sexta-feira, 4 de janeiro de 2013
2012 mostra que 2013 tem de ser um ano de mudanças para a Globo. O público exige
A Rede Globo pode continuar deitada tranquilamente na cama para desfrutar de sua disparada liderança de audiência, mas não demora muito esse sonho pode virar pesadelo. Está virando: segundo informa o repórter Vitor Mello no jornal “Folha de São Paulo” a Globo encerrou 2012 amargando a pior audiência geral de sua história. Não é uma queda repentina desde 2002 quando conquistou a média anual de 20,3 a emissora vem perdendo um ponto por ano e se no ano passado tinha respeitáveis 16,3 terminou 2012 com apenas 14, 7, o que mesmo assim lhe garantiu cinco pontos de vantagem sobre a vice-líder Record e mais um pouco do SBT que ficou em terceiro lugar. Parece que nem mesmo as novelas, inda carros-chefes na programação da emissora, são suficientes para aumentar a média geral: 2012 foi o ano do indiscutível sucesso de “Avenida Brasil”, que não conseguiu “segurar a peteca”.
Evidente que são muitos os motivos da queda de audiência a começar pela exigência do público que tem buscado outras formas de lazer. Tem é claro a cada vez maior força da internet e uma concorrência maior e mais dinâmica estabelecida pelas outras emissoras que tem tentado fazer, mesmo que com ressalvas, uma programação mais competitiva e parecem estar conquistando o que a Globo considerava telespectadores certos e cativos. Os números mostram que não é bem assim e que a Globo precisa reinventar-se para poder enfrentar não só a concorrência da televisão, mas também e principalmente as novas opções que cada vez mais se abrem para um público que também quer cada vez mais, A Globo não pode continuar na mesmice que repete há anos e que pelo visto cansou e enjoou. (Eli Halfoun)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário