quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Jornalista inglês perde a linha e a educação em visita ao Brasil

“Avós de biquíni, com barrigas ondulantes de sunga, fisiculturistas socando o ar, ciclistas passeando de tanga, todos exibindo o que pode ser a maior diferença entre os britânicos - a completa falta de vergonha. É o lugar perfeito para tomar caipirinhas e apreciar a diversidade de seres humanos praticamente nus” - esse absurdo texto é do tablóide inglês The Sun sobre o Brasil. Michael Palin, o autor da reportagem, que certamente deve ter exagerado nas doses de caipirinha, em sua visão distorcida também lamenta a falta de “infra-estrutura dos transportes e dos hotéis para receber a Copa do Mundo e as Olimpíadas”. O autor da reportagem também apresenta um programa na BBC e gravou no Rio o que chama de especial. Bem que poderia ter aprendido com os brasileiros uma máxima popular; “macaco olhas o teu rabo”. (Eli Halfoun)

Má qualidade rifa "Balacobaco" da programação da Record

A recém estreada novela “Balacobaco” chegou fazendo um balacobaco na Record: não emplacou (tem audiência baixa) como se esperava e por isso mesmo está decidido que só terá a metade dos capítulos previstos inicialmente, o que já é muito. Diretores da Record são unânimes em reclamar da má qualidade de produção, do texto e do elenco. Quer dizer: não tem nada que preste. (Eli Halfoun)

"Exército Universal" abre guerra contra "Salve Jorge"

Só pode ser inveja ou falta do que fazer: o site “Exército Universal” continua fazendo uma ridícula campanha (não adiante nada) contra a novela “Salve Jorge”, o novo sucesso da Globo. Os fiéis que coordenam o site reclamam que a novela da Globo “é uma conclamação a Ogum e não concordam com o que consideram uma convocação da umbanda e candomblé “mesmo respeitando os espíritas do Brasil”. Imaginem se não respeitassem. (Eli Halfoun)

Universal vende jornais e promete uma revista semanal

O plano de editar uma revista semanal e de investir mais na Rede Record está fazendo Edir Macedo, o chefão da Igreja Universal, abrir mão de outros veículos de comunicação que pertencem a igreja. De saída está acertada a venda do jornal Hoje em Dia, que é editado em Belo Horizonte. O jornal está sendo vendido para a gráfica Edeva. O Hoje em Dia não é único do grupo que será vendido: também está sendo negociada a venda do “Correio do Povo” de Porto Alegre. Até lançar a nova revista semanal a Universal continuará editando a revista Plenitude (feita no Raio) que circula com mais de um milhão de exemplares. Outra decisão de Macedo é tirar do ar os programas religiosos da madrugada que tem dado traço em audiência. Não são visto nem por quem quer dormir. (Eli Halfoun)

Zezé Di Camargo passa no teste em balada GLS

Em recente entrevista para a revista Sexy Zezé Di Camargo declarou que não é contra o homossexualismo e disse: “Não vai mudar minha amizade. Tenho amizade com todo tipo de gente, já fui numa balada GLS com show da minha filha que tem um público gay muito grande. E não me passaram a mão. Passaram nos outros. Tem uns caras bonitos, sarados. Se o sujeito tiver uma tendência ele não sai de lá, não. Eu passei no teste”. Muitos outros cantores não passaram. (Eli Halfoun)

terça-feira, 30 de outubro de 2012

José Dirceu admite que está morto para a política

A revelação foi feita pelo jornalista paulista Giba Um: ele diz que o próprio José Dirceu está admitindo que ele e Genoino “estão politicamente mortos” e que o PT perde dois quadros importantes de sua elite dirigente. Dirceu tem comentado também que o ex-presidente Lula começará a trabalhar imediatamente o nome de Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo, para o governo de São Paulo. É mais um “poste” que precisa ser iluminado. (Eli Halfoun)

Penas de Dirceu no mensalão podem chegar a 75 anos

O Brasil está exportando também modelos literalmente de peso como, entre outras, as roliças Raquel Machado, Thay Arêas, Josiane Lira e Yasmin Zouphi, todas pesando entre 80 e 110 quilos. Elas representaram o país na recente Expo Mujer, feira de negócios que reuniu em Buenos Aires, grifes da América Latina e da Europa especializadas em modelos plus size. A moda para gordinhas está em alta no mundo, o que faz com que as modelos de peso tenham em Preta Gil a maior referência, especialmente porque a cantora assume tranquilamente a sua avantajada gostosura. Como para elas é difícil emagrecer só resta ser feliz carregando com orgulho o e4xcesso de peso. (Eli Halfoun)

Gordinhas brasileiras invadem as passarelas do mundo

O Brasil está exportando também modelos literalmente de peso como, entre outras, as roliças Raquel Machado, Thay Arêas, Josiane Lira e Yasmin Zouphi, todas pesando entre 80 e 110 quilos. Elas representaram o país na recente Expo Mujer, feira de negócios que reuniu em Buenos Aires, grifes da América Latina e da Europa especializadas em modelos plus size. A moda para gordinhas está em alta no mundo, o que faz com que as modelos de peso tenham em Preta Gil a maior referência, especialmente porque a cantora assume tranquilamente a sua avantajada gostosura. Como para elas é difícil emagrecer só resta ser feliz carregando com orgulho o e4xcesso de peso. (Eli Halfoun)

Luiza Brunet: beleza e vida em forma de livros

Aos 51 anos e sempre mais bonita Luiza Brunet decidiu depois de muita resistência contar sua vida em detalhes. Para isso ela tem prestado depoimentos quase diários parta a jornalista Laura Mali, que será a responsável pelo texto. “Luiza”, provável título do livro, não será o único da modelo: ela tem acordo assinado com a Avon para lançar um livro com dicas de beleza e também um perfume com seu nome. Bonita, experiente, bem sucedida e cheirosa Luiz Brunet é sem dúvida a mulher de todos os sonhos masculinos. E vários femininos. (Eli Halfoun)

Marcelo Serrado perde oito quilos para ser um grande pianista no cinema

São oito os quilos que o ator Marcelo Serrado terá de perder até fevereiro quando serão iniciadas as filmagens de “João”, o longa-metragem que contará a vida e a carreira do pianista e maestro João Carlos WMAESTRO Martins, que tem sido um exemplo de superação. Marcelo Serrado, que também é pianista, ou melhor, toca piano, interpretará João Carlos Martins dos 20 aos 58 anos. João Carlos tem sido o exemplo maior de que na vida não adiante ficar reclamando dos obstáculos, mesmo os físicos importante porque o importante mesmo é seguir em frente para vencer. (Eli Halfoun)

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Documentário sobre PC Farias gastará mais de R$ 1 milhão

Mesmo depois de morto PC Farias continua movimentando muito dinheiro: A Terra Filmes, que produzirá o documentário sobre ele orçou em R$ 1,6 milhões a produção do filme. O documentário envolverá a vida pública e pessoal do tesoureiro da campanha presidencial de Fernando Collor. Existe a promessa de incluir no filme trechos inéditos da vida de PC, incluindo algumas de suas manias entre as quais estão fumar charutos habaneros, ouvir ópera e colecionar CDs dos mais elogiados espetáculos do gênero em todo o mundo. PC dizia aos amigos que achava Plácido Domingo muito superior a Pavarotti. Na certa fica contando dinheiro enquanto ouvia suas óperas favoritas. Pelo que se sabe contar dinheiro era sua mania maior. (Eli Halfoun)

Cuidado: compras pela internet ainda não são confiáveis

Comprar pela internet é um conforto que pode custar caro: especialistas alertam para que se tome o máximo de cuidado: existem muitos produtos falsos anunciados como verdadeiros e o consumidor ainda corre o risco de não receber o produto no prazo prometido, inclusive por sites supostamente confiáveis. Alguns produtos, especialmente perfumes, muitas vezes demoram mais de quinze dias para ser entregues, embora prometam fazer a entrega em dois ou três dias. Em suma: comprar pela a internet pode transformar-se em um fedorento problema. (Eli Halfoun)

Aplicação de plasma pode livrar Joaquim Barbosa das dores na coluna

O tratamento a que se submeterá em novembro no Centro de Medicina Integrada Boewing-Molsberger, em Dusseldorf, Alemanha, é a esperança maior do ministro Joaquim Barbosa para livrar-se das insuportáveis dores na coluna. O tratamento conhecido como PRP (plasma rico em plaquetas) é feito com aplicações de plasma e geralmente é usado em atletas. Na página na internet a clínica alemã promete regenerar tecidos musculares, tendões e juntas. O tratamento é a última tentativa de Joaquim Barbosa pras ficar livre de fazer uma cirurgia. Enquanto não viaja o ministro Joaquim Barbosa continua dispensando nos finais de semana a presença de um segurança, ao qual, como todos os outros ministros, têm direito. Seguranças são vistos regularmente e em grande quantidade no bairro do Brooklin, São Paulo, onde mora o ministro Ricardo Lewandowski, que tem por hábito não sair de casa durante a noite. Em São Paulo as saídas noturnas já são vistas como tentativas de suicídio. Melhor mesmo é ficar em casa. Se possível cercado por seguranças (Eli Halfoun)

De terno mas também com tênis ecológico e bermuda

Embora seja mais conhecido e procurado para a confecção de ternos, inclusive os usados pelo ex-presidente Lula enquanto esteve no poder, o estilista (ou seja, alfaiate) Ricardo Almeida incluiu na marca RA roupas masculinas esportivas. Em recente desfile no shopping Fashion Mall, no Rio, lançou uma linha de tênis fabricados sem aditivos tóxicos e uma coleção de bermudas em jeans e linho. Ricardo Almeida continua fazendo ternos e ainda tem Lula como cliente, embora ele apareça cada vez menos em traje social. (Eli Halfoun)

Bumbum promove lançamento do livro de Pippa Middleton

Quem anda curioso para conhecer as dicas de Pippa Middleton (29 anos) para organizar festas terá o primeiro livro da irmã de Kate e cunhada de William para consultar breve. Ainda sem data confirmada está chegando às livrarias o primeiro livro da inglesa que ganhou a mídia mundial graças ao bumbum roliço que chamou atenção no casamento da irmã. Em sua primeira experiência digamos literária (ela já planeja o segundo livro) a cunhada real reúne dicas que observou nas muitas festas das quais tem participado ultimamente, ou seja, desde que Kate a irmã, caiu nas graças de William e dos súditos ingleses que já a festejam como futura rainha. Sobre a fama repentina, que também é terma do livro, Pippa diz que “é um pouco espantoso conquistar reconhecimento global antes dos 30 anos por conta de irmã conhecida e do bumbum”. Bumbum que, aliás, não tem nada que supere ou faça inveja aos fantásticos exemplares brasileiros. (Eli Halfoun)

domingo, 28 de outubro de 2012

Inglês dos brasileiros não é bom para receber turistas

Se depender da fluência do inglês vamos “pagar mico” na hora de receber os muitos turistas que sem dúvida visitarão o Brasil na Copa (2014) e nas Olimpíadas (2016). Estudo feito pela EF English Proficiency diz que os brasileiros apresentam um dos piores desempenhos do mundo ao se comunicar em inglês. O Brasil está em 48º lugar segundo uma pesquisa realizada no ano passado em 54 países. Afinal, qual é mesmo o idioma que falamos por aqui? Quem quiser se comunicar melhor tem mais é que falar a nossa língua. (Eli Halfoun)

Miséria e fome ainda são dois graves problemas no mundo

Não é apenas o Brasil que enfrenta o grave problema da desnutrição. Dados da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) revelam que existem atualmente no mundo 868 milhões de pessoas consideradas “cronicamente desnutridas” (na miséria para usar o termo mais adequado). O maior número de desnutridos está em países em desenvolvimento. O total levantado agora pela ONU significa um em cada oito habitantes mundiais. Os números são preocupantes: 852 milhões de famintos estão nos países em desenvolvimento (quer dizer que passarão fome por ainda muito tempo). Os números revelam que 49 milhões de pessoas passando fome vivem (vivem?) na América Latina O problema é maior para os 563 milhões de chineses. O retrospecto mostra que na década passada as Nações desenvolvidas tinham 13 milhões de desnutridos que hoje já somam 16 milhões. No Brasil a desnutrição atinge 6,9% da população, o que significa que ainda temos 13 milhões de famintos. Melhorou: há vinte anos o Brasil tinha 22 milhões de famintos (15% dos brasileiros). Ta na hora do Fome Zero mostrar mais a sua cara. (Eli Halfoun)

Mão dada de Maluf com PT está com validade vencida

Os simpatizantes do PT que em nenhum momento engoliram o fotográfico aperto de mão entre o ex-presidente Lula e Paulo Maluf já podem respirar mais tranquilos. Maluf mandou avisar ao governador de São Paulo Geraldo Alckmin que o açodo feito com Lula termina hoje, imediatamente após a eleição paulista para a Prefeitura no 2º Turno. No mesmo recado Maluf mandou avisar que está pronto para apoiar Alckmin na tentativa de reeleição em 2014. O PT entrará nessa briga, provavelmente com Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo, como candidato preferido de Lula. . Como os políticos parecem polvos e têm vários tentáculos não será surpresa se Maluf ainda vier a apertar muitas mãos até a eleição em 2014. (Eli Halfoun)

Sophia Loren vem aí para caminhar pelas vielas das favelas

Aos 77 anos e ainda deslumbrando o mundo com sua beleza madura quem vem ao Brasil no dia 27 de novembro é a atriz Sophia Loren. A visita é para lançar o Calendário Pirelli 2013 do qual o Brasil será tema. Não só nas locações, mas também com as belezas femininas. O fotógrafo Steve McCury fotografará entre outras Sonia Braga, Isabeli Fontana, Adriana Lima e Marisa Monte. Está decidido que o cenário para as fotos serão as vielas das mais famosas favelas do Rio. Agora pode: antes era certeza de que o fotógrafo voltaria sem a máquina e as modelos sem a roupa. (Eli Halfoun)

"Hora da saudade" reúne os setentões em torno de José Dirceu

“Hora da saudade” é como estão sendo chamados os encontro de José Dirceu com os velhos companheiros, hoje quase todos setentões. Recentemente o encontro aconteceu na casa de Emídio de Souza, prefeito de Osasco. Dirceu também participou de um almoço com José Genoíno, colega desde 1968. Nos encontros mais uma palavra de ordem: promover manifestações em defesa de companheiros condenados. Dessa vez parece que não adiantará muito já que o Supremo vive a fase do crime e castigo. (Eli Halfoun)

sábado, 27 de outubro de 2012

Conheça um pouco mais da história de São Jorge. Aqui

Mesmo que os que não são fervorosos devotos de São Jorge passaram a ter maior interesse em conhecer a história do Santo Guerreiro depois da estréia da novela “Salve Jorge”. Anote aí para não ficar por fora: São Jorge é venerado e invocado como o Grande Mártir pela igreja católica desde o século IV. São muitas as lendas quer o cercam, mas a mais acreditada é a que conta que no ano 300 ele era um soldado do Império Diocleciano. Quanto se converteu foi perseguido até se decapitado na Palestina no ano 308. O guerreiro exerceu altas posições no exército romano e converteu a mulher de Diocleciano. No ano 1340 o rei Edward III instituiu a Ordem dos Cavaleiros de São Jorge. Foi declarado padroeiro da Inglaterra pelo Papa Bento 14. A ligação com a Capadócia é por ter lutado lá. (Eli Halfoun)

Joaquim Barbosa dispena mordomia na festa da posse na presidência do STF

Mesmo sabendo que é tradição a Associação de Magistrados e Advogados oferecer (ou seja, bancar) a festa na posse de presidentes do Supremo Tribunal Federal o recém eleito Joaquim Barbosa está decidido a quebrar a tradição: não aceita que a festa lhe seja oferecida. Prefere uma comemoração menor com apenas amigos e na qual ele bancaria tudo. É assim que Joca, como é chamado carinhosamente pelos amigos prefere conduzir sua vida e carreira. Se todos no governo abrissem mão das muitas mordomias certamente sobraria mais dinheiro para atende urgentes necessidades do povo. (Eli Halfoun)

Estádio do Corinthians pode virar arena de shows em São Paulo

Embora 75% de suas empresas funcionem no exterior o empresário Eike Batista investe e faz planos no Brasil: sua próxima meta é usar sua empresa de entretenimento (a IMX) para transformar o Parque São Jorge, estádio do Corinthians, em São Paulo, em uma arena de shows para 25 mil pessoas. Mesmo tendo perdido recentemente R$ 13 bilhões no valor de suas ações Eike vislumbra aí um grande negócio que só depende da autorização do clube, mas só quando seu novo estádio, o Itaquerão, como já ficou conhecido popularmente, estiver pronto. (Eli Halfoun)

Beleza nua de Monica Belucci também está em livro

Quem não conseguiu ver pessoalmente a beleza da atriz italiana Mônica Belucci (esteve no Ro acompanhada pelo marido Vincent Cassel, as duas filhas do casal e uma babá) pode vê-la em fotos mais ousadas no livro “Monica tutta nuda”, que está sendo relançado pela Rizolle Com prefácio de Giuseppe Tornatore, o livro reúne fotos sensualíssimas. Aos 48 anos Mônica é considerada a nova Sofia Loren: tem 1,79 m de altura, 92 cm de busto, 57 cm de cintura e 98 cm de quadril. Antes de ser atriz Monica era estudante (nos anos 80) de Direito na Universidade de Perugia, Itália. Depois do nascimento de sua segunda filha Monica mostrou-se em plena forma física e em cenas de nudez no filme “Verão Escaldante”. Com ela no pedaço foi escaldante mesmo. (Eli Halfoun)

Um "Kabaret" para Lady Kate no novo Zorra Total

A maternidade não afastará Katiuscia Canoro, a Lady Kate, do elenco de "Zorra Total”. É certo que em abril ela voltará a participar do programa e com presença especial: será a dona do “Kate’s Kabaret”, uma espécie de Bataclan moderno e “qualquer semelhança com tantas histórias reais que se vê por aí será mera coincidência” - como garante o diretor Maurício Sherman. Coincidência ou inspiração? (Eli Halfoun)

Faxina ajuda Ivete Sangalo a manter a forma física

“Amo uma faxina. Adoro água, sabão e rodo. Eu não posso ver um rodo no supermercado. Esfregão, então, é um tesão. Passo horas no hotel perguntando sobre produtinhos de limpeza. Eu boto Carlinhos Brown e vou para a faxina”. – a declaração é de Ivete Sangalo em recente entrevista ao “Programa do Jô” (Globo). Esse é sem dúvida um dos segredos de Ivete para manter a invejável forma física. Principalmente nas pernas. (Eli Halfoun)

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Angela Merkel pode reforçar torcida da Unidos da Tijuca

Olha aí gente: pode ter primeira-ministra no samba. A Unidos da Tijuca está tentando trazer para o desfile das escolas de samba a primeira-ministra da Alemanha, Ângela Merkel. A escola da Tijuca desfilará com enredo sobre a Alemanha e como a primeira-ministra é fã de futebol acredita-se que gostará também das escolas de samba. Quem está fazendo a ponte entre a Unidos da Tijuca e a ministra alemã é Jurgen Roters, prefeito de Colonia. Ele esteve no barracão da escola e saiu impressionado com as fantasias e alegorias cridas pelo carnavalesco Paulo Barros. Quer dizer levou boa munição para tentar convencer Merkel, que certamente ficará especialmente entusiasmada com o carro alegórico que reproduzirá a famosa catedral de Colonia. Se Angela Merkel realmente vier será mais uma força extra para a Unidos da Tijuca: ela, que torce pelo Bayern de Munique, é considerada pé quente. Ainda bem: pés frios já têm demais por aqui. (Eli Halfoun)

Homens brasileiros fogem de ter três mulheres ao mesmo tempo

Os conquistadores brasileiros só contam vantagem da boca para fora, ou seja, nenhum teria coragem de manter casamento com três mulheres ao mesmo tempo, como fazia o incansável Cadinho da novela “Avenida Brasil”. Pesquisa feita em bares e restaurantes no dia da exibição do último capítulo da novela revelou que 85% dos homens pulariam fora de uma relação tripla oficial (escondidos até topam). Os homens ouvidos pela pesquisa tiveram a mesma desculpa e resposta: não suportariam três mulheres, ainda mais se tivessem de sustentá-las. Atualmente nem é preciso: como as mulheres é que estão mais bem colocadas no mercado de trabalho é mais fácil elas sustentarem os homens. Ms três de uma vez elas também não querem, mesmo que possam fingir em horas apropriadas. (Eli Halfoun)

Taxis pretos de Londres são os melhores do mundo

“Vou de táxi” - só os ingleses podem cantar o refrão da música de Angélica com orgulho: pelo quinto ano consecutivo os táxis pretos que circulam em Londres foram considerados os melhores do mundo (e também os mais caros). A eleição é do guia anual de turismo do site Hotels.com. Na votação os táxis londrinos tiveram 11% dos votos. O segundo lugar ficou com Nova York (6,4%) e em seguida vieram Tóquio (5,6%), Xangai (4.8%) e Bancoc (4.3%). A eleição foi dividida por categorias e os táxis de Londres venceram nos quesitos simpatia, limpeza, segurança, qualidade e conhecimento dos trajetos. A pesquisa revelou também que os táxis brasileiros não foram citados, mas lembrou que 50% dos visitantes que estiveram no Brasil já dormiram dentro de um de nossos táxis e outros 30% cantaram durante o trajeto. Deve ter sido parta não ver o que estava realmente acontecendo nosso caótico trânsito. (Eli Halfoun)

Novela aumenta vendas de bolsas da Carminha

Sae alguém está mais do que agradecido com a novela “Avenida Brasil” é o designer americano Michael Kors que conseguiu enfim popularizar entre as brasileiras as bolsas que levam sua marca e que foi usada pela personagem Carminha. Michael Kors está a 30 anos no mercado (seus relógios são sucesso mundial), mas só agora, graças a novela, está abrindo sua primeira loja no Brasil, mais precisamente no Village Mall, o novo shopping que será inaugurado mês que vem no Rio. Além de bolsas e relógios o designer venderá seus perfumes, óculos e sapatos. Se tudo for como ele espera abrirá uma nova loja, ano que vem em São Paulo. Primeiro precisa combinar com os camelôs. (Eli Halfoun)

Sharon Stone virou figurinha fácil nas praias de Santa Catarina

Não há quem, com exceção de alguns brasileiros pessimistas, não se apaixone pelo Brasil. É agora o caso da atriz Sharon Stone (54 anos) que tem batido ponto constantemente em Camboriu, Santa Catarina. Não é só a praia que atrai a atriz: ela vem para ver o namorado (o modelo argentino-brasileiro - nasceu na Argentina, mas vive no Brasil desde menino - Martin Mica, de 28 anos) e também aproveita para faturar algum: recentemente gravou (cachê de R$ 2 milhões) comercial de um lançamento imobiliário e ficou hospedada na casa dos pais do namorado, ou seja, os sogros. Em algumas visitas Sharon faz questão de trazer o filho Kim e passeia com ele e o namorado na praia ou fazendo compras. Quase nunca é reconhecida, o que sem dúvida lhe facilita a vida. (Eli Halfoun)

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

"Salve Jorge" chegou para fazer acontecer

Bastaram dois ou três capítulos da novela “Salve Jorge” para que o fenômeno “Avenida Brasil” perdesse espaço na mídia e nas conversas dos telespectadores. Nenhuma novidade: sempre funcionou assim e qualquer novela só tem valor enquanto está no ar mobilizando o público. Glória Perez, a autora de “Salve Jorge” é craque como novelista e bastaram dois capítulos para mostrar que fará da nova novela mais um grande sucesso: as variadas tramas prometidas até agora tem tudo para atrair a curiosidade do público, o mesmo público que quando termina uma novela jura que “nunca mais assistirá novela". “Salve Jorge” também mostrou de saída que tem uma bela e correta produção (como, aliás, todas as novelas da Globo), uma direção bem cuidada e um elenco de primeira que sem dúvida nos garantirá bons momentos artísticos. A recém concluída “Avenida Brasil” pode até entrar para a história, mas enquanto “Salve Jorge” estiver no ar, não terá vez nem nas comparações. O público de televisão esquece rapidamente o que aconteceu ontem porque prefere fixar sua atenção no que acontece hoje e acontecerá amanhã. “Salve Jorge” chegou mostrando que fará acontecer. (Eli Halfoun)

Brasil não tem como enfrentar o tráfico de pessoas

Agora que a novela ”Salve Jorge” mostra como acontece o tráfico de pessoas no Brasil onde as meninas são atraídas com sedutoras e mentirosas ofertas de emprego no exterior e assim que desembarcam ficam sem passaportes e são obrigadas a se prostituir repassando 60% do que ganham para os agenciadores. A ONU está de olho no tráfico internacional e estima que esse tipo de “comércio” movimente por ano mais de US$ 32 milhões. Dessa quantia pelo menos 10% passa pelo Brasil. Por aqui se sabe que as ações das quadrilhas atingem 520 municípios na rota que incluiu Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Rio, Roraima e São Paulo. A Polícia Federal tem dados segundo os quais cerca de 70 mil brasileiros já foram levados para o exterior. Os números revelam também que São Paulo é o maior receptor brasileiro nesse tipo de exploração, especialmente com homossexuais e transexuais. Segundo dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime os dois tipos de criminosos atuam juntos. As investigações (raras, por sinal) não resolvem nada. Exemplo: em Roraima nos últimos dez anos apenas 27 investigações foram concluídas. A falta de recursos é um dos obstáculos para as investigações: de 2007 a 2010 a Secretaria Nacional de Justiça só liberou R$ 3,2 milhões para a criação ou instalação de 13 núcleos de enfrentamento ao tráfico em nove estados. Enquanto isso os criminosos deitam e rolam como, aliás, é muito comum no Brasil. (Eli Halfoun)

""Gabriela": pouca audiência mas com grandes momentos artísticos

Foi sem dúvida o horário (muito tarde para a maioria da população que trabalha cedo) o impedimento maior para que a que impediu que a nova versão de “Gabriela” obtivesse mais audiência e maior repercussão. Com um bom texto de Walcyr Carrasco e um elenco de primeira “Gabriela” pode não deixar sua marca com audiência, mas sem dúvida deixará a marca da competência de um elenco que valorizou cada minuto da novela. Só a cena que Laura Car5doso (que grande atriz!) nos deu em recente capítulo com Juliana Paes justifica ficar acordado para assistir “Gabriela”, isso sem contar os trabalhos de Antonio Fagundes (perfeito como o coronel Ramiro Bastos) e o de José Wilker criando um coronel Jesuíno irretocável. A Gabriela de Juliana Paes também se impôs pela beleza, talento e sensibilidade da atriz que venceu todas as críticas e descrenças para mostrar que é, além de belíssima, uma atriz de qualidade. (Eli Halfoun)

Adriane Galisteu apresenta programa com crimes passionais

Adriane Galisteu poderá ser vista em dobro na televisão: além de estar preparando o reality show “Quem quer casar com meu filho” para a Bandeirantes acertou também participação no canal Discovery para apresentar uma série de documentários sobre relações passionais que terminaram em crime. Adriane gravará durante dez dias em São Paulo. Assim fica mais perto dos dois trabalhos e da família. (Eli Halfoun)

Supremo capricha na imagem para julgar o mensalão

A roupa também é item importante para os ministros do Supremo no julgamento de mensalão. Os elegantes ministros fazem questão de usar camisas bem cortadas e ternos sob medida. Cada ministro tem seu camiseiro e alfaiate preferido e quase todos optam por camisas de punho duplo que lhes permitam usar abotoaduras. As roupas entram como despesas pessoais permitidas pela Alta Corte. O Supremo, aliás, acaba de comprar três camisas sociais brancas confeccionadas com tecido egípcio e que não são para os ministros. Cada camisa custa R$ 380. O STF está adquirindo também três togas (popularmente conhecidas como capas) para uso diário e três togas de gala com cinturão e pingentes. Cada toda simples custa R$ 550 e a especial sai por R$ 1.100 cada. Afinal a boa imagem física é fundamental para um julgamento que sem dúvida não só entrará para a história, mas, também mudará a história política brasileira. Até que enfim. (Eli Halfoun)

Dois nomes apontados como favoritos para substituir o ministro Ayres Britto no Supremo

A aposentadoria por idade do ministro Ayres Brito também está provocando especulações no Supremo em torno de seu substituto. Até agora dois nomes estão entre os que poderão ser indicados. Um é o advogado geral da União Luis Inácio Adams (47 anos) que a presidente Dilma tem feito questão de consultar para tudo, desde o Código Florestal até sobre licitações para Copa e as Olimpíadas. Quem também aparece com muita força é Beto Ferreira Martins Vasconcellos (35 anos) que é filho de Gilberto Vasconcellos, que foi preso com Dilma na triste época da ditadura militar. Nos corredores do STF não há quem aposte em um nome entre os dois mais comentados no momento. A presidente costuma ser imprevisível e inflexível em suas decisões. (Eli Halfoun)

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CRÔNICA ----- Perdão é amor

Mágoa, raiva, decepção, desprezo e outros tantos sentimentos que não gostamos e nem temos coragem de assumir fazem parte das incompreensíveis e características humanas. Muitas vezes são sentimentos e emoções que até se confundem com amor e deixam o amor mais presente mesmo que às vezes lutemos para não enxergar isso no dia adia. Quando se fala em amor fala-se também e inevitavelmente em compreensão e perdão. Perdoar, aliás, tem sido uma das grandes dificuldades do homem que ainda não percebeu com absoluta nitidez que só os que são capazes de entender e de perdoar conseguem a plena capacidade de amar. Saber perdoar é um dos gestos mais intensos, bonitos e necessários d existência. Tome você mesmo como exemplo e repare que sempre que é necessário perdoar você está carregando um peso emocional que com o tempo pode ficar insustentável. Certamente de uma forma ou de outra já perdoamos mesmo que não queiramos admitir isso, mais de uma vez. Quando o perdão acontece com sinceridade é um alívio para o coração e para o corpo de uma maneira geral. Só o perdão nos deixa leves, livres e soltos para exercer o amor em sua plenitude. Muitas vezes ouvimos dizer (também dizemos) que “para fulano não tem perdão”. Sempre tem: o tempo e, portanto, a vida nos ensina que o perdão não existe só “pra gente pedir”, como diz a música famosa. Perdoar é acima de tudo um ato de entrega emocional que nos ensina a entender a vida, a receber o perdão e principalmente a perdoar. Sem perdão - qualquer tipo de perdão e por qualquer motivo - não praticamos o gesto que mais nos engrandece. Às vezes fugirmos do perdoar por um único motivo: o medo. Assim como temos medo do amor, que machuca (não machuca não: o que machuca é a falta de amor), também tememos o perdão por acreditarmos que o “perdoado” poderá repetir os mesmo erros e nos deixar novamente envolvidos pela magoa, a raiva, o desprezo e a decepção. Pode realmente acontecer (viver é um risco constante), mas mesmo que aconteça você terá aprendido como é bom e importante perdoar. Se necessário perdoar mais de uma vez. No cotidiano que podemos perceber vários momentos de perdão. Perdão não é trama de ficção em filmes, de peças teatrais e novelas. Perdão é um necessário sentimento real que deve ser exercido sem medo. Só perdoando e sabendo perdoar é que podemos seguir vivendo melhor. Quem já perdoou sabe exatamente como depois do perdão a vida sempre fica agradável e leve. Se você ainda não aprendeu a perdoar (comece perdoando seus próprios erros) ainda não aprendeu a ver e a participar da vida com mais amor. Perdoando sempre. (Eli Halfoun)

Livro revela os horrores sexuais da ditadura de Kadafi

Quem estiver muito curioso só precisa esperar mais um pouco: nos próximos dias estará na livrarias brasileiras o revelador livro “O Harém de Kadafi” escrito pela jornalista Annick Cojean, que é repórter especial do jornal francês Lê Monde, o que a levou a fazer uma detalhada investigação sobre sexo e estupro que o ditador líbio usava como arma de guerra. Kadafi exercia o poder com meninas, jovens virgens e até rapazes de sua guarda pessoal. O livro revela que famílias inteiras eram estupradas e forçadas a fumar haxixe ou a cheirar cocaína para formar o absurdo e grande harém presidencial. A autora conseguiu vários depoimentos de vítimas, mas muitas mulheres recusaram - se a falar porque as vítimas do ditador são tratadas como prostitutas e até ameaçadas por extremistas religiosos. Deviam isso sim ser encaradas como vítimas e até como heroínas por terem sobrevivido a tamanha crueldade. (Eli Halfoun)

Banco do Brasil incentiva pequenos empreendedores para a Copa 2014

As 12cidsades que sediarão a Copa do Mundo de 2014 terão a forte presença do Banco do Brasil que está decidido a alavancar com financiamentos as atividades produtivas de microempreendedores. Como mnicroempreendedores entenda-se taxistas, donos de baraaquinhas de praia, e ambulantes de feira, entre outros. O BB já está até acertando convênios com cooperativas de crédito e incentivando cursos de inglês. Segundo estimativa cerca de 110 mil profissionais poderão ser beneficiados. Só assim os microempreendedores podem um dia virar máx. (Eli Halfoun)

Monica Belucci vende Cartier para os brasileiros

A bela italiana Mônica Belucci fará ao vivo a alegria dos riquinhos brasileiros: está chegando nos próximos dias para ser a anfitriã da primeira loja Cartier montada no Rio. Mônica é a estrela dos novos comerciais da marca, mas só dos produtos originais. (Eli Halfoun)

Indulto e anistia estão fora de cogitação para condenados do mensalão

Agora que enfim saberemos o destino dos condenados no julgamento do mensalão um novo comentário tem sido feito discretamente em Brasília. É o que aventa a possibilidade dos condenados serem beneficiados por indulto da Presidência da República ou anistia do Congresso Nacional. A possibilidade é viável, mas até os otimistas advogados dos condenados não acreditam que venha a ser adotada em nenhuma das duas hipóteses porque se utilizada poder ia promover uma comoção nacional. Parece que não haverá a menor possibilidade de não ir para a cadeia, que é mesmo lugar dos que cometem crimes. (Eli Halfoun)

terça-feira, 23 de outubro de 2012

CRÔNICA ---------- Amor e desamor

Encontrar e acima de tudo compreender o amor tem sido a busca maior do homem que exatamente por não entender o amor nas várias formas de amor que a vida nos oferece é que continuamos buscando o amor, o entendimento do maior sentimento que move o homem em todos os momentos e em qualquer situação. Mesmo com todas as definições que poetas, seresteiros, namorados encontram para o amor - até quando não encontram o que acreditam ser amor nos impôs uma nova visão: passamos a perceber mais (e também sem entender) o desamor que também está em todos os momentos, gestos, atitudes e comportamentos da vida. A visão do desamor se fez e faz mais intensa diante de tudo que o cotidiano nos mostra e nos mostra cada vez mais rapidamente com uma velocidade que muitas vezes nem a mídia consegue acompanhar. Você sintoniza a televisão para saber do noticiário e é bombardeado por um sem número de fatos violentos, de agressões verbais e físicas, de guerras que se importam cada vez menos em tirar a vida de homens, mulheres e crianças. A violência, que enxergamos como desamor coletivo está cruel e exagerada, mas não é novidade. Historicamente o mundo se fez e cresceu cercado de violência e até graças a ela. Guerras sempre existiram, sempre foram cruéis, mas a luta era por poder: matava-se em nome da pátria e das conquistas. Hoje parece que as guerras (sempre absolutamente inúteis, já que continuamos guerreando sempre) parecem ser só desculpa para cometer mais violência e para matar sem culpa. Como o mundo já não se comporta com amor ficamos desiludidos e passamos a enxergar desamor em tudo. É a nossa não compreensão do amor – de todo o tipo de amor – que nos leva a ver somente o desamor. O desamor está cada vez mais presente e nos deixa menos otimistas em relação ao amor maior, o amor de todos por e para todos. O desamor só dará lugar para o amor quando o homem recuperar o otimismo pela e com a vida e perceber que só o amor, o mínimo que seja, é que pode diminuir o desamor. Precisamos voltar a perceber que o amor intenso e verdadeiro pode estar em um gesto mínimo, em uma única palavra e um comportamento que não seja a exceção e sim a regra geral do cotidiano. Fazer caridade não é necessariamente um ato de amor assim como nem toda a violência é total e absoluto desamor. Portanto, é preciso aprender a usar a caridade com afeto e não como uma forma de ficar tranqüilo com a consciência. Também é preciso perceber que em alguns casos a violência é apenas uma reação de quem não teve e não tem a capacidade de encontrar, perceber e viver com amor. Ficar apenas reclamado que o mundo está sendo movido pelo desamor não é e não ou será a solução. É preciso estar consciente na cabeça e no coração que só o amor pode vencer o desamor. E se cada um de nós não aprender a espalhar por todos os cantos as sementes do amor. Só assim o desamor não florescerá. Resultado: o amor continuará sendo a roda que move o mundo. É isso que queremos. E buscamos. Com amor. (Eli Halfoun)

Fofocas cabem em qualquer espaço da mídia que se considera maior

Revistas ditas de celebridades e de televisão (e quais não são, já que esse é assunto obrigatório em toda a mídia?) sempre foram acusadas (e até menosprezadas) de serem fofoqueiras, embora nunca inventem absolutamente nada. As consideradas revistas menores (e nem são menores, mas sim segmentadas) geralmente pagam o pato por todas as fofocas que sempre invadiram também o considerado espaço sério dos chamados grandes jornais. Em sua edição de ontem, por exemplo, a Folha de São Paulo dedica enorme espaço para noticiar que a novela “Avenida Brasil” também foi um furacão de separações. Cita os casos de Murilo Benicio e Andréa Souza, Débora Falabella e Danilo Alvin (Débora e Murilo estariam, lembra a Folha, vivendo um romance ainda não assumido publicamente). Cita também o rompimento de Isis Valverde e Tom Rezende e os de Deborah Nascimento e Artur Rangel, e de José Loreto e Fernanda Pires, além do fim do namoro de Fabiúla Nascimento e George Sauma. Loreto e Deborah agiram com inteligência e foram juntos e assumidos ao Domingão do Faustão, o que sem dúvida acaba de vez com as especulações e com a perseguição dos paparazzi. Os dois jovens e promissores atores deram uma lição: é preciso assumir a verdade para acabar com as mentiras. Já a Folha de São Paulo mostrou uma vez mais que fofoca faz parte da vida e não é coisa da chamada imprensa especializada, que também sofre (sempre sofreu) um preconceito desnecessário e absurdo. (Eli Halfoun)

Rafinha Bastos não aceitsa ser repórter de "A Liga" na Bandeirantes

Os recentes encontros entre Rafinha Bastos e a direção da Bandeirantes não renderam o que a emissora pretendia: o comediante o aceitou convite para voltar a ser repórter do programa “A Liga” no qual realizou um bom trabalho. Embora Rafinha não comente o motivo de sua recusa há quem, garanta que ele não aceitou porque voltar para a Bandeirantes só como repórter de “A Liga” seria “andar para trás”. Assim ele prefere continuar na Rede TV. Mesmo que o SNL não tenha saído do lugar (Eli Halfoun)

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

CRÔNICA ----- Estação do amor

São quatro as estações que dividem o ano, mas nenhuma delas é mais importante do que o que poderíamos chamar de estação Natal. É a partir da segunda quinzena de dezembro que o ano nos deixa respirar melhor permitindo que o amor floresça de todas as formas, em todas as entregas e em todas as pessoas. Natal ainda é a festa mais importante dos homens, que se encontram e reencontram no sentimento e busca do amor maior, da solidariedade, do afeto total e principalmente do amor. É no (e com o) Natal que respiramos mais amor e assim praticamente nos incentiva a distribuir amor embrulhado para presente, mesmo que seja apenas através de um simples “feliz Natal" O “feliz Natal” ainda pode ser para muitos apenas uma forma educada e até repetitiva de se comportar nessa época do ano. Mas dentro de cada um de nós esse desejo de felicidade coletiva é real porque só o Natal nos mostra que é perfeitamente possível viver os mais intensos e puros sentimentos durante todo o ano fazendo com que o Natal seja uma festa de amor durante 365 dias. É no Natal que aprendemos a importante (fundamental até) lição do dividir e de perdoar. Não há uma única pessoa que não esteja sinceramente disposta a perdoar o próximo e a renascer para a vida sem por medo massacrar os mais puros sentimentos e a mais inteira esperança. É evidente que gostaríamos de não conviver com as injustiças sociais (que, aliás, nós criamos) e que desejamos que todos sem exceção tenham mesas fartas. A verdade é que no Natal nem todas as mesas podem estar fartas de alimentos, mas sem dúvida todo os corações estão fartos (até transbordando) de sentimentos que realmente podem (e só eles podem) construir dias melhores para todos. Esse costuma ser visto quase sempre como mais um discurso demagógico. Não importa tanto assim: o que importa mesmo é quer pelo menos nesse período do ano todos tenhamos na ponta da língua e explodindo no coração o sentimento mais completo de amor. É a ausência de amor que nos crucifica o ano inteiro e no Natal nos libertamos da cruz para seguir em frente com amor. Para muitos o Natal foi transformado em apenas uma festa comercial, um jogo de trocar presentes. Tudo bem que até é assim, mas mesmo entrando no jogo comercial no Natal não nos permitimos ser contaminados pela febre de destruição, de incompreensão e de falta de amor que parece ser hoje o mais utilizado combustível do mundo. Cada um pode pensar e fazer o que bem entender, mas o sentimento de amor coletivo que se apodera de cada um de nós é mais intenso do que podemos imaginar e não permite que fiquemos alheios. Natal. É acima de tudo amor e renascimento. Enquanto assim for o Natal continuará sendo mais do que um festa farta, o mais doce e sorridente encontro de qualquer época, de qualquer ano e de todos os anos. Que bom que ainda podemos fazer com que seja Natal e amor o ano inteiro. (Eli Halfoun)

Mulheres que transformam se reúnem no Brasil

O avanço das mulheres em todos os setores e no mundo tem merecido atenção especial da jornalista Ana Paula Padrão que está partindo para a criação de seu segundo evento feminino. Agora Ana Paula reunirá no Brasil as “Mulheres que transformam”. Será mais um importante encontro de debates, esclarecimentos e da capacidade feminina. Para o “Mulheres que transformam Ana Paulo tem confirmada entre outras, as participações de Pal Devi (Índia), Tory Porter (EUA), Izabel Teixeira (ministra do Meio-Ambiente) e Graça Foster do Brasil. Precisa mais? (Eli Halfoun)

"Avenida Brasil" usou 1300 caminhões de entulho para criar o lixão

Não se pode negar que a Globo realiza um perfeito trabalho de produção na criação de suas cidades cenográficas e até nos mais simples cenários. O capricho nas novelas da emissora também é uma das garantias de sucesso, como foi em “Avenida Brasil” ao criar o bairro Divino como se realmente existisse. O capricho esteve presente também no lixão que mesmo sendo limpo (o que parecia quase impossível) utilizou 1.300 caminhões cheios de entulho, o que não deve ter sido muito difícil: a cidade tem entulho jogado por todos os lados. (Eli Halfoun)

Água especial para beber também terá a marca de Lady Gaga

Não é só cantando que Lady Gaga garante seu cada vez maior faturamento: depois de ter lançado cosméticos e perfumes com seu nome a cantora decidiu lançar também sua marca especial de água para beber. Ela garante que é uma água especial, mas não diz muito qual é a diferença. Só garante que o rótulo da garrafa será surpreendente. Só isso: afinal, água é água e não tem gosto de nada. (Eli Halfoun)

Anquier cria receitas exclusivas de panetone para esse Natal

Programas de culinária enchem a dispensa de ofertas na televisão, mas quase todos se limitam a ensinar a alquimia da mistura de temperos. Olivier Anquier tem fugido com inteligência e habilidade do lugar comum: ele também ensina a preparar pratos saborosos e diferentes, mas também leva o público para uma viagem gastronômica por tido o país e pelo mundo, o que não o limita a ser apenas um cozinheiro-apresentador, mas sim e também o repórter dos temperos. Agora Anquier tem um novo desafio: criar para a Pullman receitas exclusivas de panetone que só serão vendidos nos mercados Pão de Açucar nos quais Anquier já comercializa pães e doces. Não pode perder a oportunidade de contar enfim a verdadeira história da criação do panetone. Segundo a lenda gastronômica o pão doce recheado de frutas secas surgiu na Itália onde um padeiro chamado Tony resolveu utilizar as frutas secas que tinha na padaria para rechear o pão. A população gostou e toda vez que procurava a padaria dizia que ia comprar o pão do Toni, ou seja, o pane Toni. As mais conhecidas receitas do mundo sempre nasceram por obra do acaso e da coragem de misturar produtos. (Eli Halfoun)

Maioria da população tem cartão de crédito na hora de consumir. Inclusive o que não precisa

Não é por falta de cartão de crédito, de débito, de lojas ou de qualquer outro tipo que o brasileiro deixará de consumir e na maioria das vezes o que nem precisa e nem pode pagar. Recente levantamento comprovou que 75% da população brasileira têm algum tipo de cartão. O número atual representa um grande crescimento em relação ao passado não muito distante quando apenas 68% da população tinham cartão de crédito. As facilidades oferecidas pelos cartões ajudam a aumentar o consumo, mas também criam problemas: como são poucos os consumidores que sabem utilizar o cartão a maioria acaba se encalacrada em dívidas quer lhe tiram a pele com ainda absurdas taxas de juros praticadas pela maioria de bancos e lojas. Cartão é bom, mas só para quem sabe usar. (Eli Halfoun)

domingo, 21 de outubro de 2012

Mestres em comunicação e teledramaturgia acham que "Avenida Brasil" foi um avanço nas novelas

A partir da estréia de “Salve Jorge” a discussão será em torno da nova novela de Glória Perez que também é craque no gênero. De qualquer mereceu maneira a recém concluída “Avenida Brasil” um verdadeiro festival de teorias de vários mestres em comunicação. Há um exagerado entusiasmo, mas mesmo assim vale ler algumas teorias que recolhi de reportagem publicada no tablet do jornal O Globo. “Avenida Brasil” foi uma boa novela, mas é apenas mais uma importante novela entre as muitas que fazem o gênero produzido no Brasil ser o melhor do mundo. Leia o que dizem alguns especialistas: “A telenovela, no Brasil, mais do que entretenimento, a narrativa da nação. O João Emanuel captou o espírito quer vivemos hoje. E isso vai além da classe C. O país passa por um momento de orgulho e otimismo. O fato de ele focar no subúrbio tem tudo a ver com isso. O Tufão é um cara rico que podia ter saído dali, mas preferiu preservar a identidade, o orgulho. Os brasileiros vivem uma fase orgulhosa. (Maria Immacolata Lopes, coordenadora do Centro de Estudos de Telenovela da USP) “É uma novela sobre mobilidade social, e que dramatiza essa mobilidade entre grupos sociais diferentes, com gosto estético distinto, com comportamento social próprio, de forma inteligente fazendo uma crônica do presente (Ivana Borges, diretora da Escola de Comunicação da UFRJ) “O núcleo do subúrbio sempre existiu, mas em outras novelas ele era mais caricato. Em “Avenida Brasil” á uma humanização decorrente da consistência dos personagens (Letícia Hees, professora de Comunicação em Televisão da PUC-Rio) “O folhetim acertou em cheio ao focar no subúrbio carioca com uma visão positiva do cotidiano. A isso tudo podemos somar uma trama perfeitamente bem urdida, que flertou com outros gêneros como o cinema e o seriado (Mauro Alencar, Doutor em Teledramaturgia Brasileira e Latino-Americana pela USP) “A repetição é um recurso utilizado na teledramaturgia porque a novela compete com outros apelos do cotidiano. O João Emanuel não usa isso. Se o espectador perde um capítulo, sente que ficou para trás. A trama avança e avança muito rapidamente.(Letícia Hees) “Estou com 49 anos e minha geração tem como hábito assistir a novelas, diferente dos jovens de hoje. Com “Avenida Brasil” eles acompanharam e repercutiram a novela na web. A linguagem dos capítulos é diferente, as cenas são rápidas e recortadas. Mas eles não ligam porque a leitura que fazem não é linear (Maria Ataíde Malcher, doutora em Teledramaturgia pela USP) “A novela tem uma mocinha sofredora, mas uma heroína dúbia, vingativa que foge do padrão (Nilson Xavier, autor do “Almanaque da Telenovela Brasileira” “Muitos autores fazem sucesso apenas reciclando materiais literários, mas essa história transcendeu o folhetim. Está num limite tênue com a literatura. Um exemplo é a estrutura de romance policial usada pelo autor. Que manifestamente usou a escritora Agatha Christhie como referência. Há o início de uma forma literária que nunca havia visto em novela alguma (Muniz Sodré, professor de Comunicação) (Eli Halfoun)

Marqueteiros identificam Haddad como candidato de Dilma

Analistas políticos que acompanham a eleição (2º turno) para a prefeitura de São Paulo chamam a atenção para um detalha: nas fotos que Haddad (lidera as pesquisas) utilizou ele aparece mais vezes ao lado da presidente Dilma Roussef do que do ex-presidente Lula, que foi o responsável por sua indicação. Os marqueteiros da campanha acham que é melhor identificar Haddad como “o candidato de Dilma” e não de Lula. Com a grande aprovação de seu governo Dilma pode realmente influenciar mais o eleitorado paulista que, aliás, rejeita cada vez mais o nome de José Serra. Para qualquer coisa. (Eli Halfoun)

Preço de imóveis brasileiros chama atenção do "Financial Times"

A escalada de preços do mercado imobiliário brasileiro é tão grande que mereceu até reportagem especial na edição eletrônica do "Financial Times” que considera uma situação “raramente vista no mundo”. No texto o jornal usa também um estudo do FMI como referência. O estudo registra que os imóveis brasileiros com o Rio em primeiro lugar, dobraram de preço de 2007 até agora, o que é considerado um aumento "nunca antes registrado nos estudos feitos pelo FMI”. De uma forma ou de outra a casa própria continua sendo um dos maiores problemas enfrentados pelos brasileiros. (Eli Halfoun)

Novos massageadores prometem cheirinho de novelas

Uma nova linha de produtos eletrônicos para massagens promete atrair a curiosidade das mulheres: são os produtos considerados beijáveis e inspirados nas novelas como, por exemplo, “Cheias de Charme” e “Gabriela”. Os produtos têm aromas e poderão ser encontrados como “Empreguetes com morango e champanhe” ou “Empreguetes Cheias de Charme”, além do “Gabriela Cravo e Canela” e "Gabriela Brisa do Nordeste”. Os fabricantes acreditam na boa aceitação dos novos produtos porque “darão ao público a oportunidade de usar atributos das beldades para seduzir seus parceiros”. Mesmo que a personagem não seja lá muito inspiradora. (Eli Halfoun)

Bastidores da TV inspiram mais um livro de quem conhece tudo

Os bastidores da televisão nos quais viveu e atuou durante a maior parte de sua careira são tema do livro que o bom e experiente jornalista Odilon Coutinho está escrevendo. Coutinho promete revelar muitas coisas, incluindo as experiências que teve com Chacrinha, Flávio Cavalcanti e Silvio Santos, entre outros. Ainda sem título escolhido o livro promete dar o que falar e com a experiência de Coutinho como repórter terá muito para ensinar a quem se inicia na “viciante” carreira jornalística. Aprender nunca é demais. Principalmente com quem sabe. (Eli Halfoun)

sábado, 20 de outubro de 2012

A importância da lição do perdão no final de "Avenida Brasil"

Ontem a discussão foi de como seria o tão esperado final de “Avenida Brasil”. Hoje o que se discute é o final que como sempre acontece no último capítulo de novelas, está merecendo decepcionadas críticas do telespectador que na verdade sempre espera ver o que ele imaginou e não o que o autor escreveu. Amanhã pouco se falará de “Avenida Brasil”, embora seja uma novela que sem dúvida entrará para a história. A movimentada trama (e esse foi um dos motivos do enorme sucesso) inovou porque era rápida e decisiva a cada capítulo, o que praticamente obrigou o telespectador a não perder um único capítulo pra não deixar escapar o fio da meada. O autor João Emanuel Carneiro inovou até no último capítulo, definindo de saída o mistério maior do assassinato de Max e do destino de Carminha, a vilã também histórica que foi sem dúvida a responsável maior pelo sucesso, graças a um impecável trabalho que coloca Adriana Esteves definitivamente entre as melhores atrizes do país que atuam em televisão. Quem procurar sem dúvida encontrará defeitos (pequenos defeitos) na novela e no capítulo final. Muitas teorias de comunicação têm sido desenvolvidas em torno da inovadora novela e como na própria ficção há muito exagero no que se diz e se quer ver além das ações dos capítulos. “Avenida Brasil” foi uma boa novela sim, o autor João Emanuel Carneiro passeou com seu texto por muitos caminhos da dramaturgia teatral, literária e cinematográfica, mas o grande público (aquele que garante a boa audiência) não viaja por esses caminhos. O telespectador se motiva apenas com as ações da tramava, com os chamados ganchos e na identificação com os personagens, inclui9ndo a torcida contra a vilã e a favor da mocinha. O resto é teoria e como essa o público se importa pouco, quase nada. Novela boa para o telespectador é a que o emociona a ponto de fazer do acompanhar a trama mais do que um prazer uma quase obrigação. Segundo as primeiras pesquisas a novela (que para boa parte da mídia parou o Brasil) conquistou média de 51.0 pontos (60 mil domicílios para cada ponto) de audiência no capítulo final e é o programa mais visto do ano. Além das novas lições que deixou de como conduzir uma novela moderna e sem muita enrrolação o último capítulo de “Avenida Brasil” deixa como exemplo maior a importância de saber entender e perdoar. (Eli Halfoun)

Tráfico de pessoas não é novidade para autoridades policiais

O tráfico de pessoas, principal tema da novela “Salve Jorge”, que estréia segunda-feira na Globo, é mais comum do que se pensa. Entre 2005 e 2011 a Secretaria Nacional de Justiça recolheu dados segundo os quais 475 brasileiros foram vítimas desse tipo de crime. Os dados revelam ainda que 135 foram submetidos a trabalho escravo. Dados do Escritório da ONU sobre Drogas e Crimes, apontam, por ordem, o Suriname, Holanda, Suíça e Espanha, como os principais países que integram a rota de passagem do tráfico de pessoas. Já a Polícia Federal tem relatório informando que 55% dos aliciadores, recrutadores e traficantes são mulheres, como, aliás, a novela mostrará. Ao expor o crime a novela poderá fazer com que as autoridades policiais fiquem mais atentas e que nossas jovens não caiam mais no papo furado de conversas, que prometem tudo o que jamais será cumprido. É igual a política e religião: cada um acredita em quer quer e no que quer. Mesmo correndo sérios riscos de ser enganado cada vez mais. (Eli Halfoun)

Dolores Duran foi comunista até um ano antes de sua morte

No livro sobre Dolores Duran que lançará mês que vem o jornalista e pesquisador Rodrigo Faour, que tem realizado excelentes trabalhos biográficos musicais, faz uma revelação que poucos conheciam: nos anos 50 Dolores (excelente cantora e compositora) militou no Partido Comunista que até ajudava com um percentual de seus shows. Depois de 1958, ano em que esteve na Rússia acompanhando uma missão de artistas, Dolores que morreu em deixou o PCB informando aos amigos que “acabo de desertar”. Segundo se conta a cantora-compositora teria ficado desiludida com o que viu na Rússia como, entre outras, muita gente faminta nas ruas e muitos operários trabalhando na construção de edifícios controlados pelas autoridades. Se fosse à Rússia hoje Dolores certamente não se decepcionaria com nada. (Eli Halfoun)

Débora e Ísis recusam convites da Playboy

Atenta aos desejos dos leitores a Playboy bem que tentou com insistência ter Débora Nascimento ou Isis Valverde, a Tessália e a Suelen de “Avenida Brasil” em suas páginas exibindo o que não chegaram a mostrar nem nas mais sensuais cenas da novela. As duas foram irredutíveis e recuaram todas as ofertas feias peja revista que, segundo se cometa, estaria disposta a pagar muito para despir as duas (ou pelo menos uma) atrizes, Tanto Débora quanto Isis alegaram que posar nuas não está em seus planos, o que não desanimou a revista. Afinal, todo dia tem gente mudando seus planos. (Eli Halfoun)

Ex-presidente francês vem ao Brasil sem a bela Carla Bruni

Mesmo sem mal estar conseguindo manter-se de pé a Rede TV faz planos e está procurando parceiros que lhe garantam com o pagamento de horários, mais faturamento. Agora a emissora quer tirar Raul Gil do SBT e para isso fez uma proposta tentadora oferecendo o horário dominical (das 13às 19 horas) para que ele comande o programa que sempre sonhou. Sabe-se que Raul ambiciona ou um programa dominical, mas não se sabe se a essa altura do jogo estaria disposto a trocar uma vez mais de emissora e muito menos o certo (SBT) pelo duvidoso (Rede TV). (Eli Halfoun)

Rede TV quer Raul Gil para as tardes de domingo

Mesmo sem mal estar conseguindo manter-se de pé a Rede TV faz planos e está procurando parceiros que lhe garantam com o pagamento de horários, mais faturamento. Agora a emissora quer tirar Raul Gil do SBT e para isso fez uma proposta tentadora oferecendo o horário dominical (das 13às 19 horas) para que ele comande o programa que sempre sonhou. Sabe-se que Raul ambiciona ou um programa dominical, mas não se sabe se a essa altura do jogo estaria disposto a trocar uma vez mais de emissora e muito menos o certo (SBT) pelo duvidoso (Rede TV). (Eli Halfoun)

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Ministro dos Esportes dribla presidente da CBF de todos os jeitos

Se existe uma pessoa no meio esportivo da qual o ministro dos Esportes Aldo Rebelo quer manter distância é José Maria Marin, o presidente da CBF. O ministro não abre brecha em sua agenda e Marin continua mexendo os pauzinhos para ser recebido no Ministério, onde se comenta que Aldo é intrangisente nessa questão por uma digamos determinação da presidente Dilma Roussef que considera Marin uma espécie de erva tão daninha quanto seu antecessor Ricardo Teixeira. Bota daninha nisso. (Eli Halfoun)

Adriane Galisteu perde mais um programa, mas ganha outro

Adriane Galisteu é uma boa apresentadora: tem presença der palco, raciocínio rápido e geralmente lógico, beleza e carisma. Esses são sem dúvida ingredientes para garantir o sucesso de qualquer apresentadora, mas não parecem suficientes para Adriane que não consegue emplacar nenhum programa. A bola da vez é o “Muito +” (está sendo substituído por desenhos do Popeye) que a Rede Bandeirantes já cortou da programação vespertina por absoluta falta de audiência. O fim do programa não significa a saída de Adriane da emissora: ela já foi convocada para comandar o novo reality show “Quem quer casar com Meu Fiho?”, com estréia prevista para breve e com prazo de validade pré-determinado. (Eli Halfoun)

Carreira musical de Hebe será relembrada em caixade CDs

O sucesso da apresentadora Hebe Camargo acabou apagando a carreira da cantora Hebe que mesmo assim deixou um grande rastro musical. É para recuperar a cantora que seu sobrinho e empresário planeja lançar breve uma caixa com CDs que reunião as melhores gravações musicais feitas por Hebe, que também era respeitada como cantora. O repertório dos CDs ainda não foi definido, mas sabe-se que estarão incluídos duetos com Xuxa, Maria Rita, Gilberto Gil e Chiãozinho e Xororó gravados em 2010 durante o show “Hebe Mulher e Amigos”. Hebe pode não ter sido a cantora dos sonhos dos críticos musicais, mas seu registro musical faz parte da história da Música Popular Brasileira. Principalmente pelo bom gosto na escolha de repertório. (Eli Halfoun)

Produtos "Avenida Brasil" também vendem bem na Globo Marcas

Além de ter se transformado no assunto mais comentado ultimamente a novela “Avenida Brasil” impulsionou a venda de produtos na loja virtual da Globo. Nos últimos dias aumentou a procura pela camisa do Divino Futebol Clube, idêntica a usada pelo personagem Jorginho. A camisa foi colocada à venda por R$ 59,90, mais do que o triplo do preço da falsificada, mas idêntica camisa vendida nos camelôs. Nem tudo foi um sucesso na Globo Marcas que amargou o encalhe do cinto fininho (dourado e chamado de colar de cintura) usado pela personagem Suelen e vendido por R$ 379,00 (folheado a ouro). Nos ambulantes o mesmo cinto apenas pintado de dourado custa R$ 10,00. Mesmo assim é caro para tamanho mau gosto. (Eli Halfoun)

Exemplar Joaquim Barbosa não é o primeiro negro do STF

Todas as vezes que a mídia fala do elogiado desempenho do ministro Joaquim Barbosa no julgamento do mensalão destaca que ele é o primeiro negro a ser ministro no STF. A Universidade Zumbi dos Palmares, de São Paulo, desmente a informação, mas confirma que Barbosa é o primeiro negro a assumir a presidência do Superior Tribunal Federal. A Alta Corte teve como primeiro ministro negro Pedro Lessa (1902 1921). A Universidade relembra que Epitácio Pessoa implicava com Lessa dizendo que ele “tinha temperamento forte, era alto e gabola” e que “adorava falar grosso e raspava a cabeça para esconder a carapinha”. Assim como Lessa Barbosa é um orgulho para todos os brasileiros, mesmo porque competência não tem cor ou raça. É só competência mesmo. (Eli Halfoun)

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

CRÔNICA ---- Religião é o amor

Enquanto o homem não estiver completamente aberto e consciente para aceitar as opções de todas as pessoas, individual e coletivamente, algumas discussões continuarão sem ter nada acrescentar simplesmente porque serão o que chamamos popularmente de jogar conversa fora. Discutir, por exemplo, sobre política, futebol, sexo ou religião é também como se diz popularmente “chover no molhado”. São assuntos dos quais a pessoa costuma ter opinião formada e não será em um acalorado bate-papo que se mudará de opinião. É no momento desse tipo de discussão que se faz importante aprender a respeitar o gosto, a opção e a individualidade. Não é porque você acha a cor tal feia que todo mundo também tem de achar. A opção de acreditar (ou gostar) das coisas de forma individual é que nos ensina e acrescente respeito em ralação também às escolhas individuais. Um dos temas mais ingratos quando a discussão se impõe é a religião. Cada um “bota fé” no que acha mais conveniente e no que melhor atender seus anseios, suas buscas e principalmente sua fé. São muitas as opções religiosas, mas para cada um a mais importante é aquela na qual acredita e se dedica. Tudo bem: tem de ser assim mesmo para que haja diversidade e livre escolha. Respeitar as opções individuais é respeitar sua própria opção e permitir que todos possam seguir inclusive religiosamente o caminho que consideram melhor e mais bonito. Qualquer que seja a religião de fé ela terá a mesma importância e o ensinamento maior. A religião mais importante no fundo são todas desde que saibamos dividir fazer o bem a todas as pessoas, inclusive as que não seguem necessariamente a religião que você escolheu e pratica. Se você teve a opção de escolha permita que outras pessoas também tenham a possibilidade de optar por uma religião, um time de futebol, uma escolha afetiva ou sexual para que assim todas as escolhas sejam sempre uma única: a escolha do amor, do fazer o bem. De estar e ser presente na vida permitindo que a vida de cada um siga em frente com a escolha (sempre opcional e nunca imposta) que o fizer mais feliz. A religião da felicidade e do amor coletivo é a única que pode melhorar a vida e o mundo. O amor é a religião de Deus e, portanto, a religião de todos. A bíblia mais importante da vida. Escrita com páginas de solidariedade, carinho e respeito por tudo e por todos. Escrita com amor que é o que todas as vidas precisam e todas as religiões ensinam com amor. E amor não tem discussão. É amor e pronto. (Eli Halfoun)

Olho vivo na eleição de governador e deputados na eleição de 2014

A recente eleição de prefeitos e vereadores deixou evidente que o eleitor está mais consciente do valor de seu voto e não o está dando para qualquer um, muito menos para os oportunistas que tentaram voltar ao jogo político. O baixo número de votos conquistados por celebridades que já se consideravam eleitas e poderiam repetir o fenômeno Tiririca foi significativo para revelar que para fazer política séria não basta ser famoso. Como as celebridades sempre se acham mais importantes e famosas do que realmente são certamente muitos artistas e jogadores de futebol tentarão em 2014 vagas concorrendo como deputados. Nesse caso é bom, fundamental até, o eleitor ficar atento para mostrar novamente que política não é um palco artístico, embora nossos vereadores, deputados e senadores sejam uns “artistas”. (Eli Halfoun)

SBT pode reapresentar melhores momentos do programa de Hebe

Pode parecer coisa do outro mundo, mas Hebe pode voltar a ser atração na programação do SBT. Cláudio Pessuti, o sobrinho e empresário, tenta vender para a emissora a realização de um programa semanal reunindo os melhores momentos dos vinte anos em que a apresentadora esteve na emissora. O sobrinho-empresário também propõe a alternativa da emissora exibir em flashes diários trechos dos programas de Hebe. Não sei se Hebe concordaria com a idéia e realmente não me parece que o público não gostaria de ver Hebe no passado justamente porque ela continua viva na memória dos telespectadores. Além do mais a “hora da saudade” pode ficar parecendo apenas exploração de defunto. (Eli Halfoun)

Aguinaldo Silva vê uma novela pronta na história de José Dirceu

“A história de José Dirceu é uma novela pronta” - –quem diz é o experiente novelista e escritor Aguinaldo Silva; ele também que acha que o resultado do julgamento do mensalão até enriquece a trama. Portanto, não será surpresa se uma das próximas novelas de Aguinaldo for baseada em Dirceu, mas com personagens supostamente fictícios até porque para usar os verdadeiros é preciso pagar direitos autorais, além de provavelmente enfrentar muitos processos. Aguinaldo não fala em escrever a “novela Dirceu”: no momento dedica-se ao trabalho em Portugal onde além de escrever dirige o restaurante “Brasileiríssimo”, do qual é o dono. . Aguinaldo é um apaixonado pela culinária brasileira. Antes de ser o respeitado escritor que é hoje comeu muito feijão com arroz e farinha. (Eli Halfoun)

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

CRÔNICA -------- Um ato de amor

A busca do conhecimento geral e às vezes principalmente o espiritual é a luz mais intensa que nos ilumina a vida. Todas as vidas. É a curiosidade de aprender o que nos torna ativos, atentos, prontos para ir em frente aprendendo com a vida, vivendo e ensinando a viver. Desde a infância buscar o conhecimento é a nossa procura maior. Só conhecendo, aprendendo e ensinando conseguimos nos encontrar pessoalmente e o que é mais importante, encontrar tudo e todas as pessoas. Conhecer é enriquecer a vida. Viver mais. A busca do conhecimento não se limita ao necessário aprendizado escolar. É fundamental também que o conhecimento seja a experiência maior que nos mostra os vários caminhos, incluindo os atalhos, do aprender a ser simplesmente vivendo as importantes lições que a vida nos proporciona. É isso que normalmente chamamos de experiência - aquela experiência que se acumula com a idade e o tempo e que sem dúvida é o traço mais inteiro e perfeito do que fomos, somos e seremos. Os professores escolares (aqueles que nos enriquecem a sabedoria desde a infância) costumam ser o mais exato exemplo de como é importante saber para ensinar. O conhecimento dos professores não teria o menor sentido se eles, verdadeiros mestres, não nos soubessem ensinar desde o bê-á-bá até tudo o eu carregaremos vida afora, profissional e pessoalmente. O bê-á-bá é o começo de tudo. Somos aprendizes e professores: só sabendo utilizar com frequência o “combustível” da curiosidade é que teremos como ensinar e aprender mais. Seguir aprendendo para também distribuir conhecimentos. Faça diariamente essa lição de casa: pare, pense e descubra o quanto você aprendeu e principalmente o quanto precisa e ainda tem para ensinar. A vida é um livro sempre aberto que pode e deve ter as páginas ainda em branco preenchidas por cada um de nós dividindo o saber e o ser com todas as pessoas. De saída é preciso conscientizar-se de que todo conhecimento é inútil se não for compartilhado. Portanto, seja um professor da e de vida: distribua seus conhecimentos entre todos. Ensinar e em consquência também aprender cada vez mais é acima de tudo um ato de amor. (Eli Halfoun)

Banco brasileiro é o melhor da América Latina

Nossos bancos também estão ficando importantes internacionalmente: a revista “AmericaEconomia” acaba de eleger pela primeira vez o Bradesco como o melhor banco da América Latina. No levantamento feito pela revista o Bradesco conquistou 69,2 da pontuação de 100% e desbancou o Itau, seu maior concorrente, que está agora na quinta colocação. Se não vai muito bem no Brasil, onde é campeão de reclamações no Procon, o Santander capricha no exterior: é o segundo melhor da América Latina, com sua atuação no México. O terceiro lugar é do BBVA do Peru. . Na lista final dos 25 melhores o Brasil emplacou o Santander e o Banco Comercial e Industrial. A lista foi feita pela revista a partir dos 100 maiores bancos do continente, excluindo os estatais. Agora os bancos bem que podiam melhorar o atendimento aos correntistas, que são a garantia boa colocação nesse ranking. (Eli Halfoun)

Musicais da Broadway tem filiais de qualidade no Brasil

O Brasil está facilitando as coisas: mesmo que viajar nunca seja demais não é preciso ir até a Broadway para assistir no palco os maiores musicais do mundo. Estamos montando quase todos (com qualidade) em nossos palcos. Agora é a vez de “Shrek, o musical”. A produção reunirá 30 atores e terá efeitos especiais, além de um dragão de mais de cinco metros de altura. O elenco tem confirmadas as participações de Diego Luri, que interpretará o papel principal, ou seja, o Shrek e de Rodrigo Sant’Anna (criador do personagem Valéria no Zorra Total) como intérprete do burro. Na base do devagar e sempre Rodrigo começa a mostrar que pode fazer personagens bastante diferentes dos que criou e cria para a televisão. (Eli Halfoun)

Restaurante famoso cria alternativa com carnes grelhadas

A frequência de restaurantes de luxo diminuiu bastante, mas ainda não a ponto de fechar os mais tradicionais e caros do Rio. O badalado Antiquarius que costuma ser ponto de encontro de políticos e celebridades no Leblon, Rio, está partindo para a abertura de sua primeira digamos filial e pretende diversificar o cardápio: o novo Antiquarius será especializado em carnes grelhadas e não em culinária portuguesa com a matriz. O Antiquarius e o Antiquarius Grill serão os únicos que poderão usar o nome depois que o Antiquarius de São Paulo perdeu judicialmente o direito de também usar o nome famoso. Até porque só o nome não adianta nada. (Eli Halfoun)

Sanduíches também aderem ao novo mundo da informática

Criativo em qualquer situação ou ocasião o brasileiro não perde a oportunidade de estar sempre na onda, inclusive e principalmente nos negócios. O jornalista Ancelmo Góis conta que no subúrbio carioca de Vicente de Carvalho, está funcionando funciona uma espécie de digamos lanchonete virtual. É a Faceburguer que, é claro, dá aos sanduíches nomes com expressões comuns no Facebook como, por exemplo, o hamburguer cutuca, o x-butguer compartilha e o egg- bacon cutuca.Só falta servir salgadinhos em formato de mouse.(Eli Halfoun)

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Público assiste último capítulo de novela mesmo sabendo o final

Em recente participação no “Domingão do Faustão” para discutir, como estão fazendo quase todos os brasileiros, o provável final da novela “Avenida Brasil” a atriz Deborah Secco pediu que a imprensa não publique (se descobrir, é claro) o final da novela porque o público gosta de saber do final no somente no dia da exibição do ultimo capítulo. Não é bem assim: o telespectador é muito curioso e não agüenta esperar até o final para saber o final e por isso mesmo consome todo o noticiário sobre o assunto que ocupa espaço em todos os jornais e revistas do país, além de outras novas e velhas mídias. A mídia só publica os prováveis finais e até o verdadeiro de uma novela simplesmente porque é o leitor-telespectador que pede isso. O público tem muitos motivos para querer conhecer tudo antes o fim: o primeiro é que gosta de contar vantagem dizendo que sabe o que quase ninguém sabe; o segundo é acompanhar o capítulo final para ter a certeza de que a mídia publicou a notícia corretamente. Além do mais o final antecipado na mídia nunca prejudicou a audiência do último capítulo e nem lhe diminuiu a curiosidade que, aliás, aumenta com o joguinho de esconde-esconde feito por autor e emissora. Mesmo sabendo o que acontecerá o telespectador acompanha a exibição do último capítulo com interesse e às vezes interesse dobrado para confirmar com orgulho que já sabia de tudo. Se conhecer o final de novela ou filme influenciasse negativamente o interesse do público certamente “Romeu e Julieta” e “A Vida de Cristo”, que tem finais mais do que conhecidos não continuariam fazendo sucesso no cinema em suas várias versões sempre com o mesmo e conhecidíssimo final. O público é muito mais curioso e teimoso do que se pensa. (Eli Halfoun)

Sequestro e mais uma morte até o final de "Avenida Brasil"

O público pode esperar muitas emoções até a exibição do último (dia19 com reprise no dia 20) capítulo (terá 70minutos de duração) de “Avenida Brasil”. Entre as muitas emoções reservadas para os últimos capítulos estão o sequestro de Tufão pelos capangas de Santiago, que se mostrará como o maior vilão da novela. Era de Se esperar: um ator da qualidade de Juca de Oliveira não seria requisitado (e nem ele aceitaria) parta fazer uma figuração de luxo se o personagem não tivesse extrema importância para explicar o desenvolvimento da trama e as maldades de Carminha, de quem Santiago é pai. Outra revelação será a de quer Santiago é o pó verdadeiro assassino de sua mulher (a mãe de Carminha), crime pelo qual Lucinda foi presa. Santiago também será o responsável prela morte por envenenamento de Nilo. Assim o autor mostrará que Carminha teve a quem puxar. Diante disso as apostas são de que o assassino de Ma são Santiago ou Carminha. Pode apostar as suas fichas. (Eli Halfoun)

Dirceu apressa lançamento de livro sobre sua vida

Mesmo abalado com a condenação o ex-ministro José Dirceu continua trabalhando em seu livro biográfico. Agora mais do que nunca acelera o projeto de lançar se possível ainda esse ano o livro sobre sua vida. O livro está sendo escrito por Fernando Moraes, com quem Dirceu se encontra com regularidade para ditar suas memórias, que não são poucas e importantes até excluindo o episódio do mensalão que certamente será contado com a visão do biografado, ou seja, negando qualquer participação na farta distribuição de dinheiro público em um dos maiores escândalos do país. (Eli Halfoun)

Saúde afasta Betting do Jornal da Band. Temporariamente

Ao contrário do que se especula não é ou foi qualquer desentendimento profissional o motivo do afastamento de Joelmir Betting da bancada do Jornal da Band. Betting apenas pediu uma licença para dedicar-se aos cuidados da saúde e assim que estiver liberado pelos médicos voltará a fazer seus corretos comentários econômicos no telejornalismo da Band. Joelmir Betting é um dos mais respeitados jornalistas econômicos do país, especialmente por ter sido o responsável em acabar com o “economês” que muitas vezes nem os economistas entendiam. Betting popularizou a linguagem sobre o assunto e fez com que todos passassem a entender (ou prelo menos tentar) a complicada economia do país. A economia complicada, mas agora dá para tentar entender o que acontece. (Eli Halfoun)

Ronaldo perde peso mas emgorda a conta bancária

Mesmo afastado dos campos de futebol (agora atua nos bastidores) o ex-jogador Ronaldo Fenômeno Nazário continua merecendo o carinho e a atenção dos torcedores e até de quem não gosta de futebol. A presença de Ronaldo no quadro “Medida Certa” fez aumentar a audiência do Fantástico, que andava mesmo precisando recuperar seu público dominical. É por isso que segundo a “Folha de São Paulo” o ex-jogador e hoje empresário estaria recendo cachê de R$ 6 milhões para perder no mínimo 15quilos, o que certamente conseguirá. A participação de Ronaldo no esquema de emagrecimento saudável é mais importante do que garantir audiência: seu esforço e força de vontade incentivarão muitos gordos a também lutarem contra a balança, o que se faz mais do que necessário no momento em que pesquisas revelam que o Brasil têm cada vez mais obesos. Obesidade como se sabe não é sinônimo de saúde. É doença física e emocional. (Eli Halfoun)

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Autor de "Avenida Brasil" quer um altar para Adriana Esteves em sua casa

O Brasil odeia a personagem Carminha, mas ao mesmo tempo está apaixonado pelo trabalho de Adriana Esteves - paixão também compartilhada e declarada publicamente pelo autor João Emanuel Carneiro. Em entrevista a O Globo, ele não esconde seu entusiasmo e diz que erguerá um altar para Adriana Esteves em sua casa. Diz aí João: “Adriana Esteves foi a alma dessa novela, é um animal da atuação. As caras que ela faz... É muito carismática e humanizou essa vilã. E nem era a minha primeira opção para o papel. Mas, depois, fui eu quem a escolheu. Graças a Deus”. João Emanuel promete um final surpreendente para Carminha que pode resultar em mais um encontro entre Adriana Esteves e Deborah Falabella para quem o autor também não economiza elogios: “Não vejo outra atriz fazendo uma Nina tão perfeita” O trabalho de Adriana Esteves tomou conta de todos os elogios e acabou fazendo esquecer outras presenças importantes e fundamentais em “Avenida Brasil” como, por exemplo, os diretores Amora Mautner e José Luiz Villamarin que conduziram a trama deixando atores à vontade e por isso mesmo com cenas que acrescentaram muito ao texto do autor e a representação quase real dos atores. (Eli Halfoun)

"The New York Times" vê esperança no sistema judiciário brasileiro

“O julgamento do mensalão dá esperança ao sistema judiciário brasileiro - a afirmação está na manchete do “The New York Times” em reportagem sobre o mensalão. A reportagem cita a condenação de José Dirceu como exemplo. Que outros bons exemplos sejam implantados no país. (Eli Halfoun)

Empresários acham que a corrupção é válida

A teoria é válida: sem não existissem corruptores não existiriam os corruptos. Parece que ser um corruptor bem sucedido é motivo de orgulho para muitos empresários em todo o mundo. Pelo menos é o que fica claro em recente levantamento divulgado pela Ernst & Young realizado com 1,75 mil empresários no mundo. Cinqüenta brasileiros foram ouvidos e a conclusão do estudo é a de que 39% dos empresários vêem a corrupção como algo comum no país onde trabalham. Outro dado surpreendente: 15% acham justo pagar propina para ganhar novos contratos. Ou seja: ser corrupto é, segundo os empresários, um bom, negócio. O estudo revela ainda que para cada dólar gasto em suborno por uma empresa para garantir contrato com um órgão público, o retorno é em média de onze dólares de valorização. Assim fica mais difícil concretizar o sonho de acabar com corruptos e principalmente corruptores. São uma das maiores pragas da humanidade. (Eli Halfoun)

Caixa 2 é crime mas movimenta um bilhão de reais

Especialistas em campanhas eleitorais estimam (sem citar nomes e partidos) que a recente mobilização em busca de votos movimentará, incluindo o segundo turno, perto de um bilhão de reais, ou seja, dinheiro inexplicável e desviado da campanha. É bom lembrar que “caixa dois é crime”, como afirma a ministra Carmen Lucia, primeira mulher a ocupar a presidência do Tribunal Superior Eleitoral. (Eli Halfoun)

Record faz de "A Vida de Cristo" seu projeto mais ambicioso

A Rede Record está mesmo decidida a ser a emissora dos seriados religiosos e depois de “Os Dez Mandamentos” (em fase de produção) partirá para seu projeto mais ambicioso: levar para a televisão “A Vida de Cristo”, contada várias vezes e de várias formas (todas com sucesso) no cinema. O projeto ainda não saiu do papel, mas a previsão de estréia é para 2014. O seriado utilizará, como fará também e em “Os Dez Mandamentos” muitos efeitos especiais e não terminará obrigatoriamente com a crucificação. Os roteiristas estão orientados a desenvolver o seriado mostrando Jesus menino e adolescente e depois os primeiros tempos de pregações. Que, aliás, é o que a Record costuma fazer todas as madrugadas. (Eli Halfoun)

40 anos só mudaram o glúteo de Ivete Sangalo. Para melhor

Chegar aos 40 anos completados recentemente não criou nenhum problema físico e muito menos psicológico para Ivete Sangalo. Quando lhe perguntam sobre os mitos que cercam as mulheres com a chegada dos 40 anos Ivete responde: “O que mudou? O glúteo e acho que mudou para melhor. A gente acha que nunca vai fazer 40 anos, que só a mãe da gente é que faz. Tenho saúde de leão. Os 40 é um número: representa o que a gente vive”. Por isso mesmo Ivete faz planos de ter mais filhos e de investir em sua carreira como atriz. Ficou empolgada com a Maria Machadão de “Gabriela”. Ninguém segura a baiana. (Eli Halfoun)

Jornal da Tarde pode deixar de circular já em novembro

O Brasil não tem historicamente tradição de jornais vespertinos e por isso nenhum resiste no mercado de notícias que é cada vez mais matutino. Foi assim com a edição vespertina da Ultima Hora (fechava pela manhã para circular a partir das 13 horas, “A Notícia”, que ainda tentou sobreviver com um conceito diferente do utilizado em “O D\a”, o carro chefe da empresa, mas também acabou sucumbindo. Agora o Jornal (do grupo “O Estado de São Paulo) está indo pelo mesmo caminho: embora seja considerado o jornal que revolucionou (em texto e graficamente) o jornalismo brasileiro nos anos 60 o JT, que passava por uma total reformulação, também deixará de circular provavelmente já a partir de novembro. Não aguentou as novas mídias que incluem jornais gratuitos distribuídos em bairros e meios de transporte. O JT deixará saudades e, o que é pior, muita gente desempregada. (Eli Halfoun)

domingo, 14 de outubro de 2012

Perdemos o melhor diretor de programas ao vivo: Wilton Franco

Um encontro casual no centro do Rio foi o último que tive há anos com Wilton Franco.Magro e elegante (fazia questão de estar sempre de calça social, camisa bem passada e blazer) Wilton,que já estava afastado da televisão fazia um bom tempo, me falou de novas idéias e de seu plano de voltar as dirigir programas. Wilton falava de televisão com uma paixão entusiasmada quer foi a marca registrada de sua carreira como diretor. Nos muitos anos em que acompanhei de perto o trabalho de Wilton Franco criando e dirigindo programas me veio a certeza de que ele era (foi) o melhor diretor de programas de televisão ao vivo: tinha criativas e rápidas soluções para tudo e o tempo exato de manter cada quadro no ar sem perder o interesse ou ficar repetitivo.Wilton Franco soube adquirir com seu trabalho a sensibilidade de enxergar com perfeição os profissionais que podiam fazer carreira e que renderiam tudo o que ele esperava nos programas que dirigia. Foi assim com Renato Aragão e a turma dos Trapalhões e com a equipe de Aqui Agora que lançou muitos apresentadores entre os quais Sergio Mallandro, que já tinha feito uma participação no Programa Flávio Cavalcanti, e com Wagner Montes, que pelas mãos de Wilton saiu do rádio para a televisão. Quando um programa ao vivo capengava em audiência surgia Wilton Franco para dar a dose certa de entretenimento e verdade ao programa. Wilton Franco morreu longe de sua maior paixão, longe da televisão, mas mesmo assim duvido que em seus últimos anos de vida e mesmo distante das mesas de corte e dos estúdios e das câmeras continuou dirigindo os programas que apenas via de longe.Todos os programas ao vivo, especialmente os de auditório, tem a marca registrada do timing com que Wilton Franco marcou seu tempo e passagem pela televisão. (Eli Halfoun)

Sucesso de "Avenida Brasil" deixa o mundo com inveja

Enquanto muitos brasileiros torcem o nariz para as nossas novelas (como, aliás, também resistem em reconhecer que temos muitas coisas boas) a mídia estrangeira se rende ao sucesso de “Avenida Brasil”, a novela de João Emanuel Carneiro que virou assunto obrigatório. Nos Estados Unidos o “The Wall Street Journal” dedicou um bom espaço para falar do sucesso da novela. O jornal destaca que em recente capítulo “Avenida Brasil” deu 48 pontos com picos de 52.2 de audiência, o que é de fazer inveja aos mais populares programas da televisão mundial entre os quais “American Idol” (Estados Unidos), “Wetten, das” (Alemanha), “Dowton Abbey” (Inglaterra) e “The Voice” (França e China). São os programas de maior sucesso nesses países, mas não chegam nem perto da audiência conquistada pelas novelas brasileiras, especialmente da fantástica aceitação de “Avenida Brasil” que pelo visto pode correr o mundo. Como muitos outros produtos artísticos ou não brasileiros. É o Brasil mostrando que sabe fazer e faz. (Eli Halfoun)

Marcos "Leleco" Caruso casou virgem e sem conhecer a camisinha

“Casei virgem e passei 20 anos transando sem camisinha. Fui conhecer prostituta aos 42 anos, quando me separei, para verse sabia botar camisinha”. “Eu não bebo cerveja, não luto boxe, não uso camiseta regata, tenho vergonha do meu corpo, sou muito magro” “Não tenho nada a ver com o subúrbio carioca, não gosto de queijo coalho e nem de coração de frango. Experimentei e não gostei”. Esse é o Marcos Caruso que como se vê é o oposto do personagem Leleco que interpreta em “Avenida Brasil” . Caruso fez as declarações para a revista Playboy e acha que o personagem levantou a auto-estima dos veteranos, por contas da Tessália. Leleco é um dos personagens mais populares de “Avenida Brasil”, segundo recente pesquisa feita pela Globo, o que prova que Caruso está fazendo m trabalho irretocável. (Eli Halfoun)

Prepare-se para o carnaval sambando em uma esteira musical

Fazer necessários e fundamentais exercícios físicos não é tão sacrificado quanto se pensa. Pelo contrário: pode ser muito divertido e botando o corpo para dançar. A nova onda em academias do Rio e de São Paulo é o Walking Dance, aula praticada em uma esteira que promete melhorar o condicionamento físico até para enfrentar a maratona carnavalesca que vem por aí. A esteira musical também ajuda a perder muitas calorias. É dançando que se emagrece saudavelmente. (Eli Halfoun)

Diretoria paulista trabalha por baixo do panos para tirar CBF do Rio

Tradicional e historicamente a CBF sempre teve sua sede funcionando no Rio, mas os paulistas que agora comandam (supostamente) a Confederação estão empenhados em transferir a sede para São Paulo em surdina começaram a esvazia a sede no Rio. Nos bastidores todos comentam abertamente que já foram tomadas duas medidas: concentrar a Copa das Confederações em Goiás e boa parte da Copa do Mundo em Curitiba, o que poderia deixar de lado até o histórico Maracanã. O jornalista paulista Giba Um é quem melhor define a atual situação na CBF: “José Maria Marin, o presidente, não manda, o vice Marco Polo del Nero dá palpites que valem R$130 mil mensais de salário e o dono da bola é Andrés Sanches, que manda, desmanda, dá entrevistas e faz o que quer”. Enquanto isso a seleção brasileira amarga erga um vergonhoso 14º lugar no ranking das melhores seleções de futebol do mundo. Do jeito que vai não demora muito seremos o lanterninha. (Eli Halfoun)

Moises chega para abrir a passagem da audiência na Record

Um investimento milionário é o que a Rede Record está prometendo fazer em sua próxima produção religiosa. Para transformar Os Dez Mandamentos em seriado de qualidade a emissora não pretende economizar em nada e utilizará e até efeitos especiais que serão criados nos Estados Unidos. É a primeira vez que Moises chega à televisão: foi filme de sucesso em 1956 e com direção de Cecil B. De Mille consagrou o ator Charlton Heston que interpretou Moises e fez o mar abrir par que os judeus chegassem à terra prometida. Agora quem promete é a Record, se bem que em televisão (como na política) promessa nunca é dívida. (Eli Halfoun)

sábado, 13 de outubro de 2012

Livro mostra a "Maneira de Ser" de Marina Lima

“Maneira de Ser”, nome da primeira música composta pela cantora e compositora Marina Lima é também o título de seu novo livro. O livro é uma coletânea de artigos, entrevistas, partituras, letras de músicas e fotos. Tem também um CD com duas músicas. Quem quiser relembrar da canção “Maneira de Ser” pode conferir a primeira gravação está no do LP “Simples como Fogo”, que Marina gravou em 1979. Ainda não li, mas acredito que o livro tenha muitas revelações e verdades: Marina não é de esconder o jogo e suas entrevistas sempre foram muito mais do que uma coleção de frases feitas ou uma maneira de divulgar seus discos. Marina é uma das cantoras que me deu mais prazer de entrevistar: justamente porque em uma época em que as cantoras ainda faziam questão de esconder o jogo ela assumiu com coragem e franqueza sua opção sexual. Sorte das mulheres. (Eli Halfoun)

Nudez de Nívea Stelman na Playboy só depende de dinheiro

Ainda não houve acordo entre a revista “Playboy” e a atriz Nívea Stelman para que ela finalmente pose (nua evidentemente) para uma das próximas edições. O que está pegando é o valor do cachê: a atriz pediu um milhão e meio de reais, quantia que a revista não considera nada real. Assim como é irreal o noticiário segundo o qual Nívea teria pedido um cachê de dez milhões de reais. Ela garante que nunca se falou em tantos milhões. Se tivessem falado nessa absurda quantia ela já teria posado faz muito tempo. Por essa quantia Nívea diz que “saio pelada pelas ruas”. Ela e muitas outras atrizes bonitinhas. (Eli Halfoun)

Mulheres brasileiras conhecerão ao vivo o bambu contra a violência doméstica

Entre as muitas mulheres de todo o mundo que pretendem participar o “Seminário Mulheres que Transformam”, que será realizado no Hotel Sheraton do Rio está confirmada a participação da indiana Sampat Devi, fundadora do grupo Pink Gang que reúne mulheres indianas que combatem a violência doméstica usando como símbolo da luta um sári rosa. Para participar do seminário Sampat Devi incluiu em sua bagagem seu cajado de bambu. É como esse tipo de cajado que as indianas batem coletivamente nos covardes maridos que praticam violência contra as mulheres. A violência que gera violência é justificada porque a polícia das regiões mais pobres da Índia é “machista e corrupta”. Outra luta do movimento feminino indiano é para dar um basta ao casamento entre crianças, o quer ainda é comum na Índia. Bambu neles. (Eli Halfoun)

Grupo português de comunicação perde assessoria de José Dirceu

O grupo português On Going não atravessa boa fase nos investimentos de comunicação que fez (prometia fazer mais) no Brasil: o jornal de negócios lançado faz algum tempo não emplacou e está trabalhando no vermelho, que aumenta a possibilidade de sair de circulação. O grupo também não conseguiu fazer sociedade com a Rede TV e diante dos prejuízos começa a rever seu projeto no Brasil, agora se a participação de José Dirceu que era o principal assessor do On Going na intermediação de negócios. (Eli Halfoun)

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Lula apela para a estética em busca de um novo charme visual

O ex-presidente Lula não foge de nenhuma luta. Agora resolveu enfrentar o desafio da imagem: aos 67 anos e depois de ter perdido dois dos símbolos de sua imagem (a rouquidão e a baba cerrada) Lula começa a achar que não recuperará o vozeirão e nem a barba de sempre, o que não significa que, embora ainda sofra consequências , deixará de falar em público: antes de qualquer pronunciamento e mesmo de conversas em casa com amigos Lula faz exercícios de foniatria, o que lhe dá mais segurança vocal. Os cabelos e a barba ele tem resolvido com um método bem feminino: está usando nos cabelos e no bigode uma tintura acaju claro, meio castanho que mistura os cabelos grisalhos. Dona Marisa incentiva a parte estética e quer que o marido também se submeta a um tratamento dermatológico para eliminar manchas de senilidade, especialmente as que surgem nos cantos da testa. Se bobear acaba ficando um garotão. (Eli Halfoun)

Novas "bíblias" de Ronaldo são livros sobre dietas

“A Dieta do Dr. Atkins” e “A Dieta de South Beach” são as novas “bíblias que Ronaldo Fenômeno Nazário deixa em sua mesinha de cabeceira para ler todas as noites. A escolha dos dois livros tem um motivo especial: em nenhum dos dois é proibida a ingestão de carne vermelha, a preferida de Ronaldo e que o preparador físico Márcio Atalla, que faz o acompanhamento de Ronaldo, eliminou da nova e balanceada dieta do ex-jogador. Agora o Fenômeno que ter argumentos para tentar convencer Atalla a ser menos rígido em relação ao consumo de carne vermelha. Ta certo sim: a chamada carne branca o pode até ser melhor para a saúde, mas é bem menos apetitosa do que a vermelha. Em todos os aspectos, incluindo as pessoas. (Eli Halfoun)

Abuso sexual infantil é tema do primeiro documentário de Xuxa

Agora que voltou a ser a rainha loura dos baixinhos (só pintou os cabelos de preto por conta de uma campanha publicitária) Xuxa desenvolve projeto para o cinema. Não de um filme infantil, mas sim de um documentário sobre o abuso sexual com crianças do qual ela também foi uma vítima, como relatou não faz muito tempo ao “Fantástico”. A idéia de Xuxa é tentar reunir pessoas já adultas que concordem em relatar os abusos sexuais sofridos na infância, mesmo que não tenham denunciado seus agressores. O documentário pretende também abordar os problemas psicológicos que crianças abusadas sexualmente carregam por toda a vida. Xuxa acredita que o cinema-denúncia pode vir a ser o melhor orientador para a importância dos cuidados que os pais precisam tomar com os filhos. Diante de tudo o que se lê diariamente nos jornais quanto mais se falar no assunto menos perigo as vítimas infantis estarão correndo. (Eli Halfoun)

Vera Fischer não quer saber de homens maduros

“Homem da minha idade é casado ou galinha. Então, prefiro ficar sozinha. Não quero, dá trabalho, atrapalha, a gente tem que dar muita explicação” - a declaração é de Vera Fisher e deixa claro que se ela seguir pensando assim continuará sozinha por longo tempo, embora ainda seja uma mulher muito bonita. Se não quer “homens problemas” Vera aceita o desafio de enfrentar o quase sempre cansativo e problemático trabalho na televisão: está no elenco de “Salve Jorge” para interpretar uma cafetina, vilã, ligada ao tráfico de mulheres. Com uma personagem assim tem tudo para mostrar que ainda está também em plena forma artística. (Eli Halfoun)

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Nanda Costa: uma nova Juliana Paes no destino da televisão

Não dá para dizer que o tempo de Juliana Paes passou: pelo contrário ela se impõe cada vez mais como uma atriz de talento e mesmo os poucos que a criticaram em “Gabriela” não podem deixar de reconhecer seu talento assim como não dá para não concordar com a opinião geral de que ela é uma das mais belas, brasileiras e sensuais (além de boa gente) atrizes do país. Se o tempo de Juliana Paz ainda não passou um novo tempo se apresenta para uma nova “Juliana”: podem apostar (sem medo de errar) no sucesso que a também bela Nanda Costa fará a partir da estréia de “Salve Jorge”, a nova novela de Glória Perez que substituirá “Avenida Brasil”. Nanda Costa será em tudo uma nova Juliana esse não tivesse potencial e beleza para assim ser a Globo certamente não apostaria suas fichas nela como protagonista de uma novela do mais importante horário (comercial e de audiência). Portanto, vamos nos preparar para receber com entusiasmo o talento e a beleza de Nanda Costa. (Eli Halfoun)

Estamos soltando a voz com talento e respeito. Canta Brasil

O rádio com seus programas de calouros foi responsável pela descoberta e lançamento de muitos cantores (Ângela Maria, Cauby Peixoto e Aguinaldo Timóteo, entre tantos outros). Programas radiofônicos de calouros (“A Hora do Pato”, de Jorge Cury ou o Congo do Ary Barroso, na Nacional) abriram portas para novos artistas e para nos mostrar que somos realmente um país que gosta, sabe e precisa cantar. Foi também no rádio que a televisão buscou o esquema de programas de calouros, assim como tantos outros programas. No início os quadros de calouros se prestavam apenas para fazer desfilar em uma televisão sem muitas atrações um punhado de personagens que só tinha mesmo vocação para o ridículo. Hoje e felizmente os programas de calouros aprenderam a respeitar o artista que se submete as críticas de todo o tipo de jurados apenas para conseguir a oportunidade de mostrar ao público que sabe fazer bem aquilo a que se propõe, ou seja, cantar e cantar afinado e bem, ao contrário do que acontece com muitos profissionais de sucesso. Raul Gil, por exemplo, tem feito desfilar em seu programa artistas da melhor qualidade. Agora é o “The Voice” (porque não o chamaram de “A Voz”?) que tem mostrado aos domingos na Globo um verdadeiro festival de talentosas vozes brasileiras. A impressão que fica é a de que todos os brasileiros sem exceção são musicalmente perfeitos e assim como sabem sobreviver a tudo sabem soltar a voz cantando com uma qualidade de fazer inveja ao mundo. Somos sem dúvida um país de artistas. Pena que não haja espaço para que todos façam o sucesso que merecem. (Eli Halfoun)

Calcinhas da moda são sugestivas até com frases de efeito

“Obrigada. Volte sempre”, “Enjoy”, ”Entre sem bater”, “Olá! Prazer em revê-lo”, “Que bom que você veio” - essas e muitas outras frases poderiam estar em pára-choques de caminhões, mas agora desfilam em outras estradas e curvas: são frases que enfeitam (insinuam?) as lingeries da moda e estão estampadas na frente e atrás de calcinhas criadas por jovens estilistas. Chato é que pras lê-las primeiro é preciso convencer suas usuárias a abrirem o sinal vermelho. (Eli Halfoun)

Jackie e Grace Kelly voltam a encantar o mundo no cinema

Finalmente duas mulheres que encantaram o mundo terão suas biografias contadas no cinema e interpretadas por duas atrizes que também encantam o mundo: Natalie Portman será Jaqueline Kennedy no filme que se chamará apenas Jackie. Nicole Kidman terá a responsabilidade de reviver na tela a beleza e o charme de Grace Kelly, a atriz que foi também a inesquecível princesa de Mônaco. Hollywood está em fase de preparativos das duas novas produções. É dinheiro em caixa. (Eli Halfoun)

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Paes promete não jogar fora as boas idéias dos concorrentes

Quando a propagando eleitoral ainda corria solta na televisão e nos enchia de promessas e também enchia a outra coisa postei aqui (lembra?) que não entendia o motivo dos bons projetos apresentados pelos candidatos que viessem a ser derrotados não fossem utilizados pelo prefeito eleito em benefício da população Parece que se não for só conversa jogada fora, o prefeito Eduardo Paes finalmente fará isso. Em entrevista ao jornal O Globo o vascaíno (bom gosto) Paes diz que pretende conversar com Aspásia Camargo (a candidata derrotada do PV) para tênar viabilizar as boas propostas que ela tem sobre sustentabilidade. Fará o mesmo com o também derrotado Otávio Leite (PSDB) em relação as propostas que facilitarão a vida dos deficientes físicos. Não dá para garantir que haverá entendimento entre o eleito e os derrotados, mas dá para garantir que Eduardo Paes iniciará seu novo mandato bem e felizmente não só de olho nas Olimpíadas e na Copa do Mundo. Se em todas as eleições tivesse sido assim certamente as cidades e municípios estariam bem melhores em todo o país. (Eli Halfoun)

Eleições melhoram a credibilidade dos institutos de pesquisa

Por mais que acertem e sejam importantes as pesquisas serão sempre desacreditadas simplesmente porque podem ser dirigidas e até manipuladas sem que se perceba. Mesmo com todo o descrédito os institutos de pesquisas foram vencedores na recente eleição. Todos os números divulgados antes da eleição e até na fatal boca de urna se confirmaram quando o resultado oficial foi anunciado pelo TSE. Não é a primeira vez que as pesquisas acertam em cheio na política o que sem dúvida melhora a credibilidade dos institutos em qualquer tipo de pesquisa. Tudo indica que os institutos não aceitam mais participar de jogadas complicadas e muito menos de manipular os números. Pelo menos nas eleições não dá mais para fazer isso: qualquer manipulação é categoricamente (e vergonhosamente) desmentida pelos imediatos resultados oficiais e aí sim os institutos ficariam completamente desmoralizados nos números e com a população. Nesse aspecto pesquisa é igual ao jogo do bicho: se perder a credibilidade o jogo acaba. (Eli Halfoun)

Quer um técnico para seu time? Procure o Tufão. De galho em galho

Até o próximo dia18 quando será exibido o ultimo capítulo de “Avenida Brasil” serão muitos os finais que surgirão na mídia e nos papos (hoje quase obrigatórios em qualquer reunião até de botequim) sobre o final de cada personagem da trama de João Emanuel Carneiro. Se valer o que se diz nos bastidores as duas únicas coisas certas para o último capítulo são: 1) Tufão ficará com Monalisa e será técnico de futebol, que tem sido na vida real o destino de muitos jogadores quando não viram comentaristas ou empresários esportivos; 2) Jorginho e Nina irão morar na Argentina (como se lá também não existissem lixões) que acreditam ser a única maneira de deixar o passado para trás. Para os outros personagens o final deverá ser mesmo o que todos supõe, mas ninguém se arrisca a apontar final reservado para Carminha. Há quem acredite que ela será internada em um sanatório para doentes mentais e há os que acham que ela voltará a viver no lixão, o que me parece pouco provável: uma vilã esperta como Carminha jamais se permitiria ficar novamente no lixo porque isso seria humilhar sua capacidade de fazer maldades e de dar a volta por cima. Ou por baixo como ela sempre fez com seu corpinho. (Eli Halfoun)

"Programa da Tarde" da Record está em todas as emissoras

Chacrinha costumava dizer com muita certeza que “na televisão nada se cria, tudo se copia”. Não era (como não é) uma frase só de efeito: significava e significa a experiente visão que o criativo Velho Guerreiro tinha da televisão. Não estava errado. Até hoje a digamos fórmula criativa é a mesma: se um esquema dá certo todos os canais passam a utilizá-lo e adaptá-lo como bem entendem. É o recente caso do “Programa da Tarde” na Record. É bom que a Record tenha enfim entendido que a audiência vespertina pode ser conquistada e que para isso precisa mais do que reprises de filmes ruins. Só que o “Programa da Tarde” tem sido até agora só uma colcha de retalhos de tudo o que se faz em programas do gênero e nos de auditório de uma maneira geral: a transformação da empregada doméstica de um artista é cópia descarada do “Um Dia de Princesa” que Netinho de Paula apresentou em seu programa na própria Record. O mesmo acontece com o quadro em que o programa homenageia um artista: o esquema é idêntico ao “Arquivo Confidencial” que o “Domingão do Faustão" também apresenta há anos. Que dizer de novo o programa só tem mesmo o nome e o horário. Pode até ser que funcione, mas o público das tardes merece sem dúvida muito mais. (Eli Halfoun)

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Vale tudo para inventar o final surpresa de "Avenida Brasil"

Até quem acompanha com redobrada atenção os capítulos diários da novela “Avenida Brasil” (ninguém passa completamente “batido”) e também gosta de ler tudo o que se noticia e prevê sobre o final da novela deve estar muito confuso diante de tudo o que se diz e escreve. A imaginação da imprensa e do público é tão (ou mais) farta quanto a do autor e à vezes cria situações que João Emanuel Carneiro (o autor) nem cogitou. Cada dia o noticiário revela uma digamos “novidade”. A mais recente diz que a surpresa maior do final da novela será a revelação de que Adauto (ótimo trabalho de Juliano Cazarré) é o verdadeiro mentor das últimas maldades executadas por Carminha. O autor não confirma essa hipótese (e nenhuma outra), mas essa versão está longe de existir. Embora tudo possa acontecer em novela fazer do limitado Adauto um inteligente criminoso seria um total absurdo que levaria o final de “Avenida Brasil” a um supremo ridículo. Não seria tão incomum assim: situações ridículas (e bota ridículas nisso) estão presentes diariamente na televisão e em todos os canais. (Eli Halfoun)

Venda da Rede TV para Boni e Eike Batista ainda é só especulação

As especulações sobre uma possível compra da Rede TV para uma sociedade formada por Boni, o responsável maior pelo padrão de qualidade da Globo e o empresário Eike Batista não são confirmadas por nenhum dos dois supostos interessados. Boni e Eike são muito amigos e essa seria a primeira vez que se associariam em um negócio. Boni não desmente o possível interesse, mas garante que ele e Eike nunca conversaram sobre o assunto. A verdade é que as dívidas trabalhista e fiscais da Rede TV, além de um passivo assustador para qualquer investidor tem tornado praticamente inviável o desejo de Amilcare Dalevo e Marcelo Carvalho, os atuais donos da emissora de ficarem livres desse “saco de gatos”. Antes que qualquer negociação possa realmente ser iniciada é necessário que o governo autorize já que canais de televisão são em primeiro lugar concessões públicas. A torcida dos profissionais de comunicação é a de que o interesse de Boni e Eike Batista se confirme e acabe com uma boa solução de compra e venda. Seria benéfico para a televisão brasileira de uma forma geral e mais especificamente para os funcionários da Rede TV que continuam com salários atrasados e cada vez mais sem condições de produzir programas. Agora, por exemplo, a emissora reduziu a verba (já era quase nenhuma) de produção de todos os programas, pagou parte (pouco) de um dos salários atrasados de funcionários com carteira assinada e deixou os que trabalham como autônomos sem dinheiro. Nem Boni e nem Eike Batista costumam entrar em canoas furadas e só concretizarão qualquer plano em relação a Rede TV quando estiverem absolutamente certos de que ainda é possível salvar a emissora. Salvar principalmente um punhado de profissionais que precisam trabalhar recebendo em dia. (Eli Halfoun)

Demora na liberação de genéricos aumenta preço dos remédios de marca

Se no início eram vistos como uma solução para os cuidados da saúde os medicamentos genéricos estão ficando praticamente invisíveis nas farmácias de todo o país. Não exatamente por culpa das farmácias, mas sim das autoridades responsáveis pelos medicamentos que tem demorado mais de um ano para permitir a fabricação e comercialização dos medicamentos genéricos. Com muitos genéricos praticamente fora do mercado a indústria farmacêutica impõe preços para medicamentos de marca que costumam sofrer baixa nos preços quando concorrem com os genéricos. O doente resultado é que a população está cada vez mais impedida de adquirir medicamentos a preços compatíveis com os salários brasileiros. É sempre assim: o pró-álcool também começou com muitas promessas e esperanças, mas hoje custa praticamente (quando se encontra) o mesmo preço da gasolina. Não custa lembrar que remédio é combustível para a saúde e que, portanto, não pode faltar. (Eli Halfoun)