terça-feira, 26 de abril de 2011

CRÔNICA ---- Amor eterno

Sempre que se fala em amor a inevitável analogia nos remete ao encontro entre duas pessoas, na maioria das vezes entre um homem e uma mulher. Esse não necessariamente um encontro amoroso. Amor é muito maior e só é verdadeiramente completo quando envolve mais do que uma única pessoa. Amor não é um sentimento egoísta e por isso mesmo deve ser vivido de forma coletiva. O amor é de todos. Para todos.
Nem a sensibilidade poética conseguiu encontrar palavras que definam o amor. A melhor maneira de definir amor é sentir amor. Amar nas (e com) várias formas de amor que a vida tem para nos dar.
Todos acreditam que a maior busca do homem é a científica e tecnológica. Não é não. O homem passa a vida buscando prioritariamente o amor. Só faz isso porque na maioria das vezes não enxerga dentro dele mesmo a qualidade e a quantidade de amor que tem para dar. Amor não é só físico e material. É fundamentalmente espiritual, fraternal, coletivo. Amor pela e para a humanidade. Sem preconceito. Sem limite.
O amor é tão incompreendido que chegamos ao absurdo de dizer que “fulano está sofrendo por amor”. Engano: amor não dói e, portanto, não faz sofrer. O que machuca é falta de amor O grande amor, o amor maior está sempre inteiro e sem dor em cada um de nós. Basta aprender a conviver com ele. Amor é sentimento e não mais do que isso. Só precisa ser amor. Sempre. Em tudo
A busca da definição de amor virou até figurinha para que cada um completasse a pergunta “amar é...” Cada um escreveu o que bem entendeu, mas seguramente ninguém encontrou a definição ideal. Amor não é para ser definido. É para sentir e distribuir. Integralmente.
Talvez seja essa doação que faz com que o amor fraternal seja o mais importante e completo. Amor fraternal não é necessariamente amor por um “irmão de sangue”. É para todos. Afinal, somos ou não somos todos irmãos?
Amar é.... Escreva aí... é olhar para o próximo como olhamos para nós mesmos, é ser solidário, correto e aprender definitivamente que o amor não está na carne, no pedaço de músculo que é o coração. O amor está em todo o corpo e de corpo inteiro. Porque o amor é acima de tudo a alma. Amor é vida. Se você vive, você ama. Mesmo que ainda não entenda o amor nas várias por formas de amor que a vida tem para nos dar. (Eli Halfoun)

Nenhum comentário:

Postar um comentário