sexta-feira, 27 de julho de 2012
Bombardeio da Record contra o Ibope não mudará a realidade das pesquisas
Consultadas e encomendas por todos os segmentos do país as pesquisas são sempre desacreditadas pela maioria da população (e até por quem as encomenda) que as acompanha com atenção, mas não costuma acreditar muito nos números. Pesquisas podem ser manipuladas, mas nunca modificam a verdade dos números divulgados: os institutos de pesquisa não criam os resultados. Apenas constatam. Na televisão, que vive dia e noite praticamente em função de pesquisas, os números sempre preocupações, reclamações e desconfiança. Basta uma emissora ou um programa perder audiência pra que surjam acusações de manipulações e, portanto, de mentiras. Está acontecendo agora com a Record que decidiu comprar briga com o Ibope (ainda é o instituto mais consultado pelas emissoras) desde que as pesquisas mostraram uma queda de audiência na emissora e a perda da vice-liderança. A Record não questiona a sólida liderança da Globo, mas questiona a colocação das outras emissoras (especialmente do SBT que assumiu a vice-liderança de audiência). Não é a primeira vez que o Ibope é bombardeado por acusações (ainda não provadas) e também não é a primeira vez que pesquisas ficam desacreditadas. A impressão é de que a Record procura minimizar o fracasso jogando a culpa em quem não tem nada a ver com isso, no caso o Ibope. Pesquisas não são as donas da verdade, mas não são porta vozes de todas as mentiras. Podem errar, mas por mais que quisessem e tentassem não poderiam mudar a realidade dos números. Pesquisas podem enganar-se e enganar por algum tempo, mas não enganam todo o tempo. Portanto, em vez de reclamar é melhor reagir. (Eli Halfoun)
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