quarta-feira, 3 de abril de 2013
Mídia não rouba a audiência das novelas. Pelo contrário
A história é antiga, mas não cola: sempre que uma novela não conquista o sucesso que esperava tenta-se atribuir parte da culpa à mídia que antecipa o que acontecerá a cada capítulo e assim diminui o interesse do telespectador que já conhece o que vai ver4 ou deixar de ver porque já conhece. Tem sido assim com “Salve Jorge”, onde tudo é previsível e, portanto, não é exatamente a antecipação das tramas a responsável pela rejeição do público à novela. Outras novelas também tiverem (e tem) seus capítulos antecipados, mas nem por isso perderam ou perdem audiência. Além do mais o público sabe perfeitamente que a maiorias das coisas que lê está no terreno das especulações e é preciso confirmar vendo se é mesmo verdade. Existe outro aspecto: mesmo que seja verdade o que está escrito nunca é igual ao que é mostrado. Ver é muito mais do que ler melhor para crer. Janete Clair, nossa imbatível e popular novelista, reclama quando eu antecipava na revista Amiga o no jornal Ultima Hora o que a novela supostamente mostraria. Em uma conversa com ela argumentei que minhas informações não prejudicavam a novela em nada. Exemplifiquei dizendo que se conhecer o final atrapalhasse ninguém mais assistiria qualquer montagem de “Romeu e Julieta” ou de “A Vida de Cristo”. O público sabe perfeitamente o final, mas nem por isso deixa de ver e aplaudir o espetáculo quando é bom, bem dirigido e bem montado. Também é assim que funciona com as novelas. Quando a audiência cai a culpa é da novela. Nunca da mídia. (Eli Halfoun)
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