sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Nova empresa par medir audiência não mudará o panorama geral da TV


A televisão brasileira por assinatura tem hoje 24 milhões de usuários, mas esse número oficial não totaliza a quantidade real de telespectadores que sintonizam aos chamados canais fechados porque é sabido que existe um grande número de canais (principalmente os da Net) utilizados clandestinamente (não há números oficiais, nem estimativas). O fato é que com o grande número da clandestinidade a medição de audiência também não consegue refletir números exatos. É isso o que a, nova empresa de medição de audiência quer funcionará por aqui concorrendo diretamente com o Ibope, passará a medir através de aparelhinhos instalados nas residências, inclusive nas que utilizam gato. A GfK está convencida de que as ligações clandestinas não podem ser ignoradas na medição de audiência e garante que os pontos clandestinos não serão revelados assim como os nomes de seus usuários

A entrada no mercado de uma nova empresa para medir a audiência colocará ponto final no monopólio do Ibope, mas não deve mudar nada o panorama geral de audiência que o Ibope mostra hoje. De qualquer maneira dividirá opiniões e será mais uma “arma” para quem gosta de comparações e discussões. Nas pesquisas eleitorais quando muitas empresas atuam, acontece isso e embora cada pesquisa revele números diferentes, mas sempre aproximados o panorama geral o mesmo. É o que acontecerá na televisão. (Eli Halfoun)

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