A televisão brasileira por assinatura
tem hoje 24 milhões de usuários, mas esse número oficial não totaliza a
quantidade real de telespectadores que sintonizam aos chamados canais fechados
porque é sabido que existe um grande número de canais (principalmente os da
Net) utilizados clandestinamente (não há números oficiais, nem estimativas). O
fato é que com o grande número da clandestinidade a medição de audiência também
não consegue refletir números exatos. É isso o que a, nova empresa de medição
de audiência quer funcionará por aqui concorrendo diretamente com o Ibope,
passará a medir através de aparelhinhos instalados nas residências, inclusive
nas que utilizam gato. A GfK está convencida de que as ligações clandestinas
não podem ser ignoradas na medição de audiência e garante que os pontos
clandestinos não serão revelados assim como os nomes de seus usuários
A entrada no mercado de uma nova
empresa para medir a audiência colocará ponto final no monopólio do Ibope, mas
não deve mudar nada o panorama geral de audiência que o Ibope mostra hoje. De
qualquer maneira dividirá opiniões e será mais uma “arma” para quem gosta de
comparações e discussões. Nas pesquisas eleitorais quando muitas empresas
atuam, acontece isso e embora cada pesquisa revele números diferentes, mas
sempre aproximados o panorama geral o mesmo. É o que acontecerá na televisão.
(Eli Halfoun)
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