terça-feira, 19 de agosto de 2014

CRÔNICA ---- Caminho sem mágoas


Muitas vezes ficamos envolvidos em tantas coisas sem tanta importância que esquecemos de olhar e identificar os sentimentos negativos que mesmo sem perceber carregamos como um peso para o corpo e para a alma. Por mais que pensemos nos momentos positivos da vida os negativos também marcam forte presença. Não poderia ser diferente porque a vida é feita de idas e vindas, de encontros e desencontros, de felicidade e de lamentações. Viver só tem graça porque os sentimentos se misturam como se estivessem sendo misturadas  em um liquidificador. Cabe a cada um aprender a filtrar o que emocionalmente pode e deve ser consumido. Você é que manda na sua receita de vitamina de vida.
Na maioria das vezes nem queremos, mas parece inevitável carregar mágoas eternamente. Mágoas representam um peso emocional e psicológico que torturam e às vezes se impõe com tanta veemência que nos roubam inclusive a alegria dos momentos e diminuem a capacidade de sonhar, de crescer e de viver em paz com o coração. E convenhamos não há prazer maior do que conviver com um coração em festa.
Teoricamente parece ser muito fácil esquecer as mágoas, mas não é tão simples: mágoas são feridas que mesmo depois de cicatrizadas de vez em quando ou o tempo todo incomodam e se não doem mais no corpo nos fazem carregar esse peso com um desnecessário sacrifício.
Talvez a melhor maneira de excluir as mágoas do caminho seja adotar o mesmo procedimento que adotamos nos cálculos diários de gastos domésticos: coloque todas as mágoas em um papel e depois vá eliminando que é desnecessário e na verdade supérfluo como fazemos quando precisamos equilibrar as despesas do dia a dia para manter a vida econômica dentro de um padrão razoável. Vamos adotar o mesmo sistema nas digamos contas emocionais: juntando tudo é possível eliminar custos (carregar mágoas custa muito caro) e ter uma vida emocional mais equilibrada. Só o equilíbrio emocional nos dá a liberdade de viver integralmente a felicidade que tanto procuramos mesmo que venha aos pedacinhos – até porque a felicidade inteira é feita de pequenos momentos (pedacinhos) que unidos nos completam e nos alegram. Sem mágoas nos deixam viver em busca de mais pedacinhos de felicidade.

É sempre importante fazer um balanço da vida e conviver por algumas horas com as mágoas que tanto nos atormentam. Mágoas são um embrulho incomodo que não precisamos carregar com sacrifício. Aliás, nem precisamos ou devemos carregar. A vida não foi feita para carregar mágoas. Portanto é hora de ficar livre de qualquer mágoa e descobrir que a vida ficará bem mais leve e, portanto, muito mais feliz. (Eli Halfoun)

Nenhum comentário:

Postar um comentário