O calor de dezembro não tem nada a ver com a gordurosa e quente ceia de Natal que os brasileiros adotaram copiando pratos que se adequam ao clima europeu, de onde vieram. Até já se tentou incentivar uma ceia brasileiríssima com frutas tropicais e comidas mais leves, mas nem por isso menos saborosas. Parece uma tarefa impossível mudar a tradição das ceias européias no Natal dos brasileiros e, portanto, essa é a época de procurar novas receitas de peru ou bacalhau. Não
há muito o que inventar, mas é possível deixar o peru mais fresquinho. A sugestão é preparar o “Peru Recheado com molho de laranja". Anote os ingredientes: um peito de peru com cerca de 1kg, uma colher de suco deu limão médio, uma xícara de arroz cozido sem óleo, ¼ de xícara de amêndoas sem pele picadas, 1/4 de pistache picado, 1/4 de avelãs picadas, 1/4. de nozes picadas, 1colher (chá) de canela em pó, 1colher (chá) de casca de laranja ralada grossa, 1 colher (sopa) de hortelã seco, 2 colheres (chá) de margarina derretida, sal e pimenta a gosto.
Para o molho de laranja os ingredientes são 1colher (sopa) de margarina light, 1colher (sopa) de farinha de trigo, 1xícara de suco de laranja, 1 xícara de água e sal (opcional).
Agora mãos a obra: pré-aqueça o forno a 180 graus, unte um tabuleiro antiaderente com gotas de óleo. Esfregue o peito de peru, por dento e por fora, com o suco de limão. Em uma tigela misture o arroz com os ingredientes e recheie o peru. Costure o peru com linha grossa para ficar bem fechado e arrume no centro do tabuleiro. Agora leva ao forno por cerca de 2 horas.
Para o molho de laranja é só derreter (fogo brando) a margarina em uma panela pequena e acrescentar a farinha de trigo e a água, deixando ferver. Mexa até engrossar e complete o tempero com sal. Quando o peru estiver pronto retire do fogo, deixe esfriar, fatie e sirva com o molho de laranja. Dá para seis pessoas.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário