domingo, 17 de novembro de 2013
Verdade do Ibope na audiência da televisão enfrentará novas maquinhas de pesquisas
Há alguns anos o Ibope era o dono da palavra final sobre pesquisas políticas. A voz do ainda respeitável Ibope perdeu força com o surgimento de várias e confiáveis empresas especializadas em pesquisa, especialmente sobre eleição, época em que essas empresas mais aparecem. Ainda assim o Ibope continua sendo “a verdade” em relação a pesquisas de audiência na televisão. A atuação do Ibope sempre mereceu restrições de emissoras de televisão porque segundo dizem o Ibope beneficia a Globo, o que nunca foi verdade e muito menos necessário. Agora o Ibope começa a correr o sério risco de abafar ainda mais a sua voz: no ano que vem a GfK, empresa alemã de pesquisas passará a fazer uma ampla e mais transparente pesquisa de audiência. De saída conta como apoio comercial da Rede TV, da Record, da Bandeirantes e do SBT que assinaram contratos com a empresa. As emissoras pagarão, segundo informação, não oficial, 40% menos do que pagam (ou pagavam) ao Ibope. O custo das emissoras com pesquisas é estimado em R$ 30 milhões por ano com os estudos encomendados ao Ibope. A GfK pretende instalar inicialmente 6 mil aparelhos de aferimento de audiência nas casas dos telespectadores. Os aparelhinhos começam a funcionar em setembro de 2014. A chegada do GfK não significa absolutamente o fim do Ibope como fonte de consulta de audiência, mas será sem dúvida uma boa e necessária maneira de conferir os novos números e saber se a Globo é mesmo a líder disparada. A verdade é que agora nenhuma emissora terá do que reclamar, mas continuará desconfiando e reclamando. (Eli Halfoun)
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