segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Começou uma nova eleição,mas o primeiro turno deixou fatos, exemplos e lições

1- O Fantástico de ontem, domingo 10, divulgou a primeira pesquisa de intenção de voto para o 2º turno Tanto na pesquisa do Ibope quanto do Datafolha, Dilma saiu na frente (nem poderia ser diferente porque o resultado dessa primeira pesquisa é a expressão do que aconteceu no primeiro turno, quando a surpresa ficou apenas por conta de Marina Silva. Estranho é que nas edições de hoje, segunda-feira, dia 11, nenhum jornal importante reproduziu, como de costume, o resultado divulgado no Fantástico. Parece que com os erros cometidos no primeiro turno as pesquisas perderam mais um pouco de credibilidade, mas de uma forma ou de outra continuam acertando em quase tudo. A verdade é que os institutos de pesquisa também foram surpreendidos, como todos nós, pela expressiva votação de Marina em votos sem dúvida decididos na hora de usar a urna eletrônica. É cedo para prever o resultado do 2º turno, mas der a lógica pe3sde3não aparecer outra Erenice como uma pedra no caminho de Dilma a candidata do PT tem tudo para confirmar a preferência conquistada no 1º turno.
2 - Tiririca, o deputado federal mais votado do Brasil, terá de provar que sabe ler e escrever para poder fazer vale o voto do eleitor como uma forma de protesto. A Constituição exige que deputados e senadores saibam ler e escrever. É uma exigência que ficou estranha: depois que os políticos transformaram o “por fora” em uma prática quase que oficial os deputados e senadores não precisam saber ler. Precisam isso sim, é saber contar.
3 - É inegável que durante sua campanha Marina Silva ganhou uma legião de novos admiradores: a história de Marina, que se alfabetizou aos 16 anos e hoje tem dois diplomas universitários é realmente admirável, especialmente na luta pelo meio-ambiente, o que a colocou lado a lado com Chico Mendes na história do Brasil.Agora um grupo influente de admiradores de Marina começa a movimentar-se na tentativa de indicar seu nome para o Prêmio Nobel da Paz, o que seria de inteira justiça.
4 - Em São Paulo o cantor Netinho, que obteve expressiva votação para senador, mas nem assim conseguiu eleger-se, não desiste e já comenta que a boa votação conquistada agora o credencia para candidatar-se a prefeito de São Paulo nas próximas eleições. Como no Rio tudo leva a crer que Wagner Montes,o deputado estadual mais votado, também poderá ser candidato a prefeito. Sabemos todos que os políticos são ”artistas”, mas agora a política passar a ser, prelo que se vê nas urnas, um placo para artistas de verdade.
5- Em sua carta de despedida Getúlio Vargas escreveu: “saio da vida para entrar na história”. A frase histórica pode ser perfeitamente adaptada para Lula que sairá da presidência (provisoriamente) para entrar na história: nunca houve no mundo um presidente que conquistasse índices de aprovação como os de Lula. Não se trata de discutir aqui se ele foi ou não um bom presidente. São os fatos a nos mostrar que com tamanho índice de aprovação Lula realmente sairá da Presidência da República para entrar na história. Na história do mundo. Mesmo que seja derrotado em seu apoio a Dilma,o que acredito dificilmente acontecerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário