sexta-feira, 15 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010 - A democracia de Dilma e o resultado das pesquisas

1- Em uma de suas aparições na propaganda eleitoral a candidata Dilma Roussef diz que está sendo vítima de uma das mais cruéis e caluniosas campanhas de que se tem conhecimento na história da política brasileira. Não está inventando e nem exagerando: além do até esperado bombardeio do concorrente, Dilma sofre uma perseguição diária via internet com seus não eleitores espalhando mensagens agressivas e desrespeitosas de todo o tipo. Nada contra que muitos eleitores tenham predileção pelo candidato oponente, mas devem mostrar isso apenas na urna. Espalhar piadinhas, mentiras e grosserias a respeito da candidata do PT é acima de tudo desrespeito com uma senhora que pode ter errado sim, mas mesmo assim merece consideração e respeito. Quem utiliza a internet para ofender a candidata esquece que só está podendo fazer isso porque Dilma lutou - e lutou de verdade – para que a democracia fosse reimplantada no Brasil. É graças a ela e a muitos outros que não se deixaram amordaçar na ditadura que hoje se pode livremente emitir opiniões. O que não significa em hipótese alguma que se use a comunicação virtual para ofender e tentar desmoralizar uma candidata que nos permitiu a liberdade de dizer as coisas, de criticar e de escolher o candidato que bem entender, mas para isso não é necessário baixar o nível. O eleitor que tem restrições a candidata Dilma Roussef tem, graças a ela, todo o direito de manifestar-se contra ela. Mas só na urna. O resto é baixaria e covardia – até porque as ofensas e grosserias são feitas anonimamente. Ao contrário do que Dilma fez durante toda a sua vida e carreira política dando acara para bater.
2 - Marina Silva não chegou ao 2º turno, mas mesmo assim foi a grande surpresa e a maior vitoriosa das eleições 2010. Sua atuação na campanha presidencial se reflete agora nos muitos convites que tem recebido pra fazer palestras, ser paraninfa de turmas de formandos, ganhar destaque na mídia internacional que não se cansa de elogiar seu desempenho, e até na propaganda: deve gravar breve um comercial institucional para a Natura falando da preservação do meio-ambiente. Marina, aliás, está ligada politicamente a Natura: Guilherme Leal, que disputou ao seu lado a vice-presidência, é o dono da Natura e acredita que uma campanha institucional estrelada por Marina Silva é o que de melhor a empresa pode dizer e mostrar sobre sua preocupação com o meio-ambiente.
3 - Ainda faltam dois anos, mas já foi iniciada a mobilização que indicará em todo o país os próximos candidatos a prefeito. No Rio o nome mais citado até agora é o de Wagner Montes reeleito deputado estadual com a maior votação. Em São Paulo Guilherme Leal, o vice de Marina já manifesta vontade e intenção de concorrer à Prefeitura - desejo que também é o do cantor Netinho que não se elegeu senador, mas obteve em São Paulo uma votação de respeito.
4 - Nenhuma surpresa na divulgação das primeiras pesquisas para o 2º turno. Era inevitável que José Serra aumentasse seu percentual de intenções de votos, assim como era esperada a liderança de Dilma Roussef que mantém os mesmos percentuais do 1º turno. Pesquisa é uma tendência, mas não uma verdade. A verdade eleitoral só se manifesta mesmo no voto. Fica claro através das pesquisas que essa eleição será disputada voto a voto. A política é confusa e muitas vezes inexplicável, mas se o eleitorado acha que os dois candidatos têm boas propostas não seria o caso de, depois da eleição trabalhar juntos para fazer o melhor para e pelo Brasil?

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