quarta-feira, 9 de abril de 2014

Jeitinho brasileiro se prepara para doações de campanha

Somos mesmo o país do jeitinho: agora os especialistas em doações para campanhas eleitorais garantem que como a proibição de doações de pessoas jurídicas só valerá a partir de 2016 o momento é de encontrar formas e fórmulas para burlar a nova legislação, o que significa que o tão famoso jeitinho brasileiro se fará mais presente do que nunca. Há quem até acredite que o exercício de enganar a lei será testado já nessa eleição para aprimorar o chamado caixa 2. Segundo levantamento recente na campanha de 2010 quando a presidente Dilma foi eleita, os maiores doadores como pessoas jurídicas foram Camargo Correa com R$ 103,2 milhões, JBS com R$ 65,2 milhões e Andrade Gutierrez com R$ 61,8 milhões. Com base na participação de todas as empreiteiras analistas acreditam que em 2010 a movimentação do caixa 2 ultrapassou R$ 1 bilhão. Nada que as empreiteiras não recuperam com algumas obras do governo e com a ajuda do BNDES. (Eli Halfoun)

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