segunda-feira, 30 de novembro de 2009

EM RITMO DE FESTA

Primeiro o que se ouvia o dia inteiro era feliz natal. Depois veio a fase do “feliz ano novo”. Nem deu tempo de permitir descanso aos ouvidos para novas (?) e repetidas frases entrarem no cenário: “Foi bem de natal? “Foi bem de ano novo?". Como se a maioria das pessoas que nos desejam ou perguntam isso estivessem realmente interessadas em saber as respostas verdadeiras e nós também tivéssemos interesse em responder o que realmente nos vai à alma e não um “tudo bem” forçado, mesmo que nada tenha sido tão bem. Respondemos para ficarmos livres do lugar comum em que se transformam essas perguntas que parecem ter algum interesse, mas são completamente desinteressantes. Pergunta-se só por perguntar. Responde-se só por responder.
Mal nos livramos das repetitivas perguntas de final de ano e uma nova e também chatíssima toma conta do pedaço: “ta animado para o carnaval?”. São essas “reprises” (todo ano acontece a mesma coisa) que fazem o Rio ser uma festa constante. Agora, por exemplo, tudo está sendo adiado para após o carnaval, como se diante de tantos problemas pessoais e sociais tivéssemos tempo para adiar alguma coisa, as menor que seja.
Mas o que fazer? Resta entrar no ritmo e esperar com paciência até porque sabemos que embora oficialmente o ano começa no dia 1 de janeiro na prática não é bem assim: só começará pra valer depois do carnaval. Por falar nisso: “ta animado pro carnaval?”.
Não haveria nenhum mal nesse eterno ritmo de festa se o país caminhasse direitinho e não usasse as festas como desculpa para ficar adiando tudo. Como, aliás, faz com ou sem festa no meio do caminho. Pessoalmente as festas funcionam de maneira diferente para cada um de nós, mas no inconsciente coletivo é a melhor forma de fugir da verdade, de enxergar o que realmente nos cerca e do quanto podemos e devemos fazer. Cada vez mais.
A alegria da festa, de qualquer festa, só é completa se estiver acontecendo dentro de cada um de nós. Não adiante botar o bloco na rua e sair perseguindo uma alegria, uma festa que só acontece externamente. Para que a festa, a alegria, o feliz natal, o feliz ano novo, o animado carnaval, sejam de total e completa satisfação é fundamental estar consciente de que esse tipo de festa é coisa passageira. A festa maior só acontecerá quando não precisarmos fugir da verdade escondidos dentro de uma fantasia ou atrás de um sorriso festeiro que é apenas aparente. A festa mais completa e mais importante é a que se coloca para cada um de nós no dia a dia. Uma festa que nós, apenas nós, podemos fazer melhor para todos.
* É a festa da vida
SEGURANÇA COMO
PRATO PRINCIPAL
O homem está sempre em busca do novo. Afinal, são as novidades que movem nossa curiosidade e incentivam o prazer das descobertas e das emoções. O homem precisa estar mudando sempre em busca do desconhecido. Talvez esse seja um dos motivos que faz com que os chamados lugares da moda tenham prazo de validade: depois de um período ficam desinteressantes e repetitivos. É como um casal de namorados que precisa se reinventar e redescobrir diariamente para não entrar em uma rotina geralmente fatal.
Um grupo de empresários do ramo de bares e restaurantes de Copacabana parece ter entendido isso e decidiu revitalizar o Lido, que já foi ponto de encontro obrigatório da boemia em (e de) Copa. Inicialmente a idéia é devolver ao local as saborosas receitas que, em outros tempos, fizeram a alegria do paladar boêmio. Pode ser que funcione, mas como não se pesca o freguês apenas pela boca é preciso oferecer mais, muito mais. É fundamental incluir no cardápio um clima de segurança que permita que o local possa ser freqüentado em medo. A praça do Lido é hoje um triste retrato da realidade transformada em endereço de moradores de rua, de meninos também de rua fumando crack e cheirando colo como se estivessem em uma luxuosa tabacaria, e de prostituas que oferecem seus já cansados e debilitados corpos, muitas vezes em troca de um prato de lasanha. Aliás, as belas praças do Rio não permitem mais a presença de crianças brincando e de casais de namorados trocando inocentes carícias. Tem sempre o perigo de qualquer momento um ladrão cair do galho de uma árvore direto na nossa carteira e relógio. Revitalizar é criar o novo, mesmo que esse novo seja apenas uma releitura do passado. Devolver ao velho Lido os encantos da boemia é devolver ao Rio uma de suas tradições, como deveriam fazer em muitos outros badalados pontos da cidade, mas não basta oferecer comida, o que pode ser uma boa nesses tempos de comida a peso, ou melhor, aquilo de comida). É preciso também ofertar bebida honesta, higiene e acima de tudo tranquilidade. Só assim o Lido (e isso vale para todo o Rio) voltará a ter o sabor carioca que o fez famoso.
VEM AÍ UM
“FESTIVAL DE GREVES”
A exibição do filme “Lula, o filho do Brasil” dia 3 agora na CUT (Central Única dos Trabalhadores) e dia 4 na Força Sindical pode ser até uma tentativa, mas pelo visto não conseguirá acalmar os ânimos dos sindicalistas que prometem um "festival de greves” (esse filme a gente já viu) a partir de janeiro. As greves, segundo os líderes (entre os quais o deputado Paulinho Pereira da Silva) serão para pressionar entidades patronais e deputados pela votação do PEC que reduz a jornada de trabalho semanal para 40 horas. As greves prometem “parar o Brasil”. Mais?
BOTA FÉ?
ENTÃO VAI NESSA
Tem gente que acredita: seguir as orientações da numerologia pode fazer com que daqui pra frente “tudo vai ser diferente”. Se você está entre os que botam fé nesse tipo de coisa anote aí as recomendações do numerólogo e engenheiro dimensional (alguém pode explicar direitinho o que é isso) Gilson Chveid Oen. De saída separe uma roupa ( de preferência nova) lilás, amarela, branca o9u bronze para a passagem de ano. São as cores do ano que podem não mudar nada, mas pelo menos você terá uma roupa nova no armário. A numerologia garante que 2010 atinge a Sala 3 do Inconsciente Humano (2+0+1+0=3) que tem experiências sensoriais relativas ao sur4gimento da Criança e assim esse será o ano da Criança, da Comida e da Comunicação, ou seja, época na qual “a inocência e a alegria dos indivíduos serão fundamentais para dar vida aos sonhos”. Então ta.
Não é só: 2010 será também, ainda segundo a numerologia, um ano de Criação, Geração de Vida e Renascimento, assim como da mulher guerreira e fêmea procriadora”. O numerólogo Cheid OAend diz mais: “ O se3ntimento de desconfiança não será bem-vindo em 2010. Homens e mulheres que são naturalmente brincalhões, ingênuos e alegres ocuparão posições de destaque no Brasil e no Mundo, enquanto que os swere3shumanos céticos e desconfiados terão dias desastrosos. Calma lá que o tom das roupas e os mantras podem ajudar. Faça agora a sua listinha de mantras e bom proveito:
1- Para sedução e relações sólidas: Djumzinando Limer
2- Para reverter disputas a seu favor: Detálas Gôndro
3- Para obter apoio do Universo: Ou Tu Vom Jác Mé Zóndra Tip Cândur Léi Zi lên Dum
4- Para acelerar os negócios: Se Eu To Nessa Eu Quero Pressa
5 - Para alavancar realizações: Falou Mill!
6- Para alavancar a vida material: simdogim renúti gosta zengirêndu
7 – Para focar objetivos: Nizemôndi Bemfizel Vádum Ôgi
8 – Para a saúde debilitada: Curará Curará Paraná
9 – Para a queima de gorduras: Toginzidum Ledice
10 – Para crianças hiperativas: Tunga Lunga Bunga Pongondonis
11 – Para ansiedade e pânico: Bercotímo Panzúmus Múger Vin
12 – Para forçar acontecimentos: Alonbegêni Zimbrid
13 - Para libido: Gou fêma Liames Zêmbin Pinfen

Já deu a sua risadinha disfarçada, então reforce a sorte usando roupas com cores adequadas:
Janeiro: tons de cinza
Fevereiro: cores claras e brilhantes
Março: tons de rosa e azul
Abril: tons pasteis, branco e cinza claro
Maio: tons escuros de marrom ao preto
Junho: tons de rosa ao vermelho
Julho: tons de amarelo, ouro e bronze
Agosto: todos os tons pastéis
Setembro: tons de violeta ao purpura
Outubro: tons de cinza
Novembro: cores claras e brilhantes
Dezembro: tons de rosa e azul
Peraí que tem mais um Teman. Toma lá:
os cheiros que chegam com a chuva
me mostram o sei que eu queria
comemoram o tempo perdido
e aplaudem as conquistas queridas.

Acredita? Então, vale a pena tentar

UM DOCE PRAZER
COM SIMPATIA
A busca do prazer não precisa ser ansiosa e sacrificada. Pode ser doce, bem doce. Basta preparar uma compota indicada pelo engenheiro dimensional Gilson Chveid Oen . A “Compota do Prazer” tem 600 anos , mas foi adaptada aos ingredientes de agora: 300 gramas de ameixas pretas sem caroço,1009 gramas de maça desidratada, 100 gramas de pêra desidratada,100 gramas de passas brancas, 100 gramas de cerejas ao9 marrasquino com toda a calda, 100 gramas de nozes picadas, 100 gramas de amêndoas sem pele picadas, um pouquinho de canela em pau, um pouquinho de cravo, 1 rodela de limão, 1 cálice de vinho tinto. Prepare assim:
1 - faça uma calda colocando na panela 2 xícaras de chá de açúcar para caramelar até o açúcar obter um tom caramelado
2- acre3scente 1 ½ litro de água fervendo e misture bem
3- coloque primeiro a maça e a pêra desidratadas e quando estiverem quase cozidas acrescente o restante dos ingredientes começando pela ameixa e deixando o vinho para o final
4 – deixe apurar por mais ou menos 40 minutos. Se quiser aumentar a quantidade basta aumentar proporcionalmente a quantidade de cada ingrediente. A Compota do Prazer pode durar até dois meses na geladeira, isso se nenhum apagão fora de hora tirar novamente os eletrodomésticos de circulação.. Com essa compota pelo menos um prazer é garantido: o de fazer regime para perder alguns quilinhos depois.
BEYONCÉ AO VIVO
SÓ NO CARNAVAL
Quem tinha esperança de ver a bela cantora Beyoncé, no momento a mais badalada artista americana e segundo a revista Forbes uma das artistas mais ricas do mundo, no réveillon de Copacabana terá que esperar mais um pouquinho. Ela só virá ao Brasil em fevereiro e não será surpresa se além de seus shows vier a ser atração também em um trio elétrico da Bahia ao lado de Ivete Sangalo, o que certamente fará o trio ficar mais elétrico do que nunca. Ainda não está confirmado o local em que Beyoncé se apresentará no Rio, mas já é certo que no primeiro final de semana de fevereiro estará no Morumbi, em São Paulo. Haja fôlego. E pernas que, aliás, ela tem de sobra e muito bonitas.
EM NOME
DE DEUS
Todo mundo sempre quer ter ou fazer um bom negocio, ainda mais agora que o desemprego parece ser inevitável. Mesmo quem não discute (discutir é perda de tempo) ou não pratica qualquer religião concorda que uma igreja (qualquer igreja de qualquer credo) é um negócio rentável, ou seja, de lucro (bota lucro nisso) garantido.; Que o diga o bispo Edir Macedo: acaba de inaugurar uma super-catedral (capacidade para 6.800pessoas) em Johannnesburgo, na África do Sul. O bispo, que agora detém também 40% das ações da Renner Participações (controla o Banco Renner) acredita tanto em seu negócio que não se importou em demolir a antiga igreja de Johannesburgo, que só podia receber 4 mil fiéis, para construir seu novo palácio de orações, que permitirá receber mais pessoas e ter uma renda maior e garantida. Em nome de Deus.
eli.halfoun@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário