segunda-feira, 1 de novembro de 2010

ELEIÇÃO 2010 - Enfim uma mulher para arrumar a casa

1- Se for verdade que, como se diz popularmente, só as mulheres sabem arrumar a casa e a eleição histórica de Dilma Roussef é a esperança maior de que a casa Brasil fique limpinha e organizada. Dilma, que teve uma vitória incontestável, terá, acredita-se agora quando tudo ainda é festa, apoio para isso. Mais do que apoio já mostrou que tem capacidade, determinação e coragem. Assim tudo indica que teremos um novo Brasil sendo construído nos próximos quatro anos - uma construção que não se pode negar Lula deixou com os alicerces bem fincados.
2 - Não se pode deixar de reconhecer também que a incontestável e difícil vitória de Dilma esperada desde o 1º turno foi a vitória maior de Lula, que mostrou extraordinária visão política e administrativa ao escolher e bancar e avalizar (foi um fiador) praticamente sozinho o nome de sua sucessora. Lula também enfrentou uma luta heróica e venceu. Como, aliás, venceu todos os desafios em sua vida.
3 - –A eleição de Dilma também é importante porque sem dúvida escancara a porta para que as sempre competentes mulheres se fortaleçam politicamente e inscrevam seus nomes e o do Brasil na história do mundo. Nesse aspecto a eleição de Dilma reforça a possibilidade de Marina Silva entrar mais forte na campanha de 2014, se como se diz vier mesmo a ser novamente candidata. Se Dilma fizer (e fará) um bom governo sem dúvida reforçará a credibilidade do eleitor em torno das mulheres e Marina Silva, que foi muito bem no 1º turno é a primeira a sair com vantagem.
4 - O eleitor já sabia desde a implantação das urnas eletrônicas que eleição no Brasil deixou de se um filme de suspense com o final que levava dias para ser mostrado. De qualquer maneira o brasileiro se enche de orgulho ao tomar conhecimento do resultado oficial pouco mais de duas horas depois do encerramento da votação. O Brasil deu uma vez mais uma lição eleitoral ao mundo.
5- Os eleitores sempre souberam que políticos mudam de partidos e de idéias de acordo com suas conveniências. Essa eleição mostrou que é assim também com os chamados analistas políticos. Antes do resultado final e mesmo com todas as pesquisas mostrando claramente a vitória de Dilma, a maioria de analistas políticos fez de tudo para diminui a credibilidade de Dilma entre os eleitores. Assim que sua vitória foi anunciada oficialmente esses mesmos analistas políticos passaram a dizer que “Dilma é a maior”, que “Dilma entrou (e entrou mesmo, apesar dos analistas) para a historia”. Analistas políticos também entraram para a história mostrando que não se deve acreditar muito no que dizem: suas opiniões não são isentas.
6 – Logo depois de ter votado no Rio e de viagem marcada para São Paulo, Índio da Costa, o vice de Serra desacreditou as pesquisas e disse que “a grande derrotada serão as pesquisas “porque não haverá vencedor com 10% de vantagem". Dilma conseguiu e até um pouco mais. Portanto quem ficou desacreditado (se é que já não) foi o vice de Serra. Quem mandou falar demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário