segunda-feira, 10 de maio de 2010

CRÔNICA --- Verdades mentirosas

Na maioria das vezes nem percebemos, mas a verdade é que, por mais paradoxal que possa ser, a mentira é uma presença constante em nossas vidas. Não precisam ser mentiras graves como as que nos acostumamos a ouvir nas CPIs da vida, mas tem sempre e em qualquer situação uma mentira embutida nas conversas, no comportamento. Em tudo.
É, repare só, uma mentirinha aqui, outra mentirinha ali. O que é pior: mentimos, na maioria das vezes, para nós mesmos não pelo prazer o da mentira consciente, mas pela necessidade inconsciente, de fazer alguns momentos mais agradáveis, de disfarçar os problemas.
Não conseguimos admitir as nossas próprias mentiras: estamos tão acostumados com as mentiras que já nem sabemos qual é e o que é verdade. Não se pode mais para acreditar nas mentiras, especialmente as políticas, que ouvimos diariamente. Repetidas descaradamente como se verdades fossem.
Aquela mentirinha que pregamos para nós mesmos nem é tão graves assim desde que, mesmo acreditando sinceramente nela, não prejudique e nem iluda ninguém. A não ser a nós mesmo, responsáveis por nossas próprias mentiras. Em muitas ocasiões mentimos só pelo prazer (prazer que nunca admitimos) de mentir. Mentirinhas que nem percebemos, mas que de alguma forma nos fazem sentir melhor. Menos enganados pelos outros. As nossas mentirinhas também nos enganam, mas não percebemos isso porque não sabemos a verdade. Uma mentirinha que pregamos para nós mesmos pode ser, em alguns casos, até uma maneira de enxergar, mas não querer ver a verdade. Verdadeira
Se novela é são um reflexo da realidade, as mentira se faz presente a cada ação, em todos os capítulos. A ficção precisa mesmo da mentira. A vida não. A mentira da ficção é necessária para construir suas tramas, para motivar o interesse do público. Se não houvesse mentiras, não haveria novelas. E talvez nem houvesse vida.
As mentiras alimentam o dia a dia e não nos deixam perceber muitas coisas. Com uma mentirinha aqui, outra ali vamos tocando o barco, o que não significa que tenhamos qde aceitar as mentiras maiores e graves que tentam nos impor com falsas promessas, com falsas verdades e com a maior cara de pau.
São tantas as mentiras que já estamos até aprendendo a distingui-las e até a reagir da forma que for possível contra os mentirosos. Está na hora de aprender a expulsar todas as mentiras.
* Aprender que a verdade é a melhor maneira de mentir

Nenhum comentário:

Postar um comentário