão todos nomeando, gastando e falando. É assim desde Prudente de Moraes que presidiu o Brasil em 1894” (do senador Francisco Dornelles).
“É cedo para julgar que não tenho de ouvir o Lula todo dia no rádio e na televisão. Já é alguma coisa” (do ex-presidente - e pelo visto saudoso - Fernando Henrique Cardoso).
C&A vai vender mais do que roupas populares
O comércio popular, a exemplo do de luxo, continua acreditando no cada vez maior poder de compra do brasileiro. Foi essa crença que fez a gigante Renner aumentar com sucesso de vendas, a oferta de produtos. Os bons resultados obtidos pela Renner estão mobilizando agora a também gigante C&A a diversificar: além de inaugurar uma loja mais sofisticada no shopping Iguatemi, em São Paulo, a C&A deverá passar a incluir entre seus produtos o segmento de eletrodomésticos e de eletrônicos. O novo segmento será implantado em todas as lojas da rede.
domingo, 30 de janeiro de 2011
A dura vida do torcedor nas derrotas e também nas vitórias
É dura a vida de torcedor de futebol. A vítima do momento é a torcida do Vasco (to nessa) alvo da gozação de todas as outras torcidas e de uma decepção que não é nenhum privilégio. O que os torcedores vascaínos sofrem e sentem agora é o mesmo que todas as outras torcidas já enfrentaram. Futebol é como a vida, ou seja, num dia é de sucesso, o outro de fracasso. Na temporada de sucesso o vitorioso torcedor se considera campeão de tudo - um vencedor eterno, como se a derrota não existisse. Existe e um dia chega e nesse momento o torcedor é um frustrado como o próprio time, um fracassado sem ânimo para continuar torcendo, gritando, chorando, aplaudindo e vivendo. Nesse aspecto mais dia, menos dia os times vestem a mesma camisa: se hoje é o torcedor vascaíno que pena, ontem foi o do Flamengo, Fluminense, Botafogo. Na paixão do futebol todo dia é dia de um espetáculo diferente, inclusive emocionalmente. É nesse momento que a torcida (torcida de qualquer timer deve se fazer mais forte, mais apaixonadamente esperançosa de que um novo tempo de vitórias chegará. A tradição do Vasco da Gama e, espera-se, o empenho de seus dirigentes e a força de sua torcida jamais permitirão que um clube (e time) como o Vasco seja definitivamente um perdedor. Derrotas virão sempre. Para o Vasco, Flamengo, Fluminense, Botafogo. É isso que faz do futebol um esporte apaixonado e apaixonante. Estar sempre em busca da vitória, do grito de gol e da possibilidade de “pegar no pé” de outro torcedor que garante fora e dentro de campo a magia maior do futebol. No campo da bola como no campo da vida jamais haverá grandes vitórias se elas não forem precedidas de derrotas e, portanto, de lutas. Uma luta da qual o Vasco sairá uma vez mais vitorioso. Para o bem do futebol e de sua sempre presente torcida. (Eli Halfoun)
New York Times de olho nas tragédias naturais do Brasil e do mundo
A pauta foi sem dúvida feita a partir da tragédia que abateu a região serrana do Rio, mas para ter maior alcance editorial o “The New York Times” publicou recentemente reportagem sobre as tragédias provocadas por desastres naturais em todo o mundo. Grande espaço foi dedicado ao Brasil, citando inclusive o “descaso do governo”. A reportagem tem dados da ONU coletados nos últimos dez anos e segundo os quais os acontecimentos trágicos produziram 7,5 milhões de vítimas que ficaram “sem casas, com prejuízos econômicos, físicos e psicológicos”. Os dados revelam que essas vítimas representam 62,5 mil flagelados ou dois mil por dia. Segundo o relatório entre 2000 e 2010 catástrofes naturais 60 catástrofes naturais afetaram o Brasil com prejuízos bilionários. Foram em média seis desastres naturais por ano, seis secas, 37 enchentes, cinco deslizamentos com cinco tempestades e epidemias. Nos números publicados pelo “The New York Times”não estão contabilizadas as vítimas da recente tragédia na região serrana do Rio e em Minas. Em 2010os prejuízos causados pelos desastres naturais chegam perto de R$ 109 bilhões. Por muito menos os locais condenados não seriam áreas de risco. Continuarão sendo enquanto se fizeram apenas mais promessas e discursos. (Eli Halfoun)
Dois milhões de libras para ter Charles e Diana em casa
Os retratos do príncipe Charles e de Lady Diana que Andy Warhol pintou em 1981celebrando o casamento real e que pertenciam desde 1982 a um colecionador podem mudar de dono no leilão que acontecerá breve no Opera Gallery, em Londres. A famosa galeria inglesa espera arrecadar cerca de dois milhões de libras pelos quadros nos quais Charles de uniforme militar e Lady Di usando as jóias supostamente reais. (Eli Halfoun)
Vogue francesa convoca Gisele Bundchen para acalmar osanunciantes
Todo ano e se bobear todo dia tem modelo nova (e bonita) pisando nas passarelas do mundo, mas nem assim a nossa Gisele Bundchen deixa de ser a preferida. Mais uma prova desse reinado da gauchinha será dada na capa da Vogue francesa, ou seja, a original, que circulará em abril. Gisele foi escolhida por Emanuelle Alt, a nova editora da revista, substituta de Carine Rotfeld que perdeu o cargo e o emprego depois de insistir em publicar um editorial com meninas fotografadas usando maquiagem e sapatos de salto alto. As fotos provocaram reclamações dos tradicionais anunciantes da revista que chegaram a ameaçar retirar os anúncios. A escolha de Gisele servirá para acalmar os anunciantes que não negam elogios à beleza, ao charme e ao trabalho da hoje mais popular marca brasileira no mundo da moda. Gisele foi fotografada na praia de St. Barth pela dupla de fotógrafos holandeses Inez van Lamswde e Ian Lamsweede Matadin. (Eli Halfoun)
sábado, 29 de janeiro de 2011
Salário só é mínimo para o trabalhador que sustenta o país
Dá até para achar que é falta de respeito (e é) com o trabalhador que sustenta esse país com seu trabalho e impostos quando se toma conhecimento dos altíssimos salários pagos sem muita discussão (ao contrário do que acontece com o miserável salário mínimo de R$545) no Senado e não apenas para os senhores senadores. Qualquer funcionário dito menor ganha por lá mais do que profissionais gabaritados em todos os setores do país. Levantamento feito recentemente mostra que para dirigir um dos carros do Senado o motorista recebe até R$ 19 mil mensais. O festival com nosso dinheiro é para todos: um ascensorista da Câmara Federal ganha por mês legalmente R$ 10 mil e um diretor de garagem tem salário de R$24 mil mensais. Deve ser uma espécie de cala boca para que não vejam emuit6omenos falem nada.
Rio é a melhor cidade do mundo. O turista que o diga
Gigante pela natureza o Rio (agora também por outras conquistas de vida pacífica e saudável) continua conquistando admiração internacional: acaba de ser escolhida a melhor cidade de 2011 por conta de seu design e estilo de vida. Com seus encantos mil a cidade maravilhosa desbancou Chicago (EUA), Hong Kong (China), Joannesburgo (África) e Oslo (Noruega). O prêmio, um dos mais cobiçados do mundo, é da revista inglesa Wallpaper. Na edição de fevereiro a revista publicará detalhes do prêmio, além de muitas fotos das mais belas paisagens da cidade. O exigente que escolheu o Rio levou em contra, entre outros atributos as referências de moda, beleza arquitetônicas e naturais e a simpatia do carioca - único povo do mundo capaz de fazer um, amigo em cada esquina.
Ator de "Lula" encanta crítico americano
A crítica brasileira foi severa e não gostou de nada no filme “Lula, o filho do Brasil”. A severidade brasileira não contaminou o crítico Jack Lyons do jornal DL News, da Califórnia que assistiu ao filme no Festival de Palm Spring. O crítico americano ficou encantado com a presença e o trabalho do ator Rui Ricardo Diaz e chegou a comparar sua atuação com a de Peter O’toole em “Lawrence da Arábia”, produção de 1960. Não se sabe qual foi a reação que O’toole, hoje com78 anos de idade, teve diante da comparação.
Leda Nagle quer o povo na luta contra as enchentes
Competente apresentadora do programa sem Censura (TV Brasil) Leda Nagle é uma jornalista preocupada com os acontecimentos e consciente de que o Rio não está livre de novas enchentes de verão. Ela acha que é, fundamental que o povo faça a sua parte e esteja consciente de que como cidadãos temos o dever de preservar a cidade e sua gente. No jornal O Dia, do Rio, de ela disse: “Defender autoridades não é o meu forte, até porque sempre fazem menos do que deveriam. Mas não dá para culpar apenas os “xerifes” da cidade. É preciso que o povo ajude: nossas ruas são imundas, nossas praias também e muita gente ainda resiste em separar lixo orgânico de lixo descartável. É uma questão de cultura e vai fazer bem para todo mundo. É preciso aprender a não jogar coisas no meio da rua”.
Um bom negócio cultural sem dinheiro no bolso
Dinheiro sempre ajuda, mas, às vezes não é fundamental para fazer um bom negócio cultural. Quem quiser experimentar pode ir sem um tostão furado no bolso que isso não impedirá conseguir um CD, DVD ou até mesmo LP que procura há muito e também brinquedos, figurinhas, selos, moedas ou qualquer outro objeto de caráter cultural, inclusive poesias. A proposta do Museu de Arte Contemporânea de Niterói é que a Feira de Troca Cultural marcada para o próximo dia 6, das10 às 13 horas, reúna muitos interessados e estabeleça o troca-troca, ou seja, a moeda de compra será a troca de um produto por outro. No caso de CDs e DVDs a.regra determina que. Só poderão ser efetuadas trocas de gravações originais. Não é permitida a troca de versões copiadas, que, afinal, isso é pirataria e pirataria é crime mesmo que não haja dinheiro envolvido. O pátio do Museu de Arte Contemporânea de Niterói fica no Mirante da Boa Viagem s/no, Icaraí. Para saber mais acesse www.macniteroi.com.br
Tempo cruel e sem amigos para quem ficou no passado
Em seu livro o ex-governador de São Paulo Laudo Natel, que também presidiu o São Paulo Futebol Clube e foi vice-presidente do Bradesco lamenta que o presente não seja tão social quanto o passado. Aos 90 anos de idade Natel faz uma comparação entre o ontem e o hoje e escreve: “Antigamente havia o costume de visitar as pessoas, tomar um cafezinho e colocar o papo em dia. Hoje a TV e o computador acabaram com isso. Até para telefonar, você tem receio de atrapalhar o amigo que está vendo novela, filme ou qualquer outra coisa. E se não bastasse a televisão, tem o computador. Eu, por exemplo, moro numa rua que tem cento e poucos metros e nunca vejo um vizinho visitar o outro. Com isso, acabou o hábito de tomar café em casa com os amigos”. São tempos modernos e cruéis para quem ficou escravo dos velhos costumes.
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Mídia impressa vai bem mesmo com a internet
Nem profissionais de comunicação e nem leitores podem negar que O Globo é um dos mais respeitados, mais bem feitos e poderosos jornais do Brasil, mas não é, ao contrário do que se tenta fazer crer,o campeão de vendas do Brasil. É líder de mercado no Rio, mas quando se trata de circulação nacional para terceiro, de acordo com recentes dados divulgados pelo IVC da média diária de vendagem. O Instituto de Verificação de Circulação mostra os dez jornais mais vendidos no país: Supernoticia de Belo Horizonte (295.701 exemplares de vendagem), Folha de São Paulo (294.498), O Globo, do Rio de Janeiro, (262.435), Extra, do Rio de Janeiro (238.236), Correio do Povo, do Rio Grande do Sul (157.409), Diário Gaúcho, do Rio Grande do Sul (150.744) e Lance, do Rio de Janeiro (94.683). São números respeitáveis que mostram que a internet não acabou e nem acabará com a mídia impressa. (Eli Halfoun)
Grupo português de O Dia quer entrar para a televisão
Apesar das dificuldades financeiras que a mídia impressa ainda enfrenta o ramo da comunicação ainda é um bom negócio. Pelo menos é assim que pensa o grupo português Ongoing: depois de ter assumido o os jornais Brasil Econômico e O Dia, o grupo está de olho na televisão. Com o tempo pretende associar-se a uma grande rede, mas por enquanto limitará seu sonho (e investimento) à montagem de uma produtora de programas e talvez filmes que, é claro, negociará com as emissoras. Quem comanda o novo projeto é Evanise, mulher de José Dirceu. Ela não descarta a possibilidade a médio prazo o grupo passar a ter participação, mesmo que indireta, em uma grande rede nacional de emissoras. (Eli Halfoun)
Brasil é referência mundial em cirurgia plástica
O filme “O Turista, com Angelina Jolie e Johnny Deep pode até não ter agradado a crítica, mas é a confirmação de que a cirurgia plástica realizada no Brasil é uma referência mundial. No filme o Brasil é citado várias vezes como referência de estética e de certa forma em “economia cirúrgica”: em “O Turista” a personagem interpretada por Angelina gasta U$ 20 milhões em cirurgias plásticas para mudar o rosto. No Brasil gastaria menos da metade e com resultados bem melhores. Não é à-toa que em 2009 foram realizadas no país 545mil cirurgias plásticas (119 mil em pacientes masculinos). Atualmente o Brasil só perde para os Estados Unidos. Por enquanto.
Pés quentes no próximo verão. É o que dita a moda
Tem realmente gosto para tudo: no próximo inverno as mulheres terão os pés peludos ou cheios de penas. Calma, não é nenhuma epidemia, mas sim o que a moda de calçados promete como novidade. Estão em fase de execução escarpins e principalmente botas de cano médio, forrados com pêlos coloridos estampados. Para os homens os sapatos serão com um estilo militar, cadarços, saltos grossos e alguns serão com fivelas. Tomara que sejam ao menos confortáveis. (Eli Halfoun)
Próxima novela da Globo quer ficar literalmente na moda
Isso é que é planejar e executar com antecedência: a novela “Insensato Coração” nem bem estreou e a Globo já se movimenta com “Fina Estampa” o novo trabalho de Agnaldo Silva para substituir a novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares. O que se sabe até agora é que “Fina Estampa” terá o mundo da moda como tema e um dos pedidos do autor é que a Globo consiga Gisele Bundchen para fazer uma participação especial: ela entraria como ela para aparecer apenas no segundo capítulo. Nos bastidores comenta-se também que outra presença praticamente garantida é a da ex-modelo, agora estilista e atriz Letícia Birkheuer. Ainda segundo os comentários também estão em pauta as participações de Fernanda Lima e de Rodrigo Hillbert, ambos também ex-modelos. É cedo para confirmar qualquer coisa, mas é certo que se não for uma fina estampa a novela terá um literalmente fino (magro) elenco.
Carnaval é luxo só com novo concurso de fantasias
A idéia de voltar a promover os grandes bailes carnavalescos que fizeram história no Rio e acabaram sufocados pelo desfile das escolas de samba desde que passou a ser a atração maior do carnaval carioca, pode devolver também uma das tradições da folia: os luxuosos concursos de fantasias que consagraram nomes como os de Evandro de Castro Lima e Clóvis Bornay, que gastavam muito para superar um ao outro. A rixa era tão intensa que se chegou a criar na mídia uma briga (que, aliás, nunca existiu, entre os dois nos moldes da criada no rádio entre Emilinha Borba e Marlene e que também nunca aconteceu de verdade. Como o luxo das fantasias agora é coisa de escola de samba (que já foi só do e de samba) o novo concurso será aberto aos destaques das escolas. Nas escolas cada destaque chega a gastar do próprio bolso mais de R$ 100 mil para confeccionar uma fantasia de luxo. Está provado que o carnaval ainda é sem dúvida a maior das fantasias do brasileiro. Com ou sem dinheiro. Com ou sem fantasia.
Sexo e prazer na nova delícia literária de Narcisa
Se sucesso literário depender somente de insistência Narcisa Tamboridegue tem um caminho de êxito a percorrer: insistente ela escreve seu terceiro livro. Ao primeiro deu o título de “Ai que Loucura”, ao segundo de “Ai que Absurdo” e no terceiro continua dizendo ai: o livro recebeu o título de “Ai que Delicia”. Não se sabe se a delícia em questão é o livro todo ou se é o alívio de concluir a leitura, mas Narcisa afirma que o prazer é certo. A espevitada, insistente e alegre autora garante: “esse livro só tem histórias surreais, sexuais e prazerosas”, que pelo visto é o que Narcisa considera uma delicia. Ela e todos nós.
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Um filme de suspense para o criador do Wikleaks
O cinema também está correndo atrás de Julian Assange, o fundador do mais badalado e perseguido site do mundo, o Wikleaks . Duas produtoras (a Joshephson Enterternaiment e a Michele Klín Pod’s) dos Estados Unidos compraram os direitos da biografia de Assange para transformar em filme que, acreditam, pode seguir a trilha do sucesso de “A Rede Social”, que tem a internet como tema. Está decidido que o roteiro do longa-metragem será feito com base no livro “The Most Dangerous Man in the World”, escrito pelo jornalista australiano Andrew Fewler. Os produtores querem fazer um filme dramático e de suspense.Como, aliás,tem sido no mundo a perseguição contra o site. (Eli Halfoun)
Rick Martin quer mais filhos de barriga de aluguel
O fato de ter assumido publicamente sua homossexualidade não diminuiu o desejo do cantor Rick Martin em ser pai. Ele já é o papai dos gêmeos Matteo e Valentine, que em 20008 nasceram graças a uma barriga de aluguel. Agora Martin quer mais filhos e diz: “Ser pai é incrível. Cada dia tem alguma coisa diferente. Matteo e Valentine estão sempre comigo. Eles são demais e eu quero mais. Esse é só o começo de nossa família. Não sei quantos filhos quero mais, mas tem que ter uma menina”. (Eli Halfoun)
Shopping cria Guia de Estilo para mostrar a nova moda do homem
Ficou no passado o tempo em que o homem se contentava em vestir qualquer calça surrada com camisa amarrotada e não tinha o espelho como instrumento para saber, às vezes exageradamente, como está sua aparência. Recente pesquisa revela que o homem moderno não está em busca apenas dos avanços tecnológicos: é hoje uma pessoa com a moda. É para ser uma espécie de orientador do vestir masculino moderno que o Shopping Iguatemi criou em São Paulo o Guia de Estilo Masculino, que pretende ser uma espécie de bíblia da elegância masculina moderna. O Guia não está ao alcance só dos homens de maior poder aquisitivo: foi desenvolvido virtualmente pelo site do Shopping Iguatemi em São Paulo e pode ser que quiserem ficar em dia com o vestir-se bem. Afinal, em moda masculina ou feminina sempre é possível dar um jeitinho. (Eli Halfoun)
Um leilão para ajudar a salvar o mundo
Parece que o mundo está cada vez mais consciente de que é preciso unir-se para, por mais incrível que possa parecer, salvar o próprio mundo. Esse tipo de mobilização é também de certa maneira uma espécie de confissão de culpa já que somos nós, os habitantes do planeta que, entre outras coisas, estamos destruindo o meio-ambiente. No próximo dia 29de março a Casa Cristie’s’, uma das mais famosas, caras e luxuosas do mundo realiza mais um “Lance para Salvar o Mundo”, leilão que arrecada dinheiro para organizações ambientalistas. Esse ano a festa promoverá leilão de encontros com famosos, viagens e obras de arte. Estão confirmadas as participações da atriz Salma Hayek, da jornalista Anna Wintour, editora da Vogue americana e do também jornalista Gerald Cartê, editor da revista Vanity Fair. Mais importante do que o leilão é conscientizar o mundo de depende de nós. (Eli Halfoun)
Vem uma nova versão do Ipad
Os amantes brasileiros dos aparelhinhos eletrônicos que viraram uma febre mundial podem começar a separar dinheiro para adquirir a nova versão do Ipad que chega ao Brasil em abril. A nova versão tem entrada USB e ferramenta que melhoram a cor e um ginescópio de 3 eixos para dar sensibilidade de movimento. A primeira versão do Ipad chegou ao Brasil em dezembro de 2010 e já ficou ultrapassada.
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
Classificação de programas deTV não adianta nada
A colunista de televisão Keila Jimenez, da Folha de São Paulo, noticia que o Ministério da Justiça reclassificou (não seria o caso de qualificar) o Programa do Ratinho para 12 anos de idade, o que significa que agora a atração só pode ser exibida após as 20 horas. Ou seja: no horário nobre da televisão que como se vê não é tão nobre assim. Já se disse muito sobre a presença de Ratinho na televisão e sobre as baixarias de seu programa. As baixarias do Ratinho nunca foram diferentes ou mais apelativas das de outros programas. A diferença é que Ratinho sempre assumiu uma verdade que a televisão tenta esconder. É difícil entender essa tal classificação para programas de televisão se é impossível impedir que em casa e dominando o controle remoto o telespectador assista o que bem entender. Talvez essa classificação seja um alerta aos pais para mostrar que certos são inadequados para crianças, mas não adianta: os pais não costumam dar bola para esses avisos. Televisão é um veículo democrático que não impõe nenhum tipo de programa e permite mudar de canal todo momento. Esse tipo de classificação não é a melhor forma de fazer os pais impedir os filhos de assistir isso ou aquilo, (novelas, por exemplo). Classificação é um tipo de censura e censura e de espécie alguma faz parte desse novo Brasil. Orientação sim e nesse caso o Ministério da Justiça deveria encontrar4 uma forma de orientar os pais que em casa são os únicos que podem impedir que os filhos vejam “programas proibidos”. Desenhos são permitidos para crianças de todas as idades. Pergunto: alguém aí conhece algum programa ou filme mais violento do que desenhos e músicas infantis? (Eli Halfoun)
Juca Chaves mostra a diferença dos tempos modernos
O tempo não fez o e sessentão Juca Chaves perder o bom humor que é, além de um extraordinário talento musical, uma das marcas de sua carreira, mas não é só em cena que o menestrel conta suas piadas. Ele também costuma brindar as conversas com amigos com comentários sutis e engraçados. Há dias, por exemplo, conversava com um grupo de amigos que elogiava os americanos que se adaptaram ao mundo tecnológico. Juca disse: “Vida de americano é assim: Iphone, Ipods, Imac. Já a vida do brasileiro é assim: Iptu, Ipva, Icms, Ipi”. Precisa dizer mais? (Eli Halfoun)
Cesar Cielo: braçadas milionárias longe do Flamengo
Não anda fácil o diálogo (pelo menos o financeiro) entre a ex-nadadora e hoje presidente do Flamengo Patrícia Amorim e o campeão César Cielo. É que desde a astronômica contratação de Ronaldinho Gaúcho tudo parece ter ficado mais caro para o rubro-negro. Cielo, por exemplo, está pedindo aumento de R$ 100 mil mensais, ou seja, mais do que os absurdos 62% que os deputados federais e senadores se deram: agora Cielo quer salário de R$ 250 e não mais de R$150 mil para renovar contrato para mais uma temporada. Tudo indica que Patrícia Amorim não aceitará porque não quer que o Flamengo nade, nade e morra na praia. Ela argumenta que a contratação de Cielo não levou novos sócios e muito menos nadadores para o clube. Também acha que Cielo está vivendo um delírio contratual causado pelos muitos e polpudos contratos publicitários que fechou até agora. O Flamengo não pode mais dar braçadas tão fortes e agora está apostando tudo em Ronaldinho Gaúcho que pelo visto acabará sufocado. Ele sabe jogar futebol. (Eli Halfoun)
Preparem a caipirinha. Demi Moore vem aí
Quem quiser conferir de perto a tão elogiada beleza madura da atriz Demi Moore tem uma boa oportunidade agora: acompanhada do marido, o jovem ator Ashton Kutcher)ela vem para o SPO Fashion Week no qual Ashton, que é contratado da Colci desfilará.O casal viaja orientado por um amigo de Los Ankgelers, que namorou uma brasileira e os aconselhou a dançar sambas,beber água de coco, tomar capirinha (com moderação) e comer carne de sol. Quer dizer: vão representar o tempo todo e ainda por cima correndo o risco de passar mal. Quem não está acostumado estranha. (Eli Halfoun)
Lady Gaga mostra ao vivo que é boa de jazz
Lady Gaga é muito melhor cantora do que aquela que os milhões de fãs do mundo inteiro conhecem. Pelo menos foi o que mostrou há dias quando deixou impressionados os músicos do Oak Room, famoso bar de Nova York onde foi assistir ao show do cantor de jazz e trompetista Brian Newman. Ao final do show Lady Gaga deu uma “canja” e cantou alguns sucessos do jazz, entre os quais “Somenoe to Watch Over”, dos irmãos Guershwin e levou a platéia e os músicos ao delírio com sua voz afinada e interpretação correta e pessoal.. Isso não significa que Lady Gaga pretenda abandonar seu estilo popular. Nem poderia: no ano passado ela faturou U$ 62 milhões, dos quais U$ 9,7 milhões de vendas virtuais de “”Bad Romance”,o que não a impede,como comenta com amigos de mais tarde gravar um CD especial para os amantes de jazz e para mostrar ao mundo que mais do que um bem sucedido produto comercial é uma excelente cantora. (Eli Halfoun)
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Tim Maia: uma coleção musical para fazer história
Considerado um dos maiores talentos da música brasileira Tim Maia entra em cena outra vez com o lançamento no próximo da Coleção T7im Maia. Essa verdadeira festa musical (e documental) reúne aqueles que são considerados os quinze mais importantes gravações (agora remasterizadas) de sua carreira r relembram sucessos como, entre muitos outros "Azul da cor do mar”e “Primavera”. No total são mais de 200 músicas. Não é só: cada CD será acompanhado de um livro com histórias e fotos inéditas do álbum de família de Tim. Quem completar a coleção terá em mãos, além do talento musical do artista, um livro com 600 páginas e muitas histórias para ler e contar. O primeiro volume será lançado no dia 28 de fevereiro. Os outros sairão semanalmente e poderão ser adquiridos em bancas de jornal. (Eli Halfoun)
DVD comemora 25 anos de sucesso do musical "Os Miseráveis"
Adaptado do livro que Victor Hugo lançou no dia 3 de abril de 1862 e considerado um épico literatura francesa, “Os Miseráveis” também faz carreira de sucesso como musical na Broadway: o espetáculo está em cartaz há 25 anos e para comemorar esse verdadeiro feito a Universal Studio Home Entertainement lança no próximo dia 22 DVD e download digital de uma das apresentações gravadas ao vivo. O musical tem em cena mais de 500 atores e músicos e já ganhou importantes prêmios, entre os quais o Tony de melhor filme musical, dois Grammys e cinco prêmios Drama Desk. Considerado um dos mais populares espetáculos do mundo “Les Miserables” não se cansa de receber elogios da critica como o de Anita Gates que disse no New York Times: ”É uma produção inquestionavelmente espetacular do início ao fim”.
Angelina Jolie quer os filhos ao lado até nas filmagens
Passar a maior parte do tempo ao lado dos filhos é o que Angelina Jolie faz e aconselha para todas as mães: “Esse é o melhor momento de nossas vidas e devemos aproveitar cada minuto, pois é tudo tão rápido, quando nos damos conta nossos filhos já cresceram”. É por acreditar e exercer o que diz que Angelina tem recusado convites para filmar e quando os aceita faz questão de levar as crianças. Foi o que aconteceu com o recém lançado “O Turista”: nos intervalos de filmagem a atriz passeou com os filhos em Veneza. Ela revela que tem um trato com o marido: “Eu e o Brad temos um acordo: mesmo quando estamos filmando devemos estar em família, por isso quando aceitei estrelar esse novo filme todos fizemos as mala juntos e fomos para a Itália”. (Eli Halfoun)
Caia na folia literária. Tem muitas novidades para ler no carnaval
Quem não gosta de carnaval e prefere ficar em casa lendo pode começar abastecer o bloco literário com os livros que estão saindo esse mês e que já são considerados alguns dos melhores lançamentos do ano. Faça sua listinha incluindo, entre outras, essas sugestões:
1)”Adeus Mundo Cruel - como superar fracassos e se tornar um suicida de sucesso”, de Balmaceda Parker. A idéia do autor é conscientizar os sobre a tolice do ato de suicidar-se
2) “A Fórmula do Cálculo da Beleza – como encontrar seu quociente pessoal de beleza e explorar ao máximo o seu potencial estético”, de Robert M.Tomambe que oferece reflexões sobre algumas maneiras de valoriza os pontos fortes que podem realçar a beleza de cada um
3)“Os últimos dias de Romanov”,de Helen Rappaport, que como historiadora reconstrói as duas semanas que a família imperial russa passou na radical Ecaterinburgo
4) “Deus é Matemático”, de Mário Lívio, que investiga o por que a matemática tem o poder que tem. O livro mostra as idéias de Pitágoras e Arquimedes até os dias de hoje
5)“Memorável”-o que aconteceu enquanto eu nascia”, de Flávio Orsini Filho, que como médico conta todos os registros do primeiro dia de um bebê fora da barriga da mãe
6)“Brasil: é muita história”, de Eduardo Bueno,que reconta a história brasileira desde o período pré-descobrimento até o governo do presidente Lula
7)“2012”, o ensaio reúne 24 autores (pesquisadores, historiadores, cientistas e espiritualistas) discutindo a grande dúvida de todos: o mundo vai acabar em 2012?. (Eli Halfoun)
1)”Adeus Mundo Cruel - como superar fracassos e se tornar um suicida de sucesso”, de Balmaceda Parker. A idéia do autor é conscientizar os sobre a tolice do ato de suicidar-se
2) “A Fórmula do Cálculo da Beleza – como encontrar seu quociente pessoal de beleza e explorar ao máximo o seu potencial estético”, de Robert M.Tomambe que oferece reflexões sobre algumas maneiras de valoriza os pontos fortes que podem realçar a beleza de cada um
3)“Os últimos dias de Romanov”,de Helen Rappaport, que como historiadora reconstrói as duas semanas que a família imperial russa passou na radical Ecaterinburgo
4) “Deus é Matemático”, de Mário Lívio, que investiga o por que a matemática tem o poder que tem. O livro mostra as idéias de Pitágoras e Arquimedes até os dias de hoje
5)“Memorável”-o que aconteceu enquanto eu nascia”, de Flávio Orsini Filho, que como médico conta todos os registros do primeiro dia de um bebê fora da barriga da mãe
6)“Brasil: é muita história”, de Eduardo Bueno,que reconta a história brasileira desde o período pré-descobrimento até o governo do presidente Lula
7)“2012”, o ensaio reúne 24 autores (pesquisadores, historiadores, cientistas e espiritualistas) discutindo a grande dúvida de todos: o mundo vai acabar em 2012?. (Eli Halfoun)
Nada de feijão com arroz no cardápio chique do Brasil
Considerada uma das melhores chef do Brasil a gaúcha Helena Rizzo listou para o apresentador Amaury Jr. alguns restaurantes que para ela estão entre os melhores do mundo. Ela incluiu três casas paulistas na relação: o D.O.M., do chef Alex Atala, o Dui. da chef Bet Coelho e o Mocotó, do chef Rodrigo Oliveira. Helena Rizzo também incluiu na relação de melhores o El Celler de Can Roca, do chef Joan Roca e o Mugaritz, do chef Andoni Aduritz. Os dois são espanhóis: o primeiro funciona na Catalunha e o segundo em São Sebastião. Para freqüentar qualquer um da lista é preciso ter, além de apetite, "bala na agulha”. (Elí Halfoun)
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Solidariedade conjugada no plural
É comum ouvir comentários de que “o mundo está perdido porque as pessoas ficaram egoístas e só olham para o próprio umbigo”. É uma exagerada descrença no amor e nem faz tanto sentido: o homem continua se deixando sensibilizar quando um grave problema atinge um grande número de pessoas. O mundo não está perdido e nem o homem ficou tão insensível assim: a solidariedade prestada em todo o país às vítimas da tragédia serrana é mais um exemplo (outros têm sido dados em muitas ocasiões) de que se depender do afeto e da solidariedade dos homens nunca o fim do mundo nunca acontecerá. O homem poderá sim até destruir o mundo se continuar brincando e violentando a natureza e, em consequência, o fundamental meio ambiente da vida. Mas se depender de solidariedade como a que estamos vendo e aplaudido agora fica claro que o tão criticado homem tem salvação. Pena que a solidariedade intensa e coletiva sói se manifeste em momentos dramáticos. Se a solidariedade intensa e coletiva fizesse parte do dia a dia de todos nós certamente teríamos menos problemas sociais e emocionais. E mais amor. (Eli Halfoun)
Economia burra sempre faz gastar e perder mais
A denúncia (feita no Jornal Nacional da Globo) de que um equipamento que poderia ter evitado tantas vítimas na tragédia da serra do Rio está desativado porque ninguém se dispõe a pagar R$ 900 mil mensais para fazê-lo funcionar, é revoltante ainda mais quando se sabe que as chamadas autoridades gastam mais, muito mais até por dia para ações nem tão necessárias assim. Cada vez que ouço novas notícias sobre a tragédia fico sem entender o motivo real de tanto descaso e incompetência. Parece que as “autoridades” contaram com a sorte (sorte de não chover tão forte) e agora devem ter aprendido que sorte a gente também ajuda a fazer, porque se assim não for um dia ela acaba. O assunto já foi tratado em blogs (aqui o Gonça esgotou a notícia) e jornais, mas até agora ninguém se sabe se o equipamento está enfim sendo disponibilizado, embora se saiba que o assunto está sendo conversado (como conversam as nossas “autoridades”) para permitir que o equipamento mais do que necessário entre em ação. Talvez agora as “autoridades” tenham enfim aprendido também que na hora de salvar vidas não se pode desprezar os avanços e facilidades da tecnologia. Além do mais esquecer que o equipamento existe há anos pode ter economizado R$ 900 mil mensais, mas faz com que agora se gaste muito mais para ajudar as vítimas - vítimas que certamente não existiriam se o alerta tivesse sido feito. Fica novamente a lição de que na vida quem por incompetência economiza um tostão sempre acaba perdendo um milhão. (Eli Halfoun)
Cinema em capítulos: uma bossa que pode render filmes
Primeiro a Globo criou a Sessão Nacional para exibir no período de férias dos programas apenas filmes brasileiros. Agora está adquirindo os direitos de alguns campeões nacionais de bilheteria para transformá-los em seriados. Nem sempre é possível deixar o telespectador ligado durante mais de uma hora de projeção (televisão é diferente de cinema porque permite que em casa o público dê atenção para outras coisas, já no cinema a atenção fica concentrada única e exclusivamente na tela e algumas vezes na namorada que está ao lado). O resultado é que não é mais precisos investir tudo o que exige a realização de um seriado e sem muito trabalho (fica apenas com a difícil (não é simples picotar um filme sem fazer a sequência perder o sentido)l responsabilidade de edição. O resultado final é duplamente benéfico: primeiro porque o cinema brasileiro ganha prestígio e credibilidade, Em segundo lugar o público fica mais atento (acredita estar vendo novela), além de abrir importante espaço (talvez também em outros canais) e também o caminho para finalmente tratar a imagem da televisão como cinema, o que não tenho dúvidas, virá a ser adotado até em programas que não sejam necessariamente novelas e seriados. (Eli Halfoun)
Aniversário de São Paulo é uma festa do Brasil
“Obrigado São Paulo” - com esse agradecimento Fernanda Montenegro encerrou o depoimento que deu na televisão sobre os 457 anos que o estado está comemorando. Nenhum exagero no obrigado de nossa atriz maior. O brasileiro de uma maneira geral é agradecido a tudo o que São fez e continua fazendo pelo Brasil. É nas muitas indústrias espalhadas pela grande São Paulo, que o povo tem encontrado mercado de trabalho mesmo quando o país enfrenta crises financeiras. É São Paulo que abre sua imensa porta (uma espécie de porta da esperança) para os milhares de nordestinos desamparados que migram para lá em busca de melhores condições de vida. São Paulo é sem dúvida um exemplo de progresso industrial, agrícola e cultural. Por mais que o Rio continue sendo considerado a capital cultural do Brasil é em São Paulo que os melhores espetáculos teatrais são montados, que acontecem os maiores shows e as mais belas exposições. Definitivamente São Paulo não tem muito a oferecer em matéria de belezas naturais, mas construiu atrações que atraem visitantes do mundo inteiro. São Paulo construiu arquitetura e continua se construindo para ajudar, como sempre fez, a construir um Brasil mais inteiro e sólido. Os quase 500 anos que São Paulo comemora agora são por isso mesmo uma festa brasileira. Afinal, é em São Paulo que moram brasileiros de todas as partes e que ajudam a construir aquele que é um patrimônio do mundo. Parabéns e como disse Fernanda Montenegro, muito obrigado. (Eli Halfoun)
Futebol do Vasco deve investir no futuro. Se ainda quiser ter torcida
O Vasco de tantas tradições e torcida apaixonada começou mal o campeonato carioca. Agora o presidente Roberto Dinamite anuncia no jornal O Dia, que o Vasco retomou contatos para trazer de volta Juninho Pernambucano, craque que fez história no clube. Os torcedores não acreditam e acham que “isso é papo para fazer esquecer a desastrosa estréia no campeonato. Deve ser4, mas mesmo que não seja não é trazendo de volta um jogador à beira da aposentadoria que resolverá o problema. Pode ajudar, mas a realidade é que nem o maior dos craques resolve sozinho o problema de uma equipe sem paixão e de um clube que não consegue conquistar jovens torcedores. O Vasco já tem craques: Felipe Carlos Alberto não são pernas de pau, mas não estão resolvendo nada. Fica novamente claro que mais do que gastar com antigos craques o importante é formar jogadores, “diplomar” noivos craques, e não abrir mão deles diante de qualquer proposta com a desculpa de saldar dívidas. Até porque outras dívidas virão rapidamente. Craques não.
domingo, 23 de janeiro de 2011
Roteiros turísticos batem novo recorde no Brasil
Quando março vier os pacotes de viagens baterão um recorde, principalmente entre os dias 5 e 8, ou seja, no carnaval. Levantamento da CVC, a maior operadora de viagens das Américas revela que seus 10mil pacotes de viagens com roteiros marítimos, terrestres e aéreos para 80 diferentes destinos no Brasil bdofr5entesdestimnos tiveram um aumento de 20% na procura em relação aos oferecidos no carnaval do ano passado. O desfile das escolas de samba continua fazendo com que o Rio seja o roteiro mais escolhido, mas estão em alta também as viagens para, por ordem, Fortaleza, Porto Seguro, Porto de Galinhas, Maceió, Natal, Florianópolis, e Balneário Camboriú. Viagens para outros países também estão sendo procuradas, especialmente por quem quer “fugir do carnaval”. As mais procuradas são para Buenos Aires, Santiago, Punta del Este, Cancun, Punta Cana, Paris e Orlando. Mais uma prova que as coisas mudaram no Brasil. Antes as pessoas sonhavam viajar. Agora viajam. (Eli Halfoun)
Celular: anova mania nacional como a cerveja e o que você está pensando
Quem forma na turma dos mais antigos (e nem tão antigos assim) deve lembrar da dificuldade que era conseguir uma linha telefônica fornecida pela Telemar (a Oi de agora). Muitas vezes só um bom pistolão conseguia liberar uma linha telefônica para um amigo ou parente. Os pistolões continuam aí (são uma mania nacional), mas não precisam mais preocupar-se com os telefones. Agora a reclamação não é com a falta, mas sim com o excesso de telefones desde que as facilidades do celular juntou-se a outras duas preferências nacionais: a cerveja e aquela que abunda pelas ruas e praias. O Brasil de hoje é movido a telefone celular: acabamos de superar a casa dos 200 milhões de aparelhos, o que representa um crescimento superior a 16% quando comparado aos números de 2009. Agora temos mais 29 milhões de novas habilitações. Só para ter idéia de como o celular é uma nova mania nacional basta dizer que com 41milhões de habitantes São Paulo tem hoje 50,5 milhões de celulares em uso. Muita gente ainda não aprendeu a usar e acha que o legal é sair gritando na rua com o aparelho no ouvido ou deixando o aparelho impunemente ligado em todos os lugares em que seu uso não é permitido e recomendado. . (Eli Halfoun)
Lula quer invadir a internet com um jornalista ao lado
Jornalista competente e desempregado infelizmente é o que mais tem por aí, mas um desses poderá ter a sorte de trabalhar com Lula: o ex-presidente anda a cata de um profissional completo para assim que encerrar seu período de férias, retomar o trabalho com um site, um blog e um Twitter. O profissional que Lula quer ao seu lado tem que ser bom de texto e de informática para criar o site e todas as outras ferramentas disponibilizadas pela internet. Lula quer escrever muito e decidiu que seu novo assessor jornalístico será o responsável por vários textos a serem desenvolvidos a partir de um ditado de suas idéias. O ex-presidente pretende também publicar artigos na mídia impressa, além de fazer palestras, inclusive internacionais já que acumulou um grande prestígio no exterior. Talvez até seja o caso de abrir duas frentes de trabalho contratado um bom jornalista e também um craque em informática. Esse negócio de “dois em um” pode até ser mais econômico, mas na maioria das vezes não funciona. (Eli Halfoun)
Romário faz seu primeiro gol como deputado federal
Mesmo quando Romário estava mal colocado dentro da área, o que era raro, de um jeito ou de outro a bola caía em seus pés e aí era gol garantido. Parece que em seu primeiro mandato político (deputado federal) Romário também contará com a sorte: no sorteio de gabinetes realizado na Câmara o Baixinho levou a sala na qual de todos estavam de olho: a d de número 825, que foi usada pelo então deputado federal Lula na reforma constitucional de 1988. Estavam todos de olho nessa sala porque é a única que tem elevador e banheiro privativos. Agora é esperar que como deputado Romário também seja um craque e faça tantos gols como os que fez em campo para alegria da torcida que anda mesmo precisando de uma boa jogada do medíocre time de políticos reunidos em Brasília. (Eli Halfoun)
Band promete TV por assinatura a preço popular
Não demora muito vem aí um “refresco” para quem cansou de pagar caro, muito caro, por assinatura da repetitiva programação da televisão a cabo: a Rede Bandeirantes pretende lançar breve sua TV para assinantes. A Band tem o apoio da NGV e a idéia é disponibilizar 27 canais a preço popular, ou seja, bom para o bolso dos telespectadores de baixa renda. Embora a tabela de preços ainda esteja em fase de elaboração sabe-se que para garantir o sucesso do investimento a Band não pretende cobrar mais do que R$ 20 mensais. Ta mais barato do que ligação clandestina (Eli Halfoun)
História em quadrinhos invade o mundo da moda
“Os Notáveis” - o nome parece de filme ou de programa de televisão metido a besta, mas é o título de uma nova e especial revista em quadrinhos lançada há dias em São Paulo. É uma revista que junta quadrinhos e moda, duas paixões de Fabio Antônio, o criador da revista ilustrada pela desenhista Débora. Fabio criou a revista para “contar um pouco da minha história no mundo fashion”. A Inspiração vem das modelos, mas Fabio garante que “nenhuma personagem é realmente uma única pessoa: cada herói tem um pouco de mim”. A cartunista Débora Caritá, responsável pelos quadrinhos, garante que “todas as personagens foram desenhadas sem que eu conhecesse as modelos, o que foi um desafio, inclusive para adicionar esse ou aquele contorno”. Entre as modelos que “desfilam” nos quadrinhos Notáveis está Adriana Ramos, que se sentiu “honrada com a homenagem” e diz que “a personagem Ágata conta um pouco da minha história no mundo fashion, do meu sonho de ser modelo quando saí do Rio Grande do Sul para São Paulo sem conhecer ninguém”. (Eli Halfoun)
sábado, 22 de janeiro de 2011
Um bom exemplo para acabar com as áreas de risco
Lembra? Não faz muito tempo ninguém, mas ninguém mesmo, acreditava na possibilidade dos morros dominados por traficantes pudessem ser pacificados devolvendo à maioria de honestos moradores a tranqüilidade de viver sem medo e em paz. Pois é: um trabalho bem planejado, feito sem muito estardalhaço e na base do devagar e sempre mostrou que é possível viabilizar bons planos quando o terreno é preparado para isso. Talvez o mesmo método de planificação e conduta possa (deva) ser utilizado agora para que finalmente e definitivamente sejam resolvidos os problemas que arrasam cidades e fazem muitas vítimas em época de chuva, ou seja, sempre nesse período do ano. Está provado que não adianta fazer discursos e muito menos tomar medidas paliativas para, depois do desastre, socorrer as vítimas. Importante é não permitir que haja vítimas. Isso pode acontecer se, a exemplo do que foi feito com a segurança, houver planejamento e disposição para acabar com as áreas de risco. É um trabalho demorado. O que pacificou e instalou UPPs nas favelas também demorou, mas deu certo. Pode dar certo também com as áreas de risco. É só uma questão de começar. E sem muitos discursos. (Eli Halfoun)
Craques devem entrar em campo para fazer o gol da solidariedade
O ex-presidente Lula vai entrar em campo outra vez. Por enquanto só no de futebol: dará o ponta-pé inicial da reabertura do estádio “Primeirão”, em São Bernardo do Campo e justamente na partida entre o time da cidade, o São Bernardo contra o Corinthians de Lula.. O jogo será no próximo dia 30 e a cidade já está em festa porque coma reforma o “Primeirão” está enquadrado no Estatuto do Torcedor e nos padrões exigidos pela FIFA. Quem convidou Lula para dar um chutinho na bola do jogo foi o prefeito Luiz Marinho, ex-ministro, ex-líder sindical e amigo pessoal de Lula que está entusiasmado também com a confirmação de que o novo estádio do Corinthians, construído em Itaquera (a obra levará até 3 anos) será o palco da abertura da Copa do Mundo de 2014Lula quer estar lá não só como o ex-presidente que possibilitou a vinda Copa para o Brasil, mas também e principalmente como torcedor apaixonado do Corinthians. Afinal, ninguém é perfeito. (Eli Halfoun).
Lula entra novamente em campo. De futebol
O ex-presidente Lula vai entrar em campo outra vez. Por enquanto só no de futebol: dará o ponta-pé inicial da reabertura do estádio “Primeirão”, em São Bernardo do Campo e justamente na partida entre o time da cidade, o São Bernardo contra o Corinthians de Lula.. O jogo será no próximo dia 30 e a cidade já está em festa porque coma reforma o “Primeirão” está enquadrado no Estatuto do Torcedor e nos padrões exigidos pela FIFA. Quem convidou Lula para dar um chutinho na bola do jogo foi o prefeito Luiz Marinho, ex-ministro, ex-líder sindical e amigo pessoal de Lula que está entusiasmado também com a confirmação de que o novo estádio do Corinthians, construído em Itaquera (a obra levará até 3 anos) será o palco da abertura da Copa do Mundo de 2014Lula quer estar lá não só como o ex-presidente que possibilitou a vinda Copa para o Brasil, mas também e principalmente como torcedor apaixonado do Corinthians. Afinal, ninguém é perfeito. (Eli Halfoun).
Vermelho e azul na Beija para homenagear Roberto Carlos. Marrom nem pensar
O tratamento psicológico a que se submeteu para livrar-se de suas manias ajudou bastante, mas não foi suficiente para que Roberto Carlos perdesse a cisma que tem com algumas cores, especialmente a marrom. Por isso mesmo ele pediu à diretoria da Beija Flor que não inclua nada marrom no desfile da escola do qual é o homenageado com o enredo. Tá feito: não haverá nada nem perto do marrom em qualquer carro,, fantasia e alegoria Para agradar mais o homenageado a Beija decidiu que a escola priorizará as cores vermelho e azul celeste (cores preferidas de RC). O vermelho é Para fazer alusão as rosas que Roberto costuma jogar para a platéia ao final de suas apresentações e a madrepérola azul para lembrar o profundo lado religioso do cantor. Se a escola perder não tem desculpa. Nem cor para botar a culpa. (Eli Halfoun)
Paulistas acham que Galvão Bueno é o "mala" do ano
Não adianta negar: todo mundo conhece pessoas chatas e complicadas que por isso mesmo são chamadas de malas difíceis de carregar. Em São Paulo o jornalista Giba Um quer saber quem são os maiores malas do ano passado e convocou o “Data Bank” parar realizar a pesquisa. Até agora os ”malas” mais votados por 362 internautas são Galvão Bueno (22,7%), Carolina Dickman (20,9%), Ana Maria Braga (14,9%), Geisy Arruda (13,8%), Ciro Gomes (11,7%), Nelson Jobim (9,9%), e Neymar (6,1%). É possível que alguns deles façam parte da listinha que provavelmente você também tem. (Eli Halfoun)
Mundo precisa ver a China com os olhos bem abertos
Em matéria de finanças os chineses têm os olhos muito mais abertos do que se pensa. Pelo menos é o que mostram números recentes publicados no Financial Time: a China cresceu na nova década 10,3% em 2010. Já tem uma população de 1,3bilhões de habitantes, incluindo 150 milhões de pobres (aqueles que vivem com menos de um dólar por dia, segundo critérios da ONU). A China acumula no momento 875 mil novos milionários, movimentando um grande fluxo bancário. Ainda segundo o “Financial Time” os empréstimos de fomento do China Developement Bank e do China Export Import Bank, somaram US$ 110 bilhões em 2009 e 2010 Nesse mesmo período o poderoso Banco Mundial emprestou us$100,3 bilhões, volume considerado o maior na história da instituição. Como se vê é o mundo que deve ficar de olhos bem abertos e atentos em relação a China e aos chineses. (Eli Halfoun)
Mercado de luxo de carros aposta alto no consumidor brasileiro
A Indústria automobilística internacional ainda acredita muito no poder aquisitivo do mercado brasileiro. É essa otimista crença que faz a Mercedes-Benz apostar no sucesso de vendas de seu novo modelo CLS 63-AMG. O luxuosíssimo carro foi mostrado há dias, na Casa Fasano, em São Paulo, para um grupo de convidados especiais, que saíram encantados com o novo modelo esportivo da marca. O automóvel entusiasmou o que certamente não se pode dizer do preço: custa cerca de U$ 250 mil, ou seja, cerca de Vr$ 436 mil que podem ser pagos em 12 parcelas iguais de R$ 43,6 mil. Tem quem pague: é o caso, por exemplo, da senadora Martha Suplicy que há dias, acompanhada do namorado (o presidente do Jóquei Clube de São Paulo, Márcio Toledo) comprou em uma loja do luxuoso Jardim Europa, três carros de uma só vez: um SVU da Hyundai por R$ 140 mil e mais dois Azara no valor de R$ 87 mil cada. A senadora ainda gastou R$ 150 mil para blindar os três carros. Agora que está bem motorizada Martha Suplicy pode “relaxar e gozar5” quando pegar um daqueles monstruosos engarrafamentos paulistas. (Eli Halfoun)
Férias fazem audiência da TV despencar
Só depois das férias as coisas voltarão ao ritmo normal no Brasil e não há torcida maior para isso do que a das emissoras de televisão. É que nesse período de descanso a audiência despenca por conta da falta de novas atrações e do excesso de reprises. A queda é muito acentuada e acarreta enormes prejuízos. Nos primeiros quinze dias desse período de férias os números de audiência geral foram cruéis: a Globo ficou com apenas 19 pontos seguida da Recor4d (6,8), SBT (5,4), Bandeirantes (2,2) e Rede TV (0,9). Aliás, a sempre lanterninha Rede TV espera ansiosa pelo mês de março quando Hebe Camargo estréia na emissora com um programa semanal nas noites de terça-feira. Para vender as cotas de patrocínio (são quatro no valor de R$ 1,9 milhão cada) o departamento comercial da emissora está garantindo que o novo programa de Hebe terá no mínimo 7.0 de audiência. São uns otimistas. (Eli Halfoun)
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Globo aposta na beleza e talento do jovem elenco de "Insensato Coração"
Mesmo tendo um elenco de nomes experimentados e consagrados artisticamente (José Wilker, Antonio Fagundes, Natalia do Vale, Bete Mendes e Natália Timberg, entre outros) é na nova geração de atores a maior aposta da Globo e da novela “Insensato Coração”. Do jovem elenco masculino já há quem garanta que Eriberto Leão será o super galã da emissora, que anda mesmo sentindo falta de um galã entre 35e 40 anos de idade. Do elenco feminino a aposta maior é em Paola Oliveira, que além de ganhar merecidos elogios como atriz é considerada com justiça uma das mais belas atrizes da televisão e dona de pernas perfeitas, especialmente entre o tornozelo e o joelho. Ainda sobram muitos e merecidos elogios para Fernanda Machado, que também é considerada muito bonita (é linda mesmo) e excelente atriz..
Voto de pobreza deixa senador encrencado
Quem recebe demais não sabe o que faz: adversários do senador Pedro Simon (PMDB) estão adaptando a frase “quem fala demais não sabe o que diz” para ironicamente saber do senador como é o voto de pobreza que fez. Católico fervoroso Simon fez o voto de pobreza na Ordem de São Francisco há alguns asnos. A ironia da adaptação tem a ver com o fato do senador ter requerido aposentadoria por ocupar o cargo de governador do Rio Grande do Sul, o que é um direito legal. Os adversários políticos de Simon garantem que ele já recebeu R$52 mil referentes a novembro e dezembro de 201o, ao mesmo tempo em que recebia salário de R$ 16,5 mil como senador. Seu mandato vai até 2015 agora com salário aumentado para 26,7mil por mês. Ironicamente os adversários perguntam “que voto de pobreza é esse”? Não sabem que voto de pobreza nada tem a ver com abrir mão do salário e passar fome, como, apesar do Brasil ter melhorado socialmente, ainda passam muitos brasileiros sem salário e sem emprego. Até que, como se anuncia, as coisas melhorem cada vez mais.
Twitter: uma ferramenta que é um por todos, todos por um
Ainda tem muita gente que utiliza o Twitter apenas para divulgar a carreira ou falar mal dos outros, mas outras tantas já perceberam que essa maravilhosa e ágil ferramentas disponibilizada pela internet pode e deve ser usada em benefício de todos. É felizmente o que acontece diante da tragédia que deixou a região serrana do Rio destruída. Pesquisa revela que na primeira semana da tragédia a média foi de 250 mil tweewts com mais de 1.620 posts de hora em hora. A pesquisa só contou os posts ligados às enchentes, desabamentos e procura de vítimas. Importante é que todos os posts se preocupam em listar os postos de arrecadação de doações e dão informações sobre o cima na serra. Dois importantes empresários também postaram sobre a tragédia: Eike Batista disse que enviou helicópteros da sua empresa,a EBX, para ajudar e Abílio Diniz informou ter enviado os três primeiros caminhões com doação de valimentos,além de divulgar os endereços de posto de recolhimento de doações. É assim unido todas as classes que o povo pode vencer obstáculos. Em todas as ocasiões.
Nova versão do Zorro pode ter Johny Depp como Tonto
Chamado erroneamente no Brasil de Zorro “The Lone Ranger” é o novo projeto da Disney para o cinema A produção ainda está na fase de escolha do elenco, mas já se sabe quer Johny Depp poderá interpretar o personagem Tonto, o fiel parceiro do mascarado Zorro. Foi o próprio Depp quem mandou recado para a Disney dizendo que está interessado em ser o Tonto. Conta a lenda que “The Lone Ranger” virou Zorro no Brasil por obra e graça de tradutores que preferiam simplificar os nomes para que o público brasileiro melhor os entendesse. Foi isso que também fez com que no início Louis Lane, a eterna apaixonada pelo Superman virasse Mirian por aqui. Aliás, até hoje alguns tradutores de filmes conservam a mania de adaptar os títulos e nomes originais e o que se vê é um samba do crioulo doido cinematográfico.
Público pede e Ariadna pode voltar para a "prisão" do BBB 11
A eliminação da transexual Ariadna (Thiago na carteira de identidade) do “BBB 11” ganhou exagerado espaço nos jornais, rádios, tevês e revistas, além da crítica de,digamos, alguns especialistas. Em seu blog o novelista e escritor Agnaldo Silva, criador nos anos 70 do jornal “Lampião”, o primeiro tablóide gay do Brasil, escreveu: “Tirar Ariadna é o mesmo que matar o protagonista da novela no primeiro capítulo. Se eu fosse Boninho (diretor do programa) virava a mesa e trazia a bicha de volta”. Então, anote aí: não demora muito a Globo dá um jeito de devolver Ariadna para a casa do “BBB 11” e assim ganhar mais repercussão na mídia. Afinal, em matéria de audiência e de BBB sempre vale tudo. Ou quase. No caso de Ariadna quase, quase.
BBB 11 atrai curiosidade também pela internet
Três letras idênticas (adivinhou quem disse BBB) são as campeãs de citações e busca na internet, segundo levantamento da Buzz Metrics que acompanha 4,5 milhões de blogs, 70mil fóruns. E 50 milhões de comentários. O BBB foi citado em mais de 510 mil mensagens superando o nome de Dilma Roussef que na data de sua posse teve 120 mil citações. O BBB ultrapassou também Ronaldinho Gaúcho desde o início da novela de sua contratação, Marcela Temer, muito citada desde que apareceu na posse de Dilma, ao lado do marido, o vice Michel Temer e “Passione”. A novela “Passione”, aliás, foi também campeã na com 221 milhões de visualizações em seu site até o último dia 14 quando foi ao ar o último capítulo da novela.
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Sirenes: um grito de alerta para as autoridades
Os nomes mudam de acordo com as circunstâncias: já foram favelas, depois comunidades e agora são chamados de áreas de risco. O fato é que esses locais e seus moradores ainda precisam de muita atenção e muitos investimentos governamentais para melhorar a qualidade de vida de seus milhares de moradores. Em época de chuva torrencial essas áreas são as que mais sofrem diante da possibilidade de desabamento de suas precárias moradias. Seria necessário um trabalho de proteção de encostas, mas enquanto isso não acontece o que se anuncia é a instalação de sirenes, primeiro no Borel, para alertar os moradores a deixarem suas moradias diante de um iminente desmoronamento. Não é nada diante do que precisa realmente ser feito, mas não deixa de ser uma ação preventiva e paliativa que pode vir a salvar muitas vidas. Parece que a idéia de instalar sirenes de alerta nos morros surgiu quando o prefeito de Areal, Petrópolis fez um carro de som circular pela cidade alertando os moradores do perigo de desabamento. Todos deixaram os locais de risco e não houve vítimas. O governo sabe que precisa fazer muito mais para evitar as repetitivas tragédias provocadas pela chuva. Sirenes de alerta realmente não são a solução que se espera, mas mesmo em silêncio já estão fazendo barulho para chamar a atenção das autoridades que até agora nada faziam. O sinal de alerta será muito útil para salvar vidas, mas servirá também para a cada chuva alertar as autoridades da necessidade de tomar urgentemente outras providências - até porque com o tempo os moradores nem darão mais bola para as sirenes. Espera-se que as autoridades sim.
Ronaldinho Gaúcho obriga Flamengo a fazer "caixa"
Mais do que um reforço para o time (por enquanto embora sabidamente craque ainda uma incógnita) Ronaldinho Gaúcho é o que se pode chamar de a mais forte moeda de troca do Flamengo. O Fla precisa mesmo fechar muitos negócios para fazer caixa e garantir os cerca de 23 milhões anuais que terá de pagarão jogador, além é claro de manter em dia o pagamento do restante do plantel. Entre os muitos contratos que tenta fechar um é com a Caixa Econômi8ca Federal para o lançamento da “Raspadinha do Ronadinho Gaúcho”. Não se sabe qual é o valor do contrato com a Caixa, mas há quem acredite que todo esse entusiasmo de patrocínio iicpí8nio e contratos em torno do jogador pode ir “pro brejo” se em campo ele não mostrar que ainda é o craque que se espera. Flamenguistas mais pessimistas acreditam que essa febre financeira em torno do jogador pode fazer com que aumente a cobrança dos R$ 350 milhões que, dizem, o Flamengo deve de impostos, a fornecedores e a bancos.
Para quem gosta de números o jornalista Ancelmo Góis publicou recentemente essa continha: Ronaldinho ganhará no “mengão” quase a mesma coisa que ganhava no Milan, ou seja, perto de 740 mil euros mensais. Só para comparar: no Corinthians Ronaldo Fenômeno ganha R$ 400 mil mensais e mais 80% dos patrocínios das mangas das camisas e nos calções do time. O que Ronaldinho Gaúcho ganhará equivale a 60 vezes o salário da presidente Dilma Roussef, 24 vezes o salário de José Gabrielli, o presidente da Petrobrás e 2,3 vezes mais do que ganha Howard Stringer, presidente da Sony. Como se vê Ronaldinho terá de jogar muita bola e ganhar títulos para justificar tanta grana.
Para quem gosta de números o jornalista Ancelmo Góis publicou recentemente essa continha: Ronaldinho ganhará no “mengão” quase a mesma coisa que ganhava no Milan, ou seja, perto de 740 mil euros mensais. Só para comparar: no Corinthians Ronaldo Fenômeno ganha R$ 400 mil mensais e mais 80% dos patrocínios das mangas das camisas e nos calções do time. O que Ronaldinho Gaúcho ganhará equivale a 60 vezes o salário da presidente Dilma Roussef, 24 vezes o salário de José Gabrielli, o presidente da Petrobrás e 2,3 vezes mais do que ganha Howard Stringer, presidente da Sony. Como se vê Ronaldinho terá de jogar muita bola e ganhar títulos para justificar tanta grana.
"Insensato Coração" estréia com pinta de sucesso
É difícil prever o sucesso de uma novela, principalmente agora que, pelo menos na Globo, novela que atingir menos do que 40%de audiência no horário nobre é considerada um retumbante fracasso. Coisas do exagero que a própria Globo se impõe. Mesmo assim dá para apostar que “Insensato Coração” estreou com pinta de sucesso - um sucesso que sem dúvida será apoiado no excelente elenco que o diretor Denis Carvalho (um craque) conseguiu reunir. O novo trabalho de Gilberto Braga e Ricardo Linhares começou com cenas fortes muito bem dirigidas e interpretadas. Tudo indica que será assim durante toda a trama. “Insensato Coração” estréia com a responsabilidade maior de superar os excelentes índices de audiência dos últimos capítulos de “Passione” e pelo visto conseguirá, mesmo que no meio da novela a audiência caia um pouco como costuma acontecer com todas as novelas.
Pesquisa deixa Edir Macedo na frente de Lula, Silvio Santos e Pelé.
Será que dá para levar a sério as pesquisas realizadas através de sites pessoais da internet? Essa dúvida sempre me intrigou e passou a intrigar ainda mais quando tomei conhecimento da pesquisa realizada pelo site do autor e escritor Aguinaldo Silva para saber quem é o “maior brasileiro de todos os tempos”. Até agora o resultado é inacreditável: o bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus, que é a proprietária da Rede Record, lidera a pesquisa com mais de 50% das preferências, o que mostra que uma vez mais fez direitinho a cabeça dos fiéis da Universal. Em segundo lugar aparece o bilionário Eike Batista com 13% que correspondem a um milhão de votos. O que mais surpreende na pesquisa é que Edir Macedo aparece disparado na frente de Lula (empatado com Lampião), Silvio Santos, Chico Mendes, Pelé e D.Pedro I. Agora eu é que pergunto: dá para levar a sério?
Rodrigo Santoro é um anarquista no cinema
Quem ainda não acredita na carreira internacional de Rodrigo Santoro não perde por esperar: em março será lançado nos Estados Unidos e na Europa o filme “There Be Dragons” do qual ele é uma das atrações interpretando um anarquista.. O filme estará no Brasil em maio para contar a história de São Josemaria, fundador da Opus Day, na Guerra Civil Espanhola. No elenco Charlie Cox, que interpreta o padre, Geraldine Chaplin e Wes Bentley. Mais o nosso Santoro que conquista mais e maior espaço internacional.
Pânico quer o "Rebolation" de Dilma Roussef
Embora tenha nos políticos um dos alvos de seu humor a turma do “Pânico na TV”, que, aliás, anda perdendo audiência, ainda acredita em promessas desses mesmos geralmente desacreditados políticos. Por isso está cobrando através de cartas e mais cartas a promessa que a presidente Dilma Roussef teria feito de dançar o “Rebolation” se vencesse a eleição. Venceu, mas até agora não dançou até porque tem coisas muito mais importantes a fazer nesse início de governo. O maior número de cartas enviadas pelo “Pânico” tem a assinatura da apresentadora Sabrina Sato para quem a presidente teria feito a promessa que esperam seja cumprida. Podem esperar rebolando.
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Passagem de Amy Winehouse pelo Brasil foi um desastre etílico
Não foi das mais comportadas como, aliás, era de se esperar a passagem da cantora Amy Winehouse pelo Brasil. Quem assistiu sua apresentação em São Paulo garante que ela estava drogada, cambaleante, sem conseguir lembrar as letras das músicas e cantando em uma garrafa de água no lugar do microfone. Dizem ainda que “a cantora está deteriorada fisicamente e que é quase uma caricatura dela mesmo”. Amy bateu seu próprio recorde etílico: em um único dia tomou sete garrafas de champanhe Veuve Clicquot acompanhadas de pedacinhos de pizza formando o que chama de sua “combinação favorita” (haja estômago). Especialistas em marketing acreditam que a passagem de Amy pelo Brasil deixou um enorme prejuízo para a imagem do Banco do Brasil, um dos patrocinadores do espetáculo. Não acredito que o BB será afetado em nada: o Banco do Brasil é sólido. Amy Winehouse é que não é.
Mais carros do que crianças por ano. Essa é a realidade de Sâo Paulo
Uma das maiores reclamações de quem mora em São Paulo ou é obrigado a ir para lá a serviço é em relação ao sempre engarrafado trânsito que faz com que se leve horas para chegar a um lugar que normalmente precisaria de menos de meia hora. A tendência é que o nó do tráfego paulista aumente: segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas em 210 a cidade de São Paulo ganhou três novos carros para cada bebê que nasceu durante o ano. Os números não mentem: foram 160mil crianças para 440mil carros, o que significa que São Paulo ganhou 185 bebês e 50 veículos a cada hora. Estima-se que com essa nova invasão de veículos o prejuízo de R$ 33,5 bilhões anuais que São Paulo tem por causa dos engarrafamentos aumentará muito. Pode-se dizer que os paulistas consomem muito mais gasolina do que leite.
Padre Marcelo vem aí com novo livro para bater recorde de vendas
Os “bestsellers” que se cuidem: o padre Marcelo Rossi acaba de entrar para a lista dos mais vendidos com 1,8 milhões de exemplares do livreto "Ágape (tem poucas páginas, letras maiores e muitos espaços em branco). A venda do primeiro livro do padre Marcelo é superior a de “O Código Da Vinci” (1,6 milhões de exemplares) e de todos os livros da saga “Crepúsculo”, de, Stephenie Meyer. Estimativas otimistas acreditam que “Ágape” irá superar em vendagem até os 2,6 milhões de exemplares de “O Monge e o Executivo”. Diante do sucesso o padre Marcelo Rossi animou-se a escrever seu segundo livro e dessa vez tratará da manifestação, discussão e entendimento das visões que vem tendo quando toca nas pessoas. Sucesso garantido com grande possibilidade de virar filme.
Turma da Mônica faz a alegria das crianças em alto mar
Depois de conquistar o público masculino com atrações como Roberto Carlos, Zezé Di Camargo e Luciano os cruzeiros marítimos querem ganhar o público infantil. A primeira investida nesse literalmente novo público será feita pela CVC Turismo que acaba de firmar contrato com a Mauricio de Sousa Produções para ter a bordo os personagens da Turma da Mônica. A viagem inaugural será nos dias 25 ou 26 de fevereiro no navio CVC Horizon. O cruzeiro terá três dias de duração e sairá do Porto de Santos rumo a Itajaí, Santa Catarina.. A programação prevê café da manhã da criançada com os personagens, natação com shows na piscina e sessão de cinema, além de encontro coma Turma da Mônica para tirar fotos. Haverá também um jantar mágico com apresentação de espetáculos da Turma da Mônica, distribuição de brindes e uma palestra de Mauricio de Sousa o criador da Mônica e dos personagens de sua turma.
Globo gasta bem para fazer "Insensato Coração
A Globo não faz economia na hora de caprichar na produção de suas novelas que ainda são o ponto forte da programação e principal produto de exportação. Na recém estreada “Insensato Coração” a Globo gastou R$ 3 milhões só para construir os cenários da boate Barão da Gamboa vede um shopping nos quais acontecerão encontros de personagens. O elenco tem comparado a nova boate com a de Dancin’Days que o mesmo Braga criou em 1978. Os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares querem que celebridades circulem pelos locais durante toda a novela e o primeiro foi o jogador Roger que apareceu ao lado de Deborah Secco, sua mulher. Outros nomes famosos estão sendo convidados.
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Mesmo na tragédia tem sempre alguém querendo tirar vantagem
É triste, muito triste, constatar como o comportamento humano funciona de forma completamente diferente em cada pessoa. Nessa tragédia serrana isso pôde ser percebido várias vezes e em algumas de forma absolutamente inacreditável. Exemplo: a ação de comerciantes gananciosos e inescrupulosos que se aproveitam da fragilidade de uma população massacrada para tentar engordar ainda mis as nojentas contas bancárias: vendem galões de água (água potável é uma necessidade prioritária da população que perdeu tudo) por preços quatro ou cinco vezes superior aos comercializados normalmente. Nesse momento os comerciantes deveriam isso sim era ceder toda a água dos depósitos gratuitamente, mas preferem olhar apenas paras o próprio umbigo e explorar quem já não tinha nada e ficou com menos ainda. Tem sido assim também com outros produtos básicos, entre os quais velas que nesse momento são fundamentais para dar um mínimo de luz (e talvez esperança) para quem ficou em uma escuridão total diante da vida.
É fundamental proteger as
crianças com carinho e amor
Enquanto até quem perdeu toda a família tenta esquecer a dor maior trabalhando como voluntário no salvamento de outras famílias algumas pessoas (pessoas?) deixam aparecer toda a maldade e ganância que sempre tiveram. Outro absurdo é o de famílias que não querem deixar suas casas em áreas risco, o que obrigou as autoridades a determinar que os filhos dos teimosos sejam retirados das casas ameaçadas com ordem judicial. Esse é mais um exemplo a mostrar uma vez mais como o homem está muito mais ligado aos bens materiais do que ao amor pelos filhos, p0equenos seres humanos que não podem ser sacrificados em nome da esperança de salvar uma casa, um armário, um sofá, uma televisão. Mesmo que essas sejam as únicas coisas materiais que ainda possuem. Esquecem que possuem muito mais: o amor que podem dar aos filhos, que não precisam só de casa e comida. Precisam principalmente e muito mais agora, de proteção, carinho e muito, muito amor. Que, aliás, se faz mais fundamental nesse terrível momento de dor. Fundamental para todo
É fundamental proteger as
crianças com carinho e amor
Enquanto até quem perdeu toda a família tenta esquecer a dor maior trabalhando como voluntário no salvamento de outras famílias algumas pessoas (pessoas?) deixam aparecer toda a maldade e ganância que sempre tiveram. Outro absurdo é o de famílias que não querem deixar suas casas em áreas risco, o que obrigou as autoridades a determinar que os filhos dos teimosos sejam retirados das casas ameaçadas com ordem judicial. Esse é mais um exemplo a mostrar uma vez mais como o homem está muito mais ligado aos bens materiais do que ao amor pelos filhos, p0equenos seres humanos que não podem ser sacrificados em nome da esperança de salvar uma casa, um armário, um sofá, uma televisão. Mesmo que essas sejam as únicas coisas materiais que ainda possuem. Esquecem que possuem muito mais: o amor que podem dar aos filhos, que não precisam só de casa e comida. Precisam principalmente e muito mais agora, de proteção, carinho e muito, muito amor. Que, aliás, se faz mais fundamental nesse terrível momento de dor. Fundamental para todo
Barrigão de cerveja é mais um mito derrubado pela ciência
Aproveite o verão e tome seu chopinho sem preocupar-se como barrigão que, diz a lenda, a bebida provoca.. A barriga de chope é um mito, segundo estudo divulgado pelo Colégio Oficial de Médicos de Astúrias. O estudo foi realizado com mil homens e mulheres e concluiu que o uso moderado da bebida é até benéfico para a saúde. A cerveja não aumenta a massa corporal e nem acumula gordura na região da barriga. Pelo contrário: ajuda a controlar a hipertensão e a diabetes, além de prevenir doenças cardiovasculares. Mas nada de exagero: a dose diária recomendada é de ½ litro, ou seja, 3copos para os homens e dois copos para as mulheres. O estudo recomenda que o consumo moderado da cerveja deve ser associado a uma dieta como, por exemplo, a mediterrânea. Aí é que a coisa pega: três copos não dão nem para a saída e tomar chope dispensando os tira-gostos tradicionais (e gordurosos) dos botequins é como comer sanduíche só de pão. Vazio.
Internet toma conta do mundo com todo tipo de mensagens
A informática e em conseqüência a internet é a nova mania mundial e sua utilização é cada vez maior e mais completa. São impressionantes os números do Monitoramento de 2010 realizado pela Internet Pingdon. Foram enviados 107 trilhões de e-mails, além de 25 milhões de twitts e 360 bilhões de postagens no Facebook. No álbum de fotos Flickr foram postadas até setembro 5bilhões de fotografias e no YoutTube foram assistidos 730 bilhões de vídeos. O monitoramento mostra ainda que a América Latina já tem 204,7milhões de usuários de internet, de onde se conclui que não demora muito toda a população mundial estará ligada via computador. (Eli Halfoun)
Ria muito. Hoje é o Dia Internacional do Riso
Uma das muitas lições da comunicação é a de que logotipos são marcas valiosas e que por isso mesmo raramente precisem e devam ser modificadas já que é o cartão de visita de empresas e produtos. Mesmo assim a Record, que utiliza o mesmo logotipo há anos, está pensando seriamente em modificá-lo. Segundo o site do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) o novo logo é muito parecido com o atual. No momento a Record utiliza o símbolo inspirado no movimento de uma máquina fotográfica, como se estivesse se abrindo diante de uma bola. A nova marca faria o movimento no sentido contrário passando a idéia de que o equipamento está sendo desativado, o que não significa que a Record pretenda desativar sua corrida em busca da liderança de audiência. Pelo contrário: a Record está decidida a investir cada vez mais em busca da liderança nacional de audiência, mesmo consciente que essa é uma missão quase impossível, mas como tentar é permitido a Record não pretende desistir. Pelo menos tão cedo.
Record quer Ana Paula Arósio como estrela de novela
Uma das muitas lições da comunicação é a de que logotipos são marcas valiosas e que por isso mesmo raramente precisem e devam ser modificadas já que é o cartão de visita de empresas e produtos. Mesmo assim a Record, que utiliza o mesmo logotipo há anos, está pensando seriamente em modificá-lo. Segundo o site do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) o novo logo é muito parecido com o atual. No momento a Record utiliza o símbolo inspirado no movimento de uma máquina fotográfica, como se estivesse se abrindo diante de uma bola. A nova marca faria o movimento no sentido contrário passando a idéia de que o equipamento está sendo desativado, o que não significa que a Record pretenda desativar sua corrida em busca da liderança de audiência. Pelo contrário: a Record está decidida a investir cada vez mais em busca da liderança nacional de audiência, mesmo consciente que essa é uma missão quase impossível, mas como tentar é permitido a Record não pretende desistir. Pelo menos tão cedo.
Marca da Record pode ganhar novo formato
Uma das muitas lições da comunicação é a de que logotipos são marcas valiosas e que por isso mesmo raramente precisem e devam ser modificadas já que é o cartão de visita de empresas e produtos. Mesmo assim a Record, que utiliza o mesmo logotipo há anos, está pensando seriamente em modificá-lo. Segundo o site do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) o novo logo é muito parecido com o atual. No momento a Record utiliza o símbolo inspirado no movimento de uma máquina fotográfica, como se estivesse se abrindo diante de uma bola. A nova marca faria o movimento no sentido contrário passando a idéia de que o equipamento está sendo desativado, o que não significa que a Record pretenda desativar sua corrida em busca da liderança de audiência. Pelo contrário: a Record está decidida a investir cada vez mais em busca da liderança nacional de audiência, mesmo consciente que essa é uma missão quase impossível, mas como tentar é permitido a Record não pretende desistir. Pelo menos tão cedo.
É hora de apostar no Oscar. Fique de olho em "A Rede Social"
Começou a corrida para o Oscar 2011 e como sempre jornais, revistas e agora sites e blogs apontarão os prováveis vencedores e as apostas estarão na mesa. Quem acompanha as indicações e entrega dos prêmios garante que os filmes premiados com o Globo de Ouro são uma espécie de trailler do que acontecerá no Oscar. Se for assim uma aposta certa é em “A Rede Social”, do diretor David Fincher. O filme ganhou quatro prêmios, incluindo o de melhor filme dramático. Os outros prêmios de “A Rede Social” foram nas categorias trilha sonora, roteiro e direção. “A Rede Social” fez a festa dos prêmios, mas o momento especial ficou por conta da presença do ator Michael Douglas que reapareceu em público depois de ter vencido o câncer de garganta. “A Rede Social” tem roteiro que conta a história da criação do Facebook. No elenco estão, entre outros, Jessé Eisenberg, Andrew Garfield e Justin Timberlak.
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Essa não: Ronaldinho Gaúcho só responde perguntas aprovadas pelo Flamengo
Em sua coluna diária o jornalista Giiba Um informa que a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, “que sonha com a prefeitura do Rio, tem tendência à censura”. A notícia revela que agora quem participar das entrevistas coletivas com Ronaldinho Gaúcho, terá de enviar antes as três perguntas que terá o direito de fazer. O Flamengo, ou seja, Patrícia Amorim se reserva o direito de cortar as perguntas que considerar inoportunas (inoportuno mesmo é cercear a liberdade de imprensa). Se é com essa postura desmedida que Patrícia pretende continuar sonhando com a prefeitura do Rio (aliás, não é à-toa que ela está aparecendo ao lado do craque em todas as fotos e momentos) podre ir tirando o cavalinho da chuva. Eleitores e torcedores querem acima de tudo é ter o democrático direito de expressão.
SBT quer atualizar noticiário de hora em hora
Agora que o SBT atravessa uma fase de contenção de despesas Silvio Santos, que sempre investiu alto na contratação de apresentadores de notícias (Boris Casoy, Ana Paula Padrão e Carlos Nascimento, entre outros), mas nunca acreditou muito na audiência dos jornalísticos. No momento Silvio está decidido a ampliar o horário dos noticiosos. De saída criará mini-noticiosos no estilo RJTV para irem ao ar durante toda a programação com o noticiário atualizado de hora em hora. Silvio aposta nesse esquema porque é mais barato e pode agilizar a programação. Ele está decidido também a retomar nas tardes de domingo, a apresentação do boletim “A Semana do Presidente” para fazer o ressumo das atividades presidenciais durante os sete dias anteriores. Assim Dilma passa a ser uma das atrações dominicais do SBT ao lado do próprio Silvio.
Marca da Record pode ganhar novo formato
Uma das muitas lições da comunicação é a de que logotipos são marcas valiosas e que por isso mesmo raramente precisem e devam ser modificadas já que é o cartão de visita de empresas e produtos. Mesmo assim a Record, que utiliza o mesmo logotipo há anos, está pensando seriamente em modificá-lo. Segundo o site do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) o novo logo é muito parecido com o atual. No momento a Record utiliza o símbolo inspirado no movimento de uma máquina fotográfica, como se estivesse se abrindo diante de uma bola. A nova marca faria o movimento no sentido contrário passando a idéia de que o equipamento está sendo desativado, o que não significa que a Record pretenda desativar sua corrida em busca da liderança de audiência. Pelo contrário: a Record está decidida a investir cada vez mais em busca da liderança nacional de audiência, mesmo consciente que essa é uma missão quase impossível, mas como tentar é permitido a Record não pretende desistir. Pelo menos tão cedo.
Moda pode ficar mais robusta com as gordinhas
Mesmo tendo dispensado a presença de qualquer cabeleireiro no carro da Vila Isabel (o enredo fala de cabelos) no qual desfilará esse ano, Gisele Budchen, contratada da Pantene usará um vestidinho curto (e não maiô como se anunciou) e não estará sozinha durante o desfile. Ela decidiu fazer uma,digamos, participação família e além da presença do marido Tom Bradi, que desfilará no chão ao lado do carro terá a companhia das irmãs e cunhados.
Gisele: um carnaval em família desfilando com a Vila
Mesmo tendo dispensado a presença de qualquer cabeleireiro no carro da Vila Isabel (o enredo fala de cabelos) no qual desfilará esse ano, Gisele Budchen, contratada da Pantene usará um vestidinho curto (e não maiô como se anunciou) e não estará sozinha durante o desfile. Ela decidiu fazer uma,digamos, participação família e além da presença do marido Tom Bradi, que desfilará no chão ao lado do carro terá a companhia das irmãs e cunhados.
Um coice nas conquistas das mulheres
Por mais que as mulheres conquistem espaços importantes ainda são tratadas apenas como “apêndices” dos homens, o que deixou de ser verdade faz muito tempo. Uma casa de forró em Itaipuaçu, Região dos Lagos, no Rio, anunciava um grande baile e tentava atrair a clientela masculina com um cartaz no mínimo estranho com o preço do ingresso: “Homens só R$ 5,00o – Mulheres e cavalos grátis”. Depois levam um coice e reclamam.
domingo, 16 de janeiro de 2011
Passione: um final com jeitinho brasileiro
Mesmo quem não teve paciência de acompanhar os quase 300 capítulos da novela “Passione” certamente ficou ligado no arrastado último capítulo: novelas têm essa inexplicável magia de atrair todas as atenções no final até de quem quer apenas ter o prazer de criticar. Essa mania brasileira de se deixar envolver diariamente e durante meses por um sempre bem produzido folhetim (não necessariamente só da Globo) é sem dúvida o que incentiva a melhor escola mundial de novelas. A verdade é que quem viu a novela “Passione” inteira ou apenas o último capítulo não pode deixar de reconhecer que o ótimo autor Sylvio de Abreu encaminhou com perfeição a trama, especialmente em relação ao mistério do assassinato de Saulo. Agora é fácil dizer que estava na cara que a assassina era a Clara (trabalho maravilhoso de Mariana Ximenezes). Não estava não. A revelação de mais um crime cometido por Clara foi realmente uma surpresa (talvez até para o elenco), assim como foi surpreendente a personagem aparecer viva e impune, o que pode parecer exagero de ficção, mas é uma realidade comum no Brasil, onde a impunidade coi0rre bem mais solta do que na novela e onde muita gente deixa o país tranquilamente depois de cometer crimes e mais crimes para vive rindo da nossa cara em outro país qualquer livre leve e solto. Nesse aspecto não se pode negar também que apesar de “italianada” “Passione” foi uma novela autenticamente brasileira. I8nclusivenos erros e falhas.
BBB: um sucesso que não pode ser explicado. O público gosta e pronto
Não é tragédia pluvial de todos os anos no mês de janeiro, mas a estréia do “Big Brother Brasil”, agora em sua 11ª edição não deixa de ser uma tragédia televisiva. O programa resiste faz 11 anos e isso acontece porque público e “enjaulados” se identificam de alguma forma. Como programa não se pode dizer e esperar muito do BBB que é bem dirigido, bem produzido e atinge o objetivo de também “enfiar” o público durante meses naquela casa mal assombrada já que ali tudo pode acontecer. Uma pergunta continua sem resposta desde o primeiro BBB: que tipo de comportamento psicológico leva alguém a querer entrar em uma brincadeira pouco divertida, de mau gosto e até cruel emocionalmente. Já se disse de tudo, mas me parece que a explicação é óbvia: os participantes são motivados pela vaidade e a ambição. A vaidade de ficar famoso e depois garantir uma boa grana sem precisar pegar realmente no pesado e a ambição de enriquecer e conquistar luxo e conforto, ou seja, boa vida. Comportamentos psicológicos são individuais e não dá para ficar criticando quem fez isso ou aquilo: a opção é pessoal e democrática. Jamais seria a minha, mas certamente seria a dos milhõe4s de telespectadores que assistem e participam do programa como se dentro da casa também estivessem. Os motivos para um fracasso são facilmente identificáveis, já os motivos que garantem um sucesso são bem mais complicados de identificar e explicar. O BBB é um inegável sucesso inegável para o qual não há um bom motivo e muito menos explicação definitiva.
O OLHAR ATENTO DO MINSTÉRIO PÚBLICO
Mesmo tendo muito trabalho a cumprir, o que tem feito com competência, até o Ministério Público se mobiliza com o BBB para evitar exageros no horário da televisão aberta - e aberta para todas as faixas etárias. Sabe-se que antes da estréia da nova edição o MP enviou ofício para a Rede Globo recomendando que “o conteúdo do programa seja de qualidade, atendendo crianças e famílias”. O ofício pede também que “não violem os direitos humanos, com tratamento desumano ou degradante, preconceito, racismo, e homofobia”. A Globo promete cumprir, mas se levar ao pé da letra tudo o que o Ministério Público sugere certamente o BBB será um fracasso e deixará de existir. O que sem dúvida seria uma vitória de todo o público de bom gosto qur4já tem, em mãos uma poderosa “arma”: o controle remoto que permite mudar de canal na hora que bem entender. Se entender.
O OLHAR ATENTO DO MINSTÉRIO PÚBLICO
Mesmo tendo muito trabalho a cumprir, o que tem feito com competência, até o Ministério Público se mobiliza com o BBB para evitar exageros no horário da televisão aberta - e aberta para todas as faixas etárias. Sabe-se que antes da estréia da nova edição o MP enviou ofício para a Rede Globo recomendando que “o conteúdo do programa seja de qualidade, atendendo crianças e famílias”. O ofício pede também que “não violem os direitos humanos, com tratamento desumano ou degradante, preconceito, racismo, e homofobia”. A Globo promete cumprir, mas se levar ao pé da letra tudo o que o Ministério Público sugere certamente o BBB será um fracasso e deixará de existir. O que sem dúvida seria uma vitória de todo o público de bom gosto qur4já tem, em mãos uma poderosa “arma”: o controle remoto que permite mudar de canal na hora que bem entender. Se entender.
Seja jurado do cinema brasileiro
Graças a internet agora você também pode fazer parte do júri que escolherá o melhor filme, ator, atriz e diretor para o Prêmio 100%.Vídeo de Cinema Brasileiro que no dia 1º de março anuncia os vencedores de sua 7ª edição. Você pode votar até o próximo dia 31 pelo site da 100% Vídeos nos indicados. Melhor filme: 5 X Favela – Agora por nós mesmos, Apenas o fim, O Bem Amado, Chico Xavier, É Proibido Fumar, As Melhores coisas do Mundo, Olhos Azuis, Quanto Dura o Amor, Quincas Berro D’água, e Salve Geral. Melhor diretor: Anna Muylaert (É Proibido Fumar), As Melhores Coisas do Mundo), Daniel Filho (Chico Xavier), José Jofly (Olhos Azuis), Laís Bodanzjy (As Melhores Coisas do Mundo) e Sergio Rezende (Salve Geral). Melhor ator: Ângelo Antonio (Chico Xavier), Gregório Duvivier (Apenas o fim), Marco Nanini (O Bem Amado), Nelson Xavier (Chico Xavier) e Paulo Miklos (É Proibido Fumar). Melhor atriz: Andréa Beltrão (Salve Geral), Denise Weinberg (Salve Geral), Glória Pires (É Proibido Fumar), Mariana Ximenez (Quincas Berro D’água) e Silvia Lourenço (Quanto Dura O Amor).
sábado, 15 de janeiro de 2011
Em Itaipuaçu uma lama que não está só debaixo do tapete
O jornal O Dia publicou recentemente fotos mostrando o abandono a que foi Relegado Itraipuaçu, 3º distrito de Marica. Pude constatar de perto que o local é uma “ilha”, ou seja, um buraco só cercado de lama por todos os lados deixando a população, especialmente a que mora nas áreas mais afastadas em perigo: uma chuva mais poderá promover mais uma tragédia na cidade, mas o prefeito “não está nem aí”. Já é praticamente impossível circular a pé ou de carro. O que a população comenta é que o atual prefeito (?) é sem dúvida o pior que a cidade já teve e que ele está pouco ligando para realizar uma administração pelo menos razoável. Há quem garanta que o prefeito nem mora mais em Marica: em seus dois primeiros anos de mandato conseguiu construir uma mansão na Barra da Tijuca, onde garantem está morando. Não aparecer mais em Marica porque corre o risco de levar uma merecida surra da população revoltada com tamanho descaso e abandono. Conta-se que até agora o prefeito só mandou construir uma rodoviária em Itaipuaçu - rodoviária que, aliás, não serve para nada já que visitar Itaipuaçu ou Marica no momento é mais do que um castigo uma grande temeridade.
O descaso pede bis em Niterói. É pé no Bumba da população
Menos depois de um ano de uma tragédia que arrasou muitas famílias e deixou centenas de desabrigados aquele monte de lixo chamado Morro do Bumba volta a ser ocupado por barracos que podem despencar novamente, principalmente nessa época de chuvas torrenciais. O noticiário diz que até agora a prefeitura de Niterói nada fez para melhorar as condições do local e o que é mais importante, evitar que, por absoluta falta de opção, famílias tenham de que procurar algum cantinho para morar. Essa é uma provável tragédia anunciada e se vier a acontecer as autoridades de Niterói terão de ser responsabilizadas criminalmente por permitir que aquele monte de lixo volte a ser ocupado com “moradias’ é realmente um crime. Crime qualificado.
TRAGÉDIA SERRANA: É hora de resolver o presente pensando no futuro
O governador Sergio Cabral declarou que “não é hora de procurar os culpados da tragédia que ainda faz muitas vítimas na região serrana. Não é mesmo: o momento é de união e solidariedade para tentar minimizar o sofrimento de milhares de famílias desabrigadas e massacradas física e emocionalmente. Mesmo depois que as coisas estiverem melhores nada adiantará procurar culpados primeiro porque sabemos quem são os culpados assim como sabemos que eles não serão punidos. Se for apenas o casso de apontar culpados não há dúvida que será inevitável formar uma grande fila de responsáveis irresponsáveis com os nomes daqueles que nunca fizeram absolutamente nada paras evitar que tragédias desse viessem a ocorrer. Pelo contrário: se aproveitaram da situação para de alguma forma levas vantagem. Agora o importante é que pelo menos dessa vez os discursos se transformem em ações que evitem a repetição de fatos que entram em cena anualmente como se fossem um “replay”. Tudo bem que dessa vez a chuva foi muito maior do que se pudesse prever ou imaginar, mas isso não justifica que tragédias como essa venham a se repetir, mesmo porque cidades atingidas agora não podem continuar facilitando, por absoluta falta de obras de prevenção, que qualquer nova chuva derrube casas, mate mais gente e tudo continue no mesmo como, aliás, sempre continuou. Não adianta procurar agora quem permitiu tantas barbaridades em construções sabidamente levantadas em áreas de risco. Não adianta dizer que a população volta para esses locais burlando a fiscalização. Não é bem assim: ninguém burla a fiscalização simplesmente porque ela não existe. Nunca existiu.
Além do mais a população só habita esses locais por absoluta falta de outras possibilidades de moradia. Fica claro que o importante é preparar e fazer realmente funcionar um programa de habitação que dê à população carente pelo menos a dignidade de morar sem medo de morrer diante de qualquer chuvisco. Essa é mais uma tragédia provocada pela natureza que é provocada pelo homem todo o tempo.
É diante de tragédias como essa que ficam ainda mais visíveis os problemas que as classes menos favorecidas enfrentam. É como se a ferida das tragédias deixasse exposto um grande câncer que fica escondido por um curativo em períodos de sol e, portanto, menos dolorosos como os de agora. Duvido que qualquer um de nós não se sinta culpado e não chore diante das imagens que a televisão, que tem realizado um bom trabalho, nos esfrega na cara. Tem razão o governador Sergio Cabral: agora não adianta procurar e apontar culpados. O importante é cobrar das autoridades que finalmente alguma coisa seja feita para evitar que tudo se repita impunemente para quem não tomou qualquer tipo de providência. Se nada agora, depois será muito tarde, como tem sido nos últimos anos. Discursos não devolvem vidas. Obras públicas e ações sociais também não devolvem vidas, mas impedem quer outras mortes aconteçam. É isso o que devemos cobrar e fiscalizar.
Além do mais a população só habita esses locais por absoluta falta de outras possibilidades de moradia. Fica claro que o importante é preparar e fazer realmente funcionar um programa de habitação que dê à população carente pelo menos a dignidade de morar sem medo de morrer diante de qualquer chuvisco. Essa é mais uma tragédia provocada pela natureza que é provocada pelo homem todo o tempo.
É diante de tragédias como essa que ficam ainda mais visíveis os problemas que as classes menos favorecidas enfrentam. É como se a ferida das tragédias deixasse exposto um grande câncer que fica escondido por um curativo em períodos de sol e, portanto, menos dolorosos como os de agora. Duvido que qualquer um de nós não se sinta culpado e não chore diante das imagens que a televisão, que tem realizado um bom trabalho, nos esfrega na cara. Tem razão o governador Sergio Cabral: agora não adianta procurar e apontar culpados. O importante é cobrar das autoridades que finalmente alguma coisa seja feita para evitar que tudo se repita impunemente para quem não tomou qualquer tipo de providência. Se nada agora, depois será muito tarde, como tem sido nos últimos anos. Discursos não devolvem vidas. Obras públicas e ações sociais também não devolvem vidas, mas impedem quer outras mortes aconteçam. É isso o que devemos cobrar e fiscalizar.
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
CRONICA--- Guerra diária
A boa notícia é que aumentou a expectativa de vida. Antes era fácil e até comum morrer aos 60 anos de idade. Agora é fácil viver até os 80 ou mais anos. Os avanços da ciência permitem que se viva mais, com mais saúde, é claro. Mas verdade é que se por um lado ficou fácil permanecer mais tempo por aqui, Um outro lado revela, por mais paradoxal que possa parecer que está difícil, muito difícil, envelhecer em paz.
Essa é a conclusão a que se chega facilmente diante de tantos conselhos dados aos idosos (logo eles que pensavam que na velhice teriam a paz que merecem) para que não sejam vítimas de qualquer tipo de violência. Toda a população precisa ( e pelo visto cada vez mais) estar prevenida para “não dar mole ais bandidos”, mas com os idosos a preocupação se faz é maior, tão maior que uma série de conselhos está sendo disponibilizada na internet para que se tome cuidado nos bancos, nas ruas, no comércio, nos transportes coletivos. Em tudo e todo o tempo para que a expectativa de vida não acabe tragicamente em qualquer esquina.
No site do Serasa é possível encontrar variados conselhos de segurança que o idoso precisa tomar se não quiser ser vítima da violência que também aumentou a expectativa, não de vida, mas de morte.
Prevenir-se pode não evitar qualquer tipo de violência, mas não custa nada tomar alguns necessários cuidados, pelo menos para dificultar a ação dos ladrões. Então anote aí o que o Guia Serasa aconselha:
Nos bancos e caixas eletrônicos: 1) não vá ao banco sozinho; leve sempre alguém para acompanhá-lo até a agência; 2) não aceite ajuda de estranhos. Procure orientação de um funcionário do banco que apresente identificação visível; 3) no caixa, se for necessário digitar a senha, coloque o corpo bem junto ao teclado, para evitar que golpistas vejam o número da combinação; 4) confira o dinheiro ainda no caixa. Evite fazê-lo na saída do banco; 5) use os caixas eletrônicos localizados na parte interna das agências bancárias ou em locais movimentados ( postos de gasolina ou shoppings, por exemplo), de preferência durante o dia; 6) cuidado com a senha do cartão. Não guarde o número da senha junto com o cartão; 7) não aceite ajuda de estranhos nem digite a senha em celulares de desconhecidos.
No transporte coletivo: 1) evite usar ônibus, trens ou metrôs com excesso ou aglomeração de passageiros, onde a ação de batedores de carteiras fica facilitada; 2) não fique sozinho em pontos de ônibus localizados em áreas desertas ou mal iluminadas; 3) procure sentar-se próximo ao motorista e distante do cobrador, pois este último será o alvo dos ladrões em caso de assaltos.
Nas lojas: 1) não entre em lojas com muita aglomeração, pois isso ajuda a ação de batedores de carteira; prefira fazer compras em horários de menor movimento; 2) evite abrir carteiras ou manusear dinheiro em maços.
Nas ruas: 1) procure caminhar em grupos ou acompanhado de alguém; 2) não utilize sempre os mesmos trajetos e saia em horários diferentes; 3) não ostente jóias e relógios;
4) evite andar em locais mal iluminados, mesmo que deseje cortar caminho; 4) não leve muito dinheiro na bolsa ou bolso e deixe à mão o suficiente para pequenas despesas (cigarro, café, lanche, etc.).
Triste realidade: antigamente a gente só ia para a guerra (também absurda) enquanto jovem. Hoje,mesmo com as boas ações de segurança ainda temos de enfrentar uma terrível guerra todos os dias
* E estar sempre entrincheirado
Essa é a conclusão a que se chega facilmente diante de tantos conselhos dados aos idosos (logo eles que pensavam que na velhice teriam a paz que merecem) para que não sejam vítimas de qualquer tipo de violência. Toda a população precisa ( e pelo visto cada vez mais) estar prevenida para “não dar mole ais bandidos”, mas com os idosos a preocupação se faz é maior, tão maior que uma série de conselhos está sendo disponibilizada na internet para que se tome cuidado nos bancos, nas ruas, no comércio, nos transportes coletivos. Em tudo e todo o tempo para que a expectativa de vida não acabe tragicamente em qualquer esquina.
No site do Serasa é possível encontrar variados conselhos de segurança que o idoso precisa tomar se não quiser ser vítima da violência que também aumentou a expectativa, não de vida, mas de morte.
Prevenir-se pode não evitar qualquer tipo de violência, mas não custa nada tomar alguns necessários cuidados, pelo menos para dificultar a ação dos ladrões. Então anote aí o que o Guia Serasa aconselha:
Nos bancos e caixas eletrônicos: 1) não vá ao banco sozinho; leve sempre alguém para acompanhá-lo até a agência; 2) não aceite ajuda de estranhos. Procure orientação de um funcionário do banco que apresente identificação visível; 3) no caixa, se for necessário digitar a senha, coloque o corpo bem junto ao teclado, para evitar que golpistas vejam o número da combinação; 4) confira o dinheiro ainda no caixa. Evite fazê-lo na saída do banco; 5) use os caixas eletrônicos localizados na parte interna das agências bancárias ou em locais movimentados ( postos de gasolina ou shoppings, por exemplo), de preferência durante o dia; 6) cuidado com a senha do cartão. Não guarde o número da senha junto com o cartão; 7) não aceite ajuda de estranhos nem digite a senha em celulares de desconhecidos.
No transporte coletivo: 1) evite usar ônibus, trens ou metrôs com excesso ou aglomeração de passageiros, onde a ação de batedores de carteiras fica facilitada; 2) não fique sozinho em pontos de ônibus localizados em áreas desertas ou mal iluminadas; 3) procure sentar-se próximo ao motorista e distante do cobrador, pois este último será o alvo dos ladrões em caso de assaltos.
Nas lojas: 1) não entre em lojas com muita aglomeração, pois isso ajuda a ação de batedores de carteira; prefira fazer compras em horários de menor movimento; 2) evite abrir carteiras ou manusear dinheiro em maços.
Nas ruas: 1) procure caminhar em grupos ou acompanhado de alguém; 2) não utilize sempre os mesmos trajetos e saia em horários diferentes; 3) não ostente jóias e relógios;
4) evite andar em locais mal iluminados, mesmo que deseje cortar caminho; 4) não leve muito dinheiro na bolsa ou bolso e deixe à mão o suficiente para pequenas despesas (cigarro, café, lanche, etc.).
Triste realidade: antigamente a gente só ia para a guerra (também absurda) enquanto jovem. Hoje,mesmo com as boas ações de segurança ainda temos de enfrentar uma terrível guerra todos os dias
* E estar sempre entrincheirado
Um monstro italiano na vida de George Clooney
O ator, diretor e produtor George Clooney promete para breve mais um sucesso no cinema: ele será o principal nome do elenco de “The Monster of Florence”, adaptação cinematográfica do livro do romancista norte-americano Douglas Preston e do jornalista italiano Mario Spezi. O livro tem como base umas pesquisa publicada na França no ano passado e que fala no assassinato, entre 1968 e 1985, de oito casais na Toscana, perto de Florença, Itália. Christhofer McQuarrie foi convidado para ajudar o escritor a preparar o roteiro do filme. McQuarrie e Preston trabalharam juntos em “Vakynie”, em 2008.
Katy Perry desbanca Lady Gaga, Beyoncé e Rihana
Todo mundo esperava que a noite do “People’s Choise Award” de 20111 seria dominado por Lady Gaga, Beyoncé ou Rihana. Puro engano: a grande surpresa e vedete da festa foi a cantora Katy Perry,que faturou dois prêmios e só perdeu espaço para os artistas teen Taylor Swift e Selena Gomez. Katy foi considerada a melhor artista feminina e ganhou também prêmio na categoria Sensação da Internet.Aliás, a internet foi o veículo que ela utilizou para agradecer aos fãs. Em seu Twitter a cantora postou: “Ganhamos dois prêmios hoje. Muito obrigada! Eu realmente aprecio todo o amor e carinho que vocês têm comigo! Lembrem-se que o poder é de vocês”. Falou e disse.
Viodeo militar irrita Glenn Close
Considerada uma das melhores atrizes da história do cinema (“Atração Fatal”, “Ligações Perigosas” e “1001 Dálmatas” são seus filmes mais famosos) Glenn Close está sendo obrigada a conviver com uma atuação que preferia esquecer: é um vídeo caseiro militar que provocou um escândalo na marinha dos Estados Unidos. O que irritou a atriz foi saber que seu filmete foi usado em uma série de vídeos de paródias produzidos por soldados. O conteúdo sexista e homofobico desses vídeos provocou o afastamento do capitão da USS Enterprise. Close aceitou fazer a participação depois de ser convencida pelos soldados. O vídeo mostra a atriz em uma paródia de como se comportar no mar.
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
CÔNICA -- Amar é viver com as várias formas de amor que a vida tem pra nos dar. E ensinar
Sempre que se fala em amor a inevitável analogia nos remete ao encontro entre duas pessoas, na maioria das vezes entre um homem e uma mulher. Esse não necessariamente um encontro amoroso. Amor é muito maior e só é verdadeiramente completo quando envolve mais do que uma única pessoa. Amor não é um sentimento egoísta e por isso mesmo deve ser vivido de forma coletiva. O amor é de todos. Para todos.
Nem a sensibilidade poética conseguiu encontrar palavras que definam o amor. A melhor maneira de definir amor é sentir amor. Amar nas (e com) várias formas de amor que a vida tem para nos dar.
Todos acreditam que a maior busca do homem é a científica e tecnológica. Não é não. O homem passa a vida buscando prioritariamente o amor. Só faz isso porque na maioria das vezes não enxerga dentro dele mesmo a qualidade e a quantidade de amor que tem para dar. Amor não é só físico e material. É fundamentalmente espiritual, fraternal, coletivo. Amor pela e para a humanidade. Sem preconceito. Sem limite.
O amor é tão incompreendido que chegamos ao absurdo de dizer que “fulano está sofrendo por amor”. Engano: amor não dói e, portanto, não faz sofrer. O que machuca é falta de amor O grande amor, o amor maior está sempre inteiro e sem dor em cada um de nós. Basta aprender a conviver com ele. Amor é sentimento e não mais do que isso. Só precisa ser amor. Sempre. Em tudo
A busca da definição de amor virou até figurinha para que cada um completasse a pergunta “amar é...” Cada um escreveu o que bem entendeu, mas seguramente ninguém encontrou a definição ideal. Amor não é para ser definido. É para sentir e distribuir. Integralmente.
Talvez seja essa doação que faz com que o amor fraternal seja o mais importante e completo. Amor fraternal não é necessariamente amor por um “irmão de sangue”. É para todos. Afinal, somos ou não somos todos irmãos?
Amar é.... Escreva aí... é olhar para o próximo como olhamos para nós mesmos, é ser solidário, correto e aprender definitivamente que o amor não está na carne, no pedaço de músculo que é o coração. O amor está em todo o corpo e de corpo inteiro. Porque o amor é acima de tudo a alma. Amor é vida. Se você vive, você ama. Mesmo que ainda não entenda o amor nas várias por formas de amor que a vida tem para nos dar.
Nem a sensibilidade poética conseguiu encontrar palavras que definam o amor. A melhor maneira de definir amor é sentir amor. Amar nas (e com) várias formas de amor que a vida tem para nos dar.
Todos acreditam que a maior busca do homem é a científica e tecnológica. Não é não. O homem passa a vida buscando prioritariamente o amor. Só faz isso porque na maioria das vezes não enxerga dentro dele mesmo a qualidade e a quantidade de amor que tem para dar. Amor não é só físico e material. É fundamentalmente espiritual, fraternal, coletivo. Amor pela e para a humanidade. Sem preconceito. Sem limite.
O amor é tão incompreendido que chegamos ao absurdo de dizer que “fulano está sofrendo por amor”. Engano: amor não dói e, portanto, não faz sofrer. O que machuca é falta de amor O grande amor, o amor maior está sempre inteiro e sem dor em cada um de nós. Basta aprender a conviver com ele. Amor é sentimento e não mais do que isso. Só precisa ser amor. Sempre. Em tudo
A busca da definição de amor virou até figurinha para que cada um completasse a pergunta “amar é...” Cada um escreveu o que bem entendeu, mas seguramente ninguém encontrou a definição ideal. Amor não é para ser definido. É para sentir e distribuir. Integralmente.
Talvez seja essa doação que faz com que o amor fraternal seja o mais importante e completo. Amor fraternal não é necessariamente amor por um “irmão de sangue”. É para todos. Afinal, somos ou não somos todos irmãos?
Amar é.... Escreva aí... é olhar para o próximo como olhamos para nós mesmos, é ser solidário, correto e aprender definitivamente que o amor não está na carne, no pedaço de músculo que é o coração. O amor está em todo o corpo e de corpo inteiro. Porque o amor é acima de tudo a alma. Amor é vida. Se você vive, você ama. Mesmo que ainda não entenda o amor nas várias por formas de amor que a vida tem para nos dar.
Novo amor de Vera Fischer é uma mulher. Só no teatro é claro
Não vai bem a experiência de Vera Fischer como escritora: até agora o livro “Serena” não vendeu nem 100 exemplares,o que mostra que nem os amigos (que também são para esses sacrifícios) estão prestigiando.Mesmo assim a ainda nossa mais famosa sex symbol continuará escrevendo, mas é no teatro que ela buscará recuperar seu público e dar o que falar: na remontagem (a primeira montagem em 1983 foi com Fernanda Montenegro e Renata Sorrah) ‘ “As lágrimas amargas de Petra von Kant”. de Rainer Werner, um beijo pra valer entre Vera e a jovem atriz Luiza Mariani prometer ser uma das sensações do espetáculo. A peça é a história da estilista Petra que depois de dois casamentos fracassados se apaixona por uma aspirante a modelo. A peça também foi filme em 1953 com Bette Davis e Natalíe Wood..
Mulheres copiam atrizes em busca da perfeição estética
As mulheres nunca estão satisfeitas com seus corpos (e os homens com o corpo que elas têm) e elegem alguns modelos ideais na hora de submeter-se (e cada vez mais) a uma cirurgia plástica estética. No recente “America’s Body Annual Most Wanted”, nos Estados Unidos, um relatório revelou que a atriz Jennifer Aniston é a mulher dos sonhos estéticos de outras mulheres na hora de “trocar” de corpo. Nas clínicas de Bewerly Hills a atriz aparece entre quase todas as preferências. A relação mostra que na hora da “recauchutagem” as mulheres querem ter o corpo de Gisele Bundchen, Jennifer Aniston ou Penélope Cruz. Não é só: também escolhem o nariz de Natalie Portman, Emma ou Nicole Kidman. Em matéria de cabelos as mais copiadas são Taylor Swift, Jennifer Aniston e Kim Kardashian, enquanto os olhos preferidos são de Anne Hathaway e Megan Fox, os lábios de Scarlet Johansson, Angelina Jolie e Cristina Aguilera e a pele de Katy Perry ou Gwyneth Paltrow. Juntando tudo isso talvez as mulheres encontrem a tal perfeição que tanto buscam. Os homens também.
Depois de "As cariocas" a vez de "As brasileiras" na televisão
Primeiro foram “As cariocas”, série baseada em crônicas de Sérgio Porto. O resultado foi tão bom que o diretor Daniel Filho resolveu ampliar o horizonte e planeja novo seriado dessa vez como título de “As brasileiras”. A outra novidade é que Daniel não quer ficar restrito a um único autor (caso de Stanislaw Ponte Preta em “As cariocas”) e está pensando convidar vários autores, que não precisam ser necessariamente especialistas em televisão para cada um escrever uma história. O novo trabalho de Daniel Filho ainda não tem data de estréia definida e nem o diretor se tem pressa até porque as brasileiras serão sempre um sucesso. Na televisão e fora dela.
Uma biografia internacional para Eike Batista
Se antes não gostava de aparecer e dar as caras na mídia, à qual, aliás, era avesso, agora o mega-empresário Eike Batista não abre mão de nenhum motivo ou oportunidade para se fazer conhecido, o que certamente ajuda a fazer mais e melhores negócios. A nova “vitrine” do bilionário poderá ser uma biografia escrita pelo jornalista Alan Riding, que é brasileiro, mas filho de pais britânicos. Alan, que também é escritor, foi colaborador do The New York Times e do Financial Times. Eike, que saber das coisas, acredita que assim sua biografia ganhará status e repercussão internacionais, servindo para alavancar ainda mais seus negócios mundo afora.
Marta Suplicy enfrenta o PT para ser vice no Senado
A senadora Marta Suplicy está entrando em campo (nome de jogadora craque ela tem), na política evidentemente, para conseguir fazer o que considera um gol muito importante no momento: ganhar a vice-presidência do Senado. Não é muito, mas não deixa de ser um bom reforço de exposição para viabilizar sua candidatura à prefeitura de São Paulo. No Senado Marta enfrenta, segundo analistas políticos, um sério obstáculo: conseguir o apoio da bancada do PT que garantem ainda os analistas, preferem o nome de José Pimentel que é também o preferido de José Dirceu.
SP Fashion Week promete transsexual desfilando de biquíni
A São Paulo Fashion Week costuma fornecer muitos assuntos na passarela e fora dela, mas já se sabe que esse ano a dona do pedaço será transexual Lea T. que vem a ser Leonardo Medeiros Cerezzo, filho do ex-jogador Toninho Cerezzo. Revelada para o mundo da moda por Guyvenchi, Lea promete causar furor (e não só uterino) desfilando com sensuais biquínis criados por Alexandre Hercchovitch para a etiqueta Rosa Chá. Alguns cuidados especiais serão tomados para que Lea T. não comprometa os biquínis com seu ainda “algo a mais”. Tudo indica que não haverá nenhum empecilho: quem frequenta e conhece o mundo dos shows de travestis garante que já existem “técnicas” testadas e aprovadas que não deixam aparecer nenhuma marca. Lea T.desfilará exibindo um novo título: passou a integrar a lista de modelos mais influentes do mundo no site Models.com. Lea está no honroso 40º lugar e é o único representante do sexo masculino. Por pouco tempo já que realizará a retirada cirúrgica da vírgula no mês de março.
domingo, 9 de janeiro de 2011
Conto------ Pedaço de mim
Leandro não era de muito falar, principalmente de suas conquistas amorosas. Era desses que acreditava que sair por aí contando as suas intimidades era um desrespeito a si próprio e, muito mais, à mulher de uma forma geral. Além do mais, acreditava que no amor, “o segredo é mesmo a alma do negócio”. Mas, apesar disso, estava ansioso para contar o que lhe havia acontecido recentemente, não por vaidade ou para mostrar-se, mas sim pelo inusitado da situação. Resistia porque, sabia, ninguém acreditaria em sua história, que parecia mesmo pura invenção, conversa de pescador, como se costuma dizer.
Ficava pensando porque teria sido ele o escolhido por Estela. Logo ele, que não se julgava tão atraente assim e, para falar a verdade, sentia-se uma merda. Fazer o quê, se foi com ele que aconteceu? Leandro trabalhava numa empresa de promoções, e por isso mesmo, vez por outra frequentava programas de televisão para promover eventos e artistas. Num desses programas foi, como ficou sabendo depois, visto por Estela, que mais tarde o viu também, dessa vez pessoalmente, num bar da Lagoa no Rio. Até aí, não tinham se cruzado. No dia seguinte no escritório Leandro é chamado ao telefone. Surpreende-se com uma voz feminina que, assustada e nervosíssima, vai direto ao assunto:
- Já te conheço de ver na televisão, te vi ontem num bar e quero muito te conhecer pessoalmente. Você pode vir na minha casa hoje à noite?
Poderia ser uma brincadeira de mau gosto, um trote, pensou Leandro querendo fugir da raia. Estela insistiu:
- Pode ficar tranquilo que não é trote, não. Você vem na minha casa, anota aí o endereço e o telefone para confirmar
Leandro anotou e marcou hora para a visita. Quando desligou o telefone, o pensamento da dúvida não lhe escapou:
- Deve ser um bagulho, uma dessas velhas que andam catando garotões por aí.
De qualquer maneira, às nove horas da noite lá estava ele na Lagoa, onde ela morava. Morava mesmo, e bem: foi uma empregada quem abriu a porta, mandou que Leonardo entrasse e se acomodasse na sala, que “a dona Estela já vem”. O dona foi como uma martelada. “Dona é coisa de velha, quebrei a cara. Bem feito, quem mandou ser machão e ainda por cima curioso?” pensou Leandro, enquanto esperava balançando as pernas, o que revelava seu nervosismo.
Levou um susto e respirou aliviado, quando a dona Estela entrou na sala. Era uma linda morena de 21 anos vestida numa saia preta e longa. Os olhos verdes brilhavam, fazendo um bonito contraste com os cabelos negros e compridos e com umas poucas sardas espalhadas por seu rosto meigo e bem cuidado. A voz era rouca, tipo de som que Leandro costumava definir como “voz de trepada”. No início, a conversa foi daquele tipo “sem jeito”, sem muito a dizer. Para deixar o ambiente menos nervoso e assustado, Estela fez logo questão de avisar:
- Pode ficar tranquilo. Moro com minha avó, e ela já foi dormir. Deve estar no décimo sono. A empregada também já foi dormir, o que significa que estamos sozinhos e podemos conversar à vontade...
Depois do fundamental aviso, o papo fluiu numa boa. Na mesma noite, rolou um clima, e depois de beijos e abraços Leandro, já estava com a mão por baixo da saia de Estela. Queria ver seu corpo e pedia:
- Levanta a saia, levanta.
Estela atendia e deixava aparecer lindas pernas. Virava de costas para mostrar, sem tirar a calcinha (que era preta, por sinal), uma bonita e apetitosa bunda, o que deixava Leandro tremendo de excitação. Sem resistir e já com o membro rijo pra fora (abriu o zíper da calça), Leandro puxou Estela para o sofá, deitou-se por cima dela e tentou entrar naquela “vênus” que o estava deixando louco. Só percebeu que Estela continuava de calcinha quando começou a beijar suas pernas, principalmente na altura da virilha, e depois, por cima da calcinha mesmo, a linda abertura. Com a boca tentou arrancar a calcinha de Estela, que o impediu avisando:
-Assim não. Ainda sou virgem. Faz só nas minhas coxinhas
Não precisou repetir. Leandro, que continuava de calça, mas com o membro quase explodindo do lado de fora, deitou por cima de Estela , ajeitou-se entre suas coxas e pediu:
- Fecha mais as pernas para ficar bem quentinho.
Explodiu imediatamente em prazer como há muito não acontecia . Foi um alívio para o nervosismo que o invadira desde o início da noite. No dia seguinte (não é preciso nem dizer que a despedida da primeira noite foi repleta de entusiasmo), encontraram-se outra vez para jantar. Leandro ainda não entendia direito o que tinha acontecido. Parecia um sonho, mas mesmo assim estava orgulhoso de sua conquista. Foi durante o jantar que Estela, que dizia ter cabeça feita depois de muitos anos de terapia, abriu o jogo De mãos dadas em cima da mesa foi dizendo quase sem respirar:
- Leandro, é bom você ficar sabendo logo. Daqui a uma semana, vou viajar para Londres, onde ficarei estudando durante no mínimo três anos. Eu não quero viajar virgem, é você o homem que escolhi para tirar a minha virgindade...
- Não estou entendendo nada - disse Leandro meio sem graça diante da situação
- É isso mesmo. Quero que você tire a minha virgindade. Não sei o que pode acontecer em Londres...
Não havia mais o que conversar: partiram de táxi direto para um modesto hotelzinho no Flamengo, pertinho de onde haviam jantado. No quarto Leandro estava muito mais sem graça do que Estela. Era ele quem parecia a virgem. Pudera. Estela era a segunda virgem que conhecia sexualmente em sua vida. Pediu uma garrafa de vinho e para se acalmar bebeu em goles grandes, como se fossem taças de água. Ficou desinibido e partiu para o ataque. Depois de beijos e abraços tirou carinhosamente, a roupa de Estela (ela vestia um conjunto de calça e jaqueta jeans), deitou-a na cama de bruços e começou a acariciar suas costas. Seus dedos deslizavam para cima, para baixo e para os lados como se fossem plumas. Estela era um arrepio só e chegou a tremer quando Leandro percorreu seu pescoço e seus ouvidos com a língua áspera e experiente. Foi devagar e com muito carinho que o membro de Leandro descobriu, enfim, aquela intocada “gruta” da Estela, que também descobriu entre gritos e sussurros e pela primeira vez o prazer daquela parte de seu corpo. Foi como ela disse “uma noite divina”. Ficaram ali, deitados e acariciando-se até o dia amanhecer.
Quando a claridade do início da manhã começou a aparecer através da cortina, levantaram-se para ir embora. A pequena mancha vermelha no lençol branco mostrava que para Estela não estava começando só um novo dia. Começava um novo tempo.
No dia seguinte encontraram-se mais uma vez como se quisessem confirmar o fim da virgindade. Foi a última vez que seus corpos se tocaram. No dia seguinte Estela viajou para Londres, onde ficou mais do que os três anos previstos inicialmente. Só recentemente, no mesmo bar da Lagoa, voltaram a se reencontrar. Foi Estela quem reconheceu e chamou Leandro:
- Lembra de mim? Sou a Estela, aquela que viajou para Londres. Ta sozinho? Vem sentar aqui com a gente.
Quando Leandro puxou a cadeira, Estela foi logo apresentando a ruiva sardenta usando óculos de forte grau que estava na mesa:
- Essa daqui é a Margaret, meu marido (falou de boca cheia), que conheci logo que desembarquei em Londres. É o amor mais gostoso que tive até hoje e me dá prazer como ninguém com sua língua inglesa.
Leandro não disse nada. Pensou:
Nem precisava ter perdido a virgindade...
E riu sozinho da besteira que tinha pensado
Ficava pensando porque teria sido ele o escolhido por Estela. Logo ele, que não se julgava tão atraente assim e, para falar a verdade, sentia-se uma merda. Fazer o quê, se foi com ele que aconteceu? Leandro trabalhava numa empresa de promoções, e por isso mesmo, vez por outra frequentava programas de televisão para promover eventos e artistas. Num desses programas foi, como ficou sabendo depois, visto por Estela, que mais tarde o viu também, dessa vez pessoalmente, num bar da Lagoa no Rio. Até aí, não tinham se cruzado. No dia seguinte no escritório Leandro é chamado ao telefone. Surpreende-se com uma voz feminina que, assustada e nervosíssima, vai direto ao assunto:
- Já te conheço de ver na televisão, te vi ontem num bar e quero muito te conhecer pessoalmente. Você pode vir na minha casa hoje à noite?
Poderia ser uma brincadeira de mau gosto, um trote, pensou Leandro querendo fugir da raia. Estela insistiu:
- Pode ficar tranquilo que não é trote, não. Você vem na minha casa, anota aí o endereço e o telefone para confirmar
Leandro anotou e marcou hora para a visita. Quando desligou o telefone, o pensamento da dúvida não lhe escapou:
- Deve ser um bagulho, uma dessas velhas que andam catando garotões por aí.
De qualquer maneira, às nove horas da noite lá estava ele na Lagoa, onde ela morava. Morava mesmo, e bem: foi uma empregada quem abriu a porta, mandou que Leonardo entrasse e se acomodasse na sala, que “a dona Estela já vem”. O dona foi como uma martelada. “Dona é coisa de velha, quebrei a cara. Bem feito, quem mandou ser machão e ainda por cima curioso?” pensou Leandro, enquanto esperava balançando as pernas, o que revelava seu nervosismo.
Levou um susto e respirou aliviado, quando a dona Estela entrou na sala. Era uma linda morena de 21 anos vestida numa saia preta e longa. Os olhos verdes brilhavam, fazendo um bonito contraste com os cabelos negros e compridos e com umas poucas sardas espalhadas por seu rosto meigo e bem cuidado. A voz era rouca, tipo de som que Leandro costumava definir como “voz de trepada”. No início, a conversa foi daquele tipo “sem jeito”, sem muito a dizer. Para deixar o ambiente menos nervoso e assustado, Estela fez logo questão de avisar:
- Pode ficar tranquilo. Moro com minha avó, e ela já foi dormir. Deve estar no décimo sono. A empregada também já foi dormir, o que significa que estamos sozinhos e podemos conversar à vontade...
Depois do fundamental aviso, o papo fluiu numa boa. Na mesma noite, rolou um clima, e depois de beijos e abraços Leandro, já estava com a mão por baixo da saia de Estela. Queria ver seu corpo e pedia:
- Levanta a saia, levanta.
Estela atendia e deixava aparecer lindas pernas. Virava de costas para mostrar, sem tirar a calcinha (que era preta, por sinal), uma bonita e apetitosa bunda, o que deixava Leandro tremendo de excitação. Sem resistir e já com o membro rijo pra fora (abriu o zíper da calça), Leandro puxou Estela para o sofá, deitou-se por cima dela e tentou entrar naquela “vênus” que o estava deixando louco. Só percebeu que Estela continuava de calcinha quando começou a beijar suas pernas, principalmente na altura da virilha, e depois, por cima da calcinha mesmo, a linda abertura. Com a boca tentou arrancar a calcinha de Estela, que o impediu avisando:
-Assim não. Ainda sou virgem. Faz só nas minhas coxinhas
Não precisou repetir. Leandro, que continuava de calça, mas com o membro quase explodindo do lado de fora, deitou por cima de Estela , ajeitou-se entre suas coxas e pediu:
- Fecha mais as pernas para ficar bem quentinho.
Explodiu imediatamente em prazer como há muito não acontecia . Foi um alívio para o nervosismo que o invadira desde o início da noite. No dia seguinte (não é preciso nem dizer que a despedida da primeira noite foi repleta de entusiasmo), encontraram-se outra vez para jantar. Leandro ainda não entendia direito o que tinha acontecido. Parecia um sonho, mas mesmo assim estava orgulhoso de sua conquista. Foi durante o jantar que Estela, que dizia ter cabeça feita depois de muitos anos de terapia, abriu o jogo De mãos dadas em cima da mesa foi dizendo quase sem respirar:
- Leandro, é bom você ficar sabendo logo. Daqui a uma semana, vou viajar para Londres, onde ficarei estudando durante no mínimo três anos. Eu não quero viajar virgem, é você o homem que escolhi para tirar a minha virgindade...
- Não estou entendendo nada - disse Leandro meio sem graça diante da situação
- É isso mesmo. Quero que você tire a minha virgindade. Não sei o que pode acontecer em Londres...
Não havia mais o que conversar: partiram de táxi direto para um modesto hotelzinho no Flamengo, pertinho de onde haviam jantado. No quarto Leandro estava muito mais sem graça do que Estela. Era ele quem parecia a virgem. Pudera. Estela era a segunda virgem que conhecia sexualmente em sua vida. Pediu uma garrafa de vinho e para se acalmar bebeu em goles grandes, como se fossem taças de água. Ficou desinibido e partiu para o ataque. Depois de beijos e abraços tirou carinhosamente, a roupa de Estela (ela vestia um conjunto de calça e jaqueta jeans), deitou-a na cama de bruços e começou a acariciar suas costas. Seus dedos deslizavam para cima, para baixo e para os lados como se fossem plumas. Estela era um arrepio só e chegou a tremer quando Leandro percorreu seu pescoço e seus ouvidos com a língua áspera e experiente. Foi devagar e com muito carinho que o membro de Leandro descobriu, enfim, aquela intocada “gruta” da Estela, que também descobriu entre gritos e sussurros e pela primeira vez o prazer daquela parte de seu corpo. Foi como ela disse “uma noite divina”. Ficaram ali, deitados e acariciando-se até o dia amanhecer.
Quando a claridade do início da manhã começou a aparecer através da cortina, levantaram-se para ir embora. A pequena mancha vermelha no lençol branco mostrava que para Estela não estava começando só um novo dia. Começava um novo tempo.
No dia seguinte encontraram-se mais uma vez como se quisessem confirmar o fim da virgindade. Foi a última vez que seus corpos se tocaram. No dia seguinte Estela viajou para Londres, onde ficou mais do que os três anos previstos inicialmente. Só recentemente, no mesmo bar da Lagoa, voltaram a se reencontrar. Foi Estela quem reconheceu e chamou Leandro:
- Lembra de mim? Sou a Estela, aquela que viajou para Londres. Ta sozinho? Vem sentar aqui com a gente.
Quando Leandro puxou a cadeira, Estela foi logo apresentando a ruiva sardenta usando óculos de forte grau que estava na mesa:
- Essa daqui é a Margaret, meu marido (falou de boca cheia), que conheci logo que desembarquei em Londres. É o amor mais gostoso que tive até hoje e me dá prazer como ninguém com sua língua inglesa.
Leandro não disse nada. Pensou:
Nem precisava ter perdido a virgindade...
E riu sozinho da besteira que tinha pensado
Assinar:
Postagens (Atom)