sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014
CRÔNICA ---- Dizer não ao não
“Não vou conseguir”, “não sei fazer”, “não posso isso ou aquilo”, Não, não e não o ano inteiro. Passamos a maior parte da vida negando e negando existência. Carregamos o não como uma maneira de escapar do medo ou de criar desculpas para supostamente (e apenas supostamente) ficar bem com a mente e o físico. O não é negativo: de saída nos restringe de qualquer esperança, ou seja, nos restringe a vida porque a esperança é que move a vida. A vida só tem sentido e futuro com esperança.
É estranho que mesmo que cresça ouvindo falar na necessidade do sim não como uma autorização, mas como busca de sonhos e de realizações é o não que se faz mais presente em quase tudo e em todas as decisões. Com o não é como andar se pela vida capengando e tropeçando diante de qualquer e mínimo obstáculo.
Fundamental é acordar todos os dias dizendo não ao não para fazer do sim a única certeza. É claro que não se pode dizer ou aceitar o sim em tudo e sem restrições que fazem parte da vida e às vezes são até importantes, mas ainda nos impomos o não mesmo sabendo que o não jamais pode ser maior e mais completo do que o sim.
Viver plenamente e feliz é aprender a banir o não de nossas existências. É dizer sim para vida e usar esse sim como a mais poderosa arma contra tudo que viver nos leve a enfrentar.
Façamos um teste simples: quando houver qualquer barreira a vencer, qualquer caminho a seguir, qualquer vitória a conquistar conquistemos primeiro a sabedora e a coragem de dizer não ao não. É a única maneira de descobrir que na vida podemos quase tudo e que nenhum obstáculo é intransponível. Antes de (sem tentar o “não posso”, “não vou conseguir”, “não é para mim, digamos sim, “vou conseguir”, “sim vou tentar”, “sim vou vencer porque sou e sempre serei um vencedor”.
Depois de experimentar essa primeira luta contra o não percebemos (ou perceberemos) que tirar o negativo de nosso dia a dia, fará com que percebamos que o sol ilumina nossa vida com mais luz, mais esperança e sempre com mais e mais sim para tudo.
A sabedoria popular costuma dizer que “a esperança é a última que morre”, o que significa que a esperança precisa estar sempre presente. Que tal de agora em diante adotar como regra de vida o sim que representa esperança e mais do que isso é a certeza de que podemos vencer obstáculos sempre prontos para o futuro. Dizer sim para os desafios é seguir em frente sem medo. Sem negar e limitar a própria capacidade. E a vida. (Eli Halfoun)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário