quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Rio está com Garotinho para governador e Dilma para presidente. Ainda é cedo para o já ganhou


O eleitor não é mais tão ingênuo como alguns políticos ainda acham e sabe que as promessas e pesquisas não ganham eleição. No caso de promessas não há um único eleitor no país que ainda acredita no “vou fazer isso”, vou fazer aquilo candidatos repetem há anos para nunca fazer absolutamente nada. No caso das pesquisas de intenção de votos elas não representam a palavra final do eleitorado, mas sem dúvida influenciam muito na escolha final (tem eleitor que vota no candidato que lidera as pesquisas só para dizer que votou no vencedor). De qualquer maneira as pesquisas de intenção de voto geralmente refletem o que acontecerá na urna. Recente pesquisa da GPP encomenda pelo PMDB deixa a quase certeza de que o Rio será novamente governado por Anthony Garotinho. A pesquisa mostra que ele tem 28,3% da intenção de voto (com uma rejeição de 19,3%, ou seja, os que jamais votarão nele). O segundo colocado na pesquisa é Marcelo Crivella com 16,4% (rejeição de 8,7%). Luís Fernando Pezão que inicialmente aparecia muito mal reagiu e já ocupa a terceira colocação com 15,7% (rejeição de 17,1%) o que tecnicamente significa que está empatado com Crivella levando-se em conta a margem de erro da pesquisa. Lindbeg Farias faz o caminho inverso: no início aparecia muito bem (havia até que considerasse sua vitória uma barbada), mas está despencando: na última pesquisa aparece com 10% (rejeição de 8,1%).
Ainda é cedo para cravar o nome de Garotinho como o do próximo governador, mas tudo indica que é o que acontecerá, mesmo que a rejeição seja enorme.
A pesquisa GPP também divulgou dados sobre a eleição presidencial mostrando que no Estado do Rio a presidente Dilma Roussef é a preferida na busca da reeleição. Dilma aparece com tranquilos 38,4% de intenção de voto e seu concorrente mais perigoso, ou seja, Aécio Neves tem apenas 17,9% da intenção de voto enquanto Eduardo Campos é o terceiro com 6.6%.

Evidente que esse quadro ainda pode mudar muito com o horário eleitoral gratuito (nem tantos já pagamos também essa conta), mas analistas políticos experientes não crêem em grandes modificações. Ou seja: o Rio ficará com Garotinho e o Brasil com Dilma Roussef, que agora luta para eleger-se no primeiro turno. Qualquer que seja o resultado final uma coisa é certa: como sempre só o eleitor sairá perdendo. (Eli Halfoun)

Nenhum comentário:

Postar um comentário