terça-feira, 11 de janeiro de 2011

CRONICA--- Guerra diária

A boa notícia é que aumentou a expectativa de vida. Antes era fácil e até comum morrer aos 60 anos de idade. Agora é fácil viver até os 80 ou mais anos. Os avanços da ciência permitem que se viva mais, com mais saúde, é claro. Mas verdade é que se por um lado ficou fácil permanecer mais tempo por aqui, Um outro lado revela, por mais paradoxal que possa parecer que está difícil, muito difícil, envelhecer em paz.
Essa é a conclusão a que se chega facilmente diante de tantos conselhos dados aos idosos (logo eles que pensavam que na velhice teriam a paz que merecem) para que não sejam vítimas de qualquer tipo de violência. Toda a população precisa ( e pelo visto cada vez mais) estar prevenida para “não dar mole ais bandidos”, mas com os idosos a preocupação se faz é maior, tão maior que uma série de conselhos está sendo disponibilizada na internet para que se tome cuidado nos bancos, nas ruas, no comércio, nos transportes coletivos. Em tudo e todo o tempo para que a expectativa de vida não acabe tragicamente em qualquer esquina.
No site do Serasa é possível encontrar variados conselhos de segurança que o idoso precisa tomar se não quiser ser vítima da violência que também aumentou a expectativa, não de vida, mas de morte.
Prevenir-se pode não evitar qualquer tipo de violência, mas não custa nada tomar alguns necessários cuidados, pelo menos para dificultar a ação dos ladrões. Então anote aí o que o Guia Serasa aconselha:
Nos bancos e caixas eletrônicos: 1) não vá ao banco sozinho; leve sempre alguém para acompanhá-lo até a agência; 2) não aceite ajuda de estranhos. Procure orientação de um funcionário do banco que apresente identificação visível; 3) no caixa, se for necessário digitar a senha, coloque o corpo bem junto ao teclado, para evitar que golpistas vejam o número da combinação; 4) confira o dinheiro ainda no caixa. Evite fazê-lo na saída do banco; 5) use os caixas eletrônicos localizados na parte interna das agências bancárias ou em locais movimentados ( postos de gasolina ou shoppings, por exemplo), de preferência durante o dia; 6) cuidado com a senha do cartão. Não guarde o número da senha junto com o cartão; 7) não aceite ajuda de estranhos nem digite a senha em celulares de desconhecidos.
No transporte coletivo: 1) evite usar ônibus, trens ou metrôs com excesso ou aglomeração de passageiros, onde a ação de batedores de carteiras fica facilitada; 2) não fique sozinho em pontos de ônibus localizados em áreas desertas ou mal iluminadas; 3) procure sentar-se próximo ao motorista e distante do cobrador, pois este último será o alvo dos ladrões em caso de assaltos.
Nas lojas: 1) não entre em lojas com muita aglomeração, pois isso ajuda a ação de batedores de carteira; prefira fazer compras em horários de menor movimento; 2) evite abrir carteiras ou manusear dinheiro em maços.
Nas ruas: 1) procure caminhar em grupos ou acompanhado de alguém; 2) não utilize sempre os mesmos trajetos e saia em horários diferentes; 3) não ostente jóias e relógios;
4) evite andar em locais mal iluminados, mesmo que deseje cortar caminho; 4) não leve muito dinheiro na bolsa ou bolso e deixe à mão o suficiente para pequenas despesas (cigarro, café, lanche, etc.).
Triste realidade: antigamente a gente só ia para a guerra (também absurda) enquanto jovem. Hoje,mesmo com as boas ações de segurança ainda temos de enfrentar uma terrível guerra todos os dias
* E estar sempre entrincheirado

Nenhum comentário:

Postar um comentário