terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Hebe pioneira outra vez abre uma nova porta na televisão

A homenagem prestada pelo “Domingão do Faustão” ao vivo para Hebe Camargo não só fez justiça a mais antiga e melhor apresentadora da televisão brasileira como serviu também para mostrar que a relação entre as emissoras de televisão mudou muito nos últimos anos. Não faz muito tempo era impossível imaginar que a Globo permitisse que esse tipo de homenagem envolvendo uma atração de emissora concorrente fosse realizada. Na hora que Hebe entrou em cena confesso que lembrei da época em que essa mesma Globo não queria de jeito nenhum veicular anúncio da antiga Brastel que tinha Bibi Ferreira (contratada da Rede Tupi) como “garota-propaganda". Eu trabalhava na Labor Publicidade, criadora do anúncio e como era também repórter do jornal Ultima Hora tive a incumbência de tentar convencer a Globo a aceitar veicular (em horário muito bem pago) o anúncio e derrubar o argumento de que a exibição do comercial faria a Globo, já líder de audiência, promover emissora concorrente. O anúncio acabou sendo exibido, mas depois a Globo continuou insistindo em não permitir que nem o nome de contratados de emissoras concorrentes fosse citado.
A presença de Hebe Camargo, no último domingo, parece ter colocado fim a esse absurdo comportamento mostrando definitivamente que quem está hoje em outra emissora já esteve ontem na Globo e amanhã estará outra vez porque esse é o fluxo do mercado de trabalho na televisão - um mercado restrito a meia dúzia de emissoras e, portanto, com poucas possibilidades de trabalho.
Homenagear Hebe (e nem preciso dizer que foi de inteira justiça) abre o caminho, não tenho dúvidas, para que outros importantes profissionais da televisão brasileira também sejam homenageados até para que melhor se possa escrever a história da nossa televisão. Não duvido que em um futuro muito próximo Silvio Santos também esteja no palco da Globo, aliás, de onde saiu para receber idêntica e merecida homenagem.
UMA PRODUÇÃO CAPRICHADA
Tudo o que Hebe representa para o público e para a televisão já foi dito (e bem) de todas as formas. Embora não exista o tal do “Elemento surpresa” em televisão dessa vez Hebe foi realmente surpreendida com o capricho da produção que buscou depoimentos emocionantes e emocionados sobre Hebe. De todas as homenagens prestadas até hoje pelo “Domingão do Faustão” essa foi sem dúvida a que mereceu mais empenho da produção e isso só aconteceu porque Hebe conseguiu em 60anos de carreira (81de vida) ser amada e respeitada por todos os profissionais da televisão. Fausto Silva também estava visivelmente emocionado, mesmo sendo amigo intimo (talvez até por isso) de Hebe. Talvez até seja a hora da turma da Globo e do “Domingão” mais especificamente prestar (com troféu e tudo) uma merecida homenagem para Fausto Silva. Aí sim será uma surpresa. Merecida surpresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário