quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A mais pobre e infeliz declaração de Vera Fischer

Infeliz – é o mínimo que se pode dizer da declaração de Vera Fischer para a colunista Mônica Bergamo da Folha de São Paulo. Vera disse: ”Eu não escrevo pra pobre. Eu não gosto, eu não sei escrever para gente pobre. Eu detesto”. Errou duas vezes: primeiro por ter sido desnecessariamente deselegante, embora chamar alguém de pobre não seja ofensa (ofensa é, como se diz por aí, pobreza de espírito). Em segundo lugar porque por mais uma das muitas injustiças sociais que cometemos pobres não têm oportunidade de frequentar escolas e, portanto, crescem analfabetos e sem acesso a.qualquer tipo de livros e de entrevistas impressas (estão se lixando para o que Vera Fisher diz). A vida tem nos dado muitos exemplos de que pobreza e analfabetismo, que andam juntos, nada têm a ver com inteligência: não saber ler impossibilita que o pobre e geralmente analfabeto tenha condições de ganhar informações culturais, o que absolutamente não o faz burro (só desinformado). Pelo contrário: estão aí muitos pobres a nos dar ensinamentos que aprenderam e (ensinam) com a vida. Ninguém escreve para pobre até porque pobre não tem dinheiro para consumir cultura e literária e na maioria das vezes nem para o mínimo de comida, mas ser pobre e analfabeto tem pelo menos uma ,digamos, vantagem: livra o cara a ter que ler alguns livros.

4 comentários:

  1. Concordo plenamente com os seus comentários, eu depois dessa afirmação criei uma aversão a Vera Fisher. Ela jura que sabe escrever bem, fala sério só teria um livro dela se fosse dado, isso para não fazer desfeita.

    ResponderExcluir
  2. Ela perdeu a oportunidade de ficar calada, com um passado sujo que ela tem, nem deveria se dirigir a ninguem, este livro dela nem para limpar aquilo serve, ela e a editora que publicou agora que comam estes livros pois ja nasceu morto, quem vai ter interesse de conhecer uma pessoa tao pobre de espirito e tao podre quanto ela, alguem se habilita?

    ResponderExcluir
  3. Primeiro, uma pessoa tem que ser muito pobre de espírito para falar isso, segundo, as pessoas mais ricas do mundo como Bill Gates são humildes e não ignoram a pobreza, pelo contrário, ajudam de alguma forma. Por que essa senhora não faz isso também? O problema é que ela só se preocupa com ela mesma!!!

    ResponderExcluir
  4. NAO É POR ACASO QUE ESTÁ FORA DA MÍDIA......PROVOU A FALTA DE GENTILEZA E TALENTO PARA VIVER A REALIDADE.
    PSEUDA ATRIZ E ESCRITORA...NEM NA FICÇÃO.

    Raquel de Queiroz
    leitora de bons livros

    ResponderExcluir